• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo Desktop gaming até 1300€

Boas Malta
Procuro a vossa ajuda porque sou um autêntico zero no assunto. A minha ideia era comprar as peças e montar. Queria algo esteticamente bonito. O que aconselham?
Abraço a todos e agradeço desde já.

Segue o questionário.
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
1300€, daqui a 2/3 semanas. Posso dar mais um bocado caso justifique mesmo.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Desktop completo

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

Gaming


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
Não faço ideia

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Algo com 11 anos

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?
Nao

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
>n sei

b. Processador (Intel ou AMD)
>n sei

c. Motherboard (chipset, formato)
>n sei

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
>n sei

e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
>n sei

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
>pode ser apenas ssd, tenho um hdd que penso q posso aproveitar do antigo

f. Drives (Nenhuma, DVD, BluRay)
>nenhuma

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
>n sei

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Monitor, mas para isso tenho um orçamento de 200/230€ fora dos 1300€

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless, Bluetooth)?


10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?


11) Contexto, comentários adicionais.
 
Malta fiz esta build, fica um bocadinho acima do budget mas parece me bem, que me dizem? Tudo é compatível?

Fonte: Seasonic G12 GC Series 650W 80 Plus Gold

Gráfica: EVGA GeForce RTX 2060 KO Ultra Gaming 6GB GDDR6

CPU:AMD Ryzen 5 5600X 6-Core 3.7GHz c/ Turbo 4.6GHz 35MB SktAM4

Cooler CPU: Arctic Freezer 34 eSports DUO Vermelho

Motherboard: Micro-ATX Asus TUF Gaming B550M-E

Memória RAM: G.SKILL Trident Z RGB 16GB (2x8GB) DDR4-3600MHz CL18 Preta​

SSD: M.2 2280 Kingston A2000 1TB 3D TLC NVMe​

Caixa: ATX Corsair iCUE 220T RGB Airflow Vidro Temperado Branca

valor: 1430 euros
 
Acho caro

Contraproposta:

build1.png


Só falta mesmo o cooler, mas para já dá para o desenrasque usar o stock

Total com montagem incluida:

1453,63 €
 
Não é pre build e não posso discutir o nome da loja por causa das regras do forum. A caixa tem bom airflow, mas podes escolher a que quiseres deles.
 
Onde viste a 3060 ti a esse preço?
É uma pré-build? Pergunto isto pois essa caixa vê-se bastante nas builds e parece feia que doi :D
Já sabem que pedir nomes de lojas não é permitido.

Essa caixa é recomendada porque é uma caixa relativamente barata com um bom airflow.
Em relação à estética é discutível, mas pessoalmente até nem acho que seja das piores.

Só falta mesmo o cooler, mas para já dá para o desenrasque usar o stock
Sim o Stock desenrasca.

Mas caso queiras algo melhor, podes ir para um Arctic Freezer 34 eSports, que é melhor que o stock cooler e dá bem conta do recado, não precisas da versão DUO, ainda para mais se não vais fazer OC.
Encontram-se a 25-30 €.
 
Já sabem que pedir nomes de lojas não é permitido.

Essa caixa é recomendada porque é uma caixa relativamente barata com um bom airflow.
Em relação à estética é discutível, mas pessoalmente até nem acho que seja das piores.


Sim o Stock desenrasca.

Mas caso queiras algo melhor, podes ir para um Arctic Freezer 34 eSports, que é melhor que o stock cooler e dá bem conta do recado, não precisas da versão DUO, ainda para mais se não vais fazer OC.
Encontram-se a 25-30 €.
Eu no meu caso que tenho o mesmo budget, preferia uma caixa mais pequena que a ATX mas não pesco mesmo nada disto.
O que acham de GML-GR73SJ1 e GML-CR55QI1?
 
Para caixas mais pequenas vê as microATX, mas com bons airflows são difíceis de encontrar.
Se fores comprar os componentes vê estas:
- Thermaltake Core V21
- Fractal meshify c mini
- KOLINK CITADEL MESH
- Aerocool Aero One
- Phanteks Eclipse P200A

Em relação às pre-builds que referes, a escolher alguma seria a GML-CR55QI1.
É algo semelhante à configuração sugerida pelo @nullus.

A outra configuração apesar de me parecer razoável e com monitor, tem um problema grave que é a fonte.
É uma fonte com problemas graves conhecidos ... não é uma bomba, mas é um incêndio à espera de acontecer.
Speedrun Gigabyte Power Supply Explosion: Biggest Failure Yet (GP-P750GM)
 
Última edição:
Infelizmente ainda não consegui comprar o computador, surgiu um imprevisto...
Irei comprar no fim da semana que vem, sem ser a pre-build GML-GR55QM1, o que me aconselham?
 
