• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Desktop para edição de foto e video

cssil2000

Power Member
Boas estou precisando comprar um novo PC para edição de fotos e vídeo, o meu portátil esta começando e engasgar e demorar muito a renderizar os vídeos e de momento pensei num desktop em vez de um portatil, tenho um monitor LG 4K de 27" e para já está bom e não pretendo trocar mas futuramente quero pegar um wide de 34" 4K tambem por isso preciso de um PC que aguente bem isso


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

O ideal é sempre gastar o mínimo mas pensei em ir até uns €1200

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Um PC completo mas somente desktop, já tenho monitor e teclado

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

b) Edição video / imagem / Trabalhos pesados (Potoshop, Lightroom, DaVince Resolve e Adobe Premier)
c) Office / Navegação web / Filmes



4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
acho que daqui uns 3 anos

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Atualmente uso um portatil Clevo N150RD
Intel i7 6700HQ
16 GB Ram
Gráfica GeForce GTX 960M
SSD 512gb + HDD 1,5 TB

6) Vais fazer Overclock?
A princípio não

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
>Não sei

b. Processador (Intel ou AMD)
> fiz alguma pesquisa e estou mais inclinado para o Raizen 7 3700X

c. Motherboard (chipset, formato)
>
Não sei
d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
>no mínimo 16gb para começar mas se puder colocar 32gb melhor

e. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
>não faço ideia

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
>um SSD de 512gb para sistema e programas e pelo menos mais um HDD de 1TB

f. Drives (Nenhuma,DVD, BluRay)
>não é necessário mas se tiver não tem problema

g. Fonte (Modular, Semi-Modular, Não-Modular, silenciosa)
>Não sei

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas)?
Não

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Não

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Sim, Windows 10

11) Contexto, comentários adicionais.

Espero que possam me ajudar, pretendo aproveitar a Black Friday para esta compra.

Obrigado a todos
 
Ryzen 5 3600 - 204€
MSI B450-A Pro Max - 89€
G.Skill 16GB Ripjaws V DDR4 3200MHz CL16 - 70€ (32gb - 139€)
SSD Western Digital 500gb Blue M.2 2280 - 56€
HDD Western Digital Blue 1TB - 38€
Sapphire Pulse Radeon RX 5700 XT - 440€
Cooler Master MasterBox MB511L Red Edition - 46€
Seasonic Core GC 650W 80PLUS Gold - 70€

Windows 10 arranjas online por 15€

Total - 1013€

Obrigado hefguerra , não seria mais future proof pegar logo um Raizen 7 3700X ?
 
Boas, dando uma ressussitada no tópico, visto que agora vou comprar o PC. Andei pesquisando e cheguei a essa configuração , no total fica tudo por €1289, comprado tudo na mesma loja (*****) para eles já fazerem a montagem. O que acham da configuração? tem alguma coisa que poderia substituir para economizar algum euro? O PC é basicamente para Edição de foto e vídeo, utilizando o Photoshop e DaVince Resolve.

AMD Ryzen 7 3700X Octa-Core 3.6GHz c/ Turbo 4.4GHz 36MB SktAM4 - €331
Memória RAM G.SKILL SNIPER X 32GB (2x16GB) DDR4-3200MHz CL16 Classic Camo - €169,60
Fonte de Alimentação Seasonic Core GC 650W 80PLUS Gold - €79,90
Motherboard ATX Asus TUF B450-PRO