• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Desktop +/- Gaming

Como o título do tópico indica "+/-" para gaming dá para entender que o PC também vai ser usado para outros fins, se for com isso em mente o 12400 até faz sentido porque é ligeiramente mais rápido que o 5600x em produtividade.

Mas neste momento o melhor combo preço/performance meramente para gaming para mim é mesmo um B550 e um 5600 (o non x, mesma performance basicamente), dá para "brincar" para ganhar mais performance, tem performance out of the box melhor e num futuro se quiser fazer upgrade tem sempre o 3D que vai ser um cpu mais que adequado para gaming para anos e anos. Também acaba por ser uma plataforma mais eficiente.
Dito isto, nem todos os PC's sao meramente para gaming, a intel agora tem a vantagem em produtividade, os p cores a fazerem trabalho imagino.
 
Segundo a techpowerup o 12600 ainda é ligeiramente mais rápido https://www.techpowerup.com/review/intel-core-i5-12600/23.html

É claro que isto é sem o tuning de memória que é possivel no Ryzen e sem OC no core clock que também é possivel.
Geralmente para quem for apertar os timings manualmente o ryzen é a melhor opção, mas para quem for só ativar o xmp até 3600mhz que é o que o IMC da Intel permite em Gear1 a não ser num binning horrivel, é uma questão de qual fica mais barato. As boards Intel são mais caras por terem um melhor I/O, mas não acho que seja uma escolha binária, vai depender de caso para caso.
 
Pois, é por isso que digo que dá para "brincar" mais. Isso pode não ser de importância para muito gente mas a habilidade está lá.
Já em non k na intel sem board Z as coisas ficam bem mais limitadas.

Com o 5600 abaixo de 200€ parece-me uma recomendação fácil, também tendo em conta que as B550 são geralmente mais baratas que as B660 e muito capazes de fazer OC na memória/Cpu.
O upgrade path para um 3D também é sempre apetecível no futuro.
 
Back
Topo