Depende. O 12400 é bastante equivalente ao 5600x, no caso do 12400 é bem mais barato mas tem boards mais caras e o inverso no 5600x, não há grande diferença entre um e outro. Se fores para o 12600K e 12700K então sim estamos a falar de processadores melhores.
 
Última edição:
Fonte a mais não é problema e pela diferença de preço da de 650w do mesmo modelo para a de 850w, mais vale ires para a de 850w. Eles tinham as Bitfenix em promo mas pelos vistos já não há.
 
@nullus as Bitfenix continuam em promoção.

@Joao.ferreira47 para o sistema indicado até 550W chegam perfeitamente e por esse valor já compras uma fonte de melhor qualidade e fulll modular.
Arranjas a Whisper M 650W 80+ Gold a 77 €, pode é não ser na mesma loja.
 
Fonte a mais não é problema e pela diferença de preço da de 650w do mesmo modelo para a de 850w, mais vale ires para a de 850w. Eles tinham as Bitfenix em promo mas pelos vistos já não há.
@nullus as Bitfenix continuam em promoção.

@Joao.ferreira47 para o sistema indicado até 550W chegam perfeitamente e por esse valor já compras uma fonte de melhor qualidade e fulll modular.
Arranjas a Whisper M 650W 80+ Gold a 77 €, pode é não ser na mesma loja.


Obrigado aos dois! As peças desta última build que coloquei são todas compatíveis certo?
 
Sim é tudo compatível mas deixo algumas considerações:

Vais para um cooler AIO por motivos estéticos?
  • Se não, o 5600X é um CPU é relativamente fresco e com um bom Air Cooler de 35-40 € ficas muito bem servido e poupas bastante dinheiro. Também tens algumas boas opções com RGB.
  • Se sim, em alternativa a esse Corsair tens por exemplo os Arctic Liquid Freezer II 240 All-In-One com e sem RGB, que são mais baratos e têm óptima relação qualidade preço. Sem RGB são mais baratos.

A RAM arranjas mais barata e com RGB:
  • Crucial Ballistix RGB DDR4 3200 PC4-25600 16GB 2x8GB CL16 ~88 €
  • Se puderes e a diferença de preço não for muito grande vai para DDR4 3600Mhz Cl16
  • Sem RGB arranjas ainda mais barata.

Fonte, não iria para a que tens na imagem, a rondar esse preço tens opções de melhor qualidade, full modular e com potência mais adequada:
  • Seasonic Focus-GX 650 650W 80 Plus Gold Modular - 83 € - penso que na mesma loja, melhor em todos os aspectos e com potência que chega e sobra mesmo a pensar em futuros upgrades
  • A Bitfenix que te indiquei antes está aquele preço noutra loja nacional, se não te importares de comprar em diferentes lojas
  • potência a mais nem sempre é melhor, se a fonte estiver sempre a operar fora da zona de 40 a 60 % de potência máxima é sempre menos eficiente.
 
Última edição:
Sim é tudo compatível mas deixo algumas considerações:

Vais para um cooler AIO por motivos estéticos?
  • Se não, o 5600X é um CPU é relativamente fresco e com um bom Air Cooler de 35-40 € ficas muito bem servido e poupas bastante dinheiro. Também tens algumas boas opções com RGB.
  • Se sim, em alternativa a esse Corsair tens por exemplo os Arctic Liquid Freezer II 240 All-In-One com e sem RGB, que são mais baratos e têm óptima relação qualidade preço. Sem RGB são mais baratos.

A RAM arranjas mais barata e com RGB:
  • Crucial Ballistix RGB DDR4 3200 PC4-25600 16GB 2x8GB CL16 ~88 €
  • Se puderes e a diferença de preço não for muito grande vai para DDR4 3600Mhz Cl16
  • Sem RGB arranjas ainda mais barata.

Fonte, não iria para a que tens na imagem, a rondar esse preço tens opções de melhor qualidade, full modular e com potência mais adequada:
  • Seasonic Focus-GX 650 650W 80 Plus Gold Modular - 83 € - penso que na mesma loja, melhor em todos os aspectos e com potência que chega e sobra mesmo a pensar em futuros upgrades
  • A Bitfenix que te indiquei antes está aquele preço noutra loja nacional, se não te importares de comprar em diferentes lojas
  • potência a mais nem sempre é melhor, se a fonte estiver sempre a operar fora da zona de 40 a 60 % de potência máxima é sempre menos eficiente.
Muito obrigado!
Sim fui por motivos estéticos, a mulher é que manda neste campo, mas vou ver esse que recomendaste.
 
Back
Topo