• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Desktop Gaming (Light video/photo editing)

Lod

Power Member
Boas, tenho usado um portátil para estas tarefas mensionadas no título, mas depois de arranjar um monitor novo de 21:9, o portátil já não aguenta muito (para além de ser velhinho). Uso o computador para:

- Gaming (Apex Legends, BFV, COD:MW)
- Editar vídeos amadores (Adobe Premiere)
- Editar fotografias amadoras (Lightroom)
- Programacão (nada de muito pesado, PHP, JS, Go)

Tinha algumas ideias em mente, uma delas era a possibilidade de ter um dual boot, com uma particão mais pequena, 15%-20% do storage total com Linux para programar. Para além desse requisito era importante permitir os 144hz (ou 120, não tenho a certeza) que o meu monitor permite. Visto que anda a brincar com "casa inteligente" e google home mini, pensei que seria porreiro também ter uma BIOS que permitisse Wake-on-LAN (não estou seguro de que isto esteja bem escrito, não percebo muito de hardware).

Monitor actual: https://www.worten.pt/informatica-e...rvo-acer-predator-z35p-35-4-ms-100-hz-6616021
Portátitl actual: https://www.lenovo.com/us/en/laptops/legion-laptops/legion-y-series/Legion-Y520/p/88GMY500808

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

1500€ - 2100€

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Torre completa

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (Indica a resolução e o tipo de jogos que vais jogar)
b) Edição video / imagem
c) Navegação web / Filmes
e) Programacão


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
-

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Mais informacão a cima...

6) Vais fazer Overclock?
Não sei fazer isso :$ (Não)

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> Silencio

b. Processador (Intel ou AMD)
> Intel

c. Motherboard (chipset, formato)
> -

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
> 16Gb

e. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
> Nvidia

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> 1TB SSD

f. Drives (Nenhuma,DVD, BluRay)
> -

g. Fonte (Modular, Semi-Modular, Não-Modular, silenciosa)
> -

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas)?
-

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Display Port

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Dual boot windows + linux

11) Contexto, comentários adicionais.
Mais informacão a cima...

A quem perder o seu tempo para me ajudar, desde já agradeco.
 
Dois ou três conselhos pessoais. Se eu estivesse na tua situação trocava uns componentes e poupava uns trocos e melhorava a build.

- Troca o CPU por um ryzen 3800x e uma board X570 da msi tipo uma gaming plus.

- Trocava a ram por uma 3200mhz cl16 mínimo, de marca de qualidade reconhecida.

- Colocava uma 2070 super ou no limite uma 2080 dependendo do valor da última. Imho o valor que pagas pela 2080 super não justifica o ganho no desempenho.
 
Tenho isto planeado:
- Corsair Carbide 275R Midi Tower
- ASUS GeForce RTX 2080 SUPER DUAL EVO V2
- Intel Core i7-9700K
- CM Masterliquid ML240 (240mm Radiator, 2x120mm RGB Fan 650-2000 RPM, RGB pump)
- HyperX Fury DDR4 2666MHz 16GB
- Kingston A2000 1TB NVMe M.2 SSD
- ASUS ROG Strix Z390-F GAMING, S-1151
- Corsair TX650M, 650W PSU

Não faças isto! altamente desaconselhável :( vai ver uns videos ao youtube de desempenho entre AMD e Intel, entretanto alguem vai chutar aí uma config como deve ser.

Esse monitor dá para devolver? tão caro e ter 4ms ?:S em jogos de FPS é mau
 
Dois ou três conselhos pessoais. Se eu estivesse na tua situação trocava uns componentes e poupava uns trocos e melhorava a build.

- Troca o CPU por um ryzen 3800x e uma board X570 da msi tipo uma gaming plus.

- Trocava a ram por uma 3200mhz cl16 mínimo, de marca de qualidade reconhecida.

- Colocava uma 2070 super ou no limite uma 2080 dependendo do valor da última. Imho o valor que pagas pela 2080 super não justifica o ganho no desempenho.

Obrigado, vou estar atento. Aconselhas amd em vez de intel?

Em relação à motherboard, seria a ASUS ROG Strix B450-F uma boa alternative à X570? Onde vivo é aproximadamente menos 200euros

Esse monitor dá para devolver? tão caro e ter 4ms ?:S em jogos de FPS é mau

Comprei em segunda mão, difícil devolver. Mas para o meu "gaming" serve, não sou muito competitivo. Obrigado pela dica
 
Última edição:
Obrigado, vou estar atento. Aconselhas amd em vez de intel?

Em relação à motherboard, seria a ASUS ROG Strix B450-F uma boa alternative à X570? Onde vivo é aproximadamente menos 200euros



Comprei em segunda mão, difícil devolver. Mas para o meu "gaming" serve, não sou muito competitivo. Obrigado pela dica


A msi que te recomendei x570 custa 190€, se quiseres poupar ainda mais opta pela msi x570 A pro.

Julgo que as b450 dão energia suficiente para o 3800x, a escolheres uma board b450 opta sempre por msi por ter melhores dissipadores de calor.

Os ryzen são, neste momento muito melhor escolha no global e dão mais garantias de futuro. Eu andei em Intel durante vários anos e tenho neste momento um ryzen 3600 e plenamente satisfeito.

O 3800x é um processador com mais longevidade que o 9700k.
 
Obrigado, vou estar atento. Aconselhas amd em vez de intel?

Em relação à motherboard, seria a ASUS ROG Strix B450-F uma boa alternative à X570? Onde vivo é aproximadamente menos 200euros



Comprei em segunda mão, difícil devolver. Mas para o meu "gaming" serve, não sou muito competitivo. Obrigado pela dica

Não te querendo influenciar, mas com esse orçamento eu iria para um mobo x570 ram 3600 MHz Cl16 que é o sweet spot para os ryzen e emparelhava com no minimo um 3700x
 
A msi que te recomendei x570 custa 190€, se quiseres poupar ainda mais opta pela msi x570 A pro.

Julgo que as b450 dão energia suficiente para o 3800x, a escolheres uma board b450 opta sempre por msi por ter melhores dissipadores de calor.

Os ryzen são, neste momento muito melhor escolha no global e dão mais garantias de futuro. Eu andei em Intel durante vários anos e tenho neste momento um ryzen 3600 e plenamente satisfeito.

O 3800x é um processador com mais longevidade que o 9700k.

Basicamente estou a construir isto num site local (estou imigrado fora da UE) assim eles montam tudo e tenho 3 anos de garantia. Não me queria aventurar a montar tudo eu, porque pronto, ia acabar por estragar tudo haha

As gráficas que eles me dão para escolha, de acordo com o 3800x, a case, e a RTX 2070 são as seguintes:

hkkNgXW.png


Por algum motivo a build fica 200 euros mais cara se escolher a X570
 
Em relação à motherboard, seria a ASUS ROG Strix B450-F uma boa alternative à X570?

Essa B450 não é grande coisa. Vê a MSI B450 Tomahawk. Não precisas de uma X570.
Mete-lhe um 3700X ou 3800X, 2x8GB de DDR4 3200/3600MHz e uma 2070 Super.
E não te metas em AIOs. Mete um bom cooler a ar nisso, tipo um Noctua NH-U12S. ;)
O que sobra de €, guarda e daqui por um ano dás o salto para a nova geração de gráficas.
 
Sim, estão praticamente ao mesmo preço

Só mais uma coisa, comprar um computador e nao o montar é como ver um jardim sem flores ahaha, experiencia propria, no p1o pc deixei um amigo montar por medo, no 2o montei e é a melhor cena, e nao avarirei nada (acho eu) ahaha, apenas estudei muito e voila depois de algumas horas pc montado, dá te um gozo enorme. Mas percebo quem nao tenha coragem( afinal estamos a mexer com muito dinheiro)
 
Back
Topo