1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Desktop Gaming (Light video/photo editing)

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por Lod, 13 de Fevereiro de 2020. (Respostas: 14; Visualizações: 400)

1. Lod

Lod Power Member

Boas, tenho usado um portátil para estas tarefas mensionadas no título, mas depois de arranjar um monitor novo de 21:9, o portátil já não aguenta muito (para além de ser velhinho). Uso o computador para:

- Gaming (Apex Legends, BFV, COD:MW)
    - Editar vídeos amadores (Adobe Premiere)
    - Editar fotografias amadoras (Lightroom)
    - Programacão (nada de muito pesado, PHP, JS, Go)

Tinha algumas ideias em mente, uma delas era a possibilidade de ter um dual boot, com uma particão mais pequena, 15%-20% do storage total com Linux para programar. Para além desse requisito era importante permitir os 144hz (ou 120, não tenho a certeza) que o meu monitor permite. Visto que anda a brincar com "casa inteligente" e google home mini, pensei que seria porreiro também ter uma BIOS que permitisse Wake-on-LAN (não estou seguro de que isto esteja bem escrito, não percebo muito de hardware).

Monitor actual: https://www.worten.pt/informatica-e...rvo-acer-predator-z35p-35-4-ms-100-hz-6616021
    Portátitl actual: https://www.lenovo.com/us/en/laptops/legion-laptops/legion-y-series/Legion-Y520/p/88GMY500808

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

1500€ - 2100€

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
    Torre completa

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
    a) Gaming (Indica a resolução e o tipo de jogos que vais jogar)
    b) Edição video / imagem
    c) Navegação web / Filmes
    e) Programacão

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
    -

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
    Mais informacão a cima...

6) Vais fazer Overclock?
    Não sei fazer isso :$ (Não)

7) Características Gerais:
    Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).

a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
    > Silencio

b. Processador (Intel ou AMD)
    > Intel

c. Motherboard (chipset, formato)
    > -

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
    > 16Gb

e. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
    > Nvidia

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
    > 1TB SSD

f. Drives (Nenhuma,DVD, BluRay)
    > -

g. Fonte (Modular, Semi-Modular, Não-Modular, silenciosa)
    > -

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas)?
    -

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
    Display Port

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
    Dual boot windows + linux

11) Contexto, comentários adicionais.
    Mais informacão a cima...

A quem perder o seu tempo para me ajudar, desde já agradeco.

2. Lod

Lod Power Member

3. leocris

leocris Power Member

Dois ou três conselhos pessoais. Se eu estivesse na tua situação trocava uns componentes e poupava uns trocos e melhorava a build.

- Troca o CPU por um ryzen 3800x e uma board X570 da msi tipo uma gaming plus.

- Trocava a ram por uma 3200mhz cl16 mínimo, de marca de qualidade reconhecida.

- Colocava uma 2070 super ou no limite uma 2080 dependendo do valor da última. Imho o valor que pagas pela 2080 super não justifica o ganho no desempenho.

4. grab

grab Power Member

Não faças isto! altamente desaconselhável :( vai ver uns videos ao youtube de desempenho entre AMD e Intel, entretanto alguem vai chutar aí uma config como deve ser.

Esse monitor dá para devolver? tão caro e ter 4ms ?:S em jogos de FPS é mau

5. Lod

Lod Power Member

Obrigado, vou estar atento. Aconselhas amd em vez de intel?

Em relação à motherboard, seria a ASUS ROG Strix B450-F uma boa alternative à X570? Onde vivo é aproximadamente menos 200euros

Comprei em segunda mão, difícil devolver. Mas para o meu "gaming" serve, não sou muito competitivo. Obrigado pela dica

Última edição: 14 de Fevereiro de 2020
  6. Freixo_Espada_C

Freixo_Espada_C Power Member

Vou ficar atento ao teu tópico, estou a precisar de trocar de PC, pois o i7 920, está a começar a falhar.

A minha grande dúvida no momento, prende-se com o processador, 9700k ou 3700x. Muito indeciso...

7. leocris

leocris Power Member

A msi que te recomendei x570 custa 190€, se quiseres poupar ainda mais opta pela msi x570 A pro.

Julgo que as b450 dão energia suficiente para o 3800x, a escolheres uma board b450 opta sempre por msi por ter melhores dissipadores de calor.

Os ryzen são, neste momento muito melhor escolha no global e dão mais garantias de futuro. Eu andei em Intel durante vários anos e tenho neste momento um ryzen 3600 e plenamente satisfeito.

O 3800x é um processador com mais longevidade que o 9700k.

8. grab

grab Power Member

3700x sem espinhas, a duvida foi a mesma à uns meses, e nao podia ter escolhido melhor

9. grab

grab Power Member

Não te querendo influenciar, mas com esse orçamento eu iria para um mobo x570 ram 3600 MHz Cl16 que é o sweet spot para os ryzen e emparelhava com no minimo um 3700x

10. Lod

Lod Power Member

Basicamente estou a construir isto num site local (estou imigrado fora da UE) assim eles montam tudo e tenho 3 anos de garantia. Não me queria aventurar a montar tudo eu, porque pronto, ia acabar por estragar tudo haha

As gráficas que eles me dão para escolha, de acordo com o 3800x, a case, e a RTX 2070 são as seguintes:

Por algum motivo a build fica 200 euros mais cara se escolher a X570

11. Lod

Lod Power Member

12. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Essa B450 não é grande coisa. Vê a MSI B450 Tomahawk. Não precisas de uma X570.
    Mete-lhe um 3700X ou 3800X, 2x8GB de DDR4 3200/3600MHz e uma 2070 Super.
    E não te metas em AIOs. Mete um bom cooler a ar nisso, tipo um Noctua NH-U12S. ;)
    O que sobra de €, guarda e daqui por um ano dás o salto para a nova geração de gráficas.

13. fmlp

fmlp Power Member

Eu não compraria de todo um 3800x, vai para um 3700x que é praticamente igual e só o 3800x se estiverem praticamente ao mesmo preço.

14. Lod

Lod Power Member

Sim, estão praticamente ao mesmo preço

15. grab

grab Power Member

Só mais uma coisa, comprar um computador e nao o montar é como ver um jardim sem flores ahaha, experiencia propria, no p1o pc deixei um amigo montar por medo, no 2o montei e é a melhor cena, e nao avarirei nada (acho eu) ahaha, apenas estudei muito e voila depois de algumas horas pc montado, dá te um gozo enorme. Mas percebo quem nao tenha coragem( afinal estamos a mexer com muito dinheiro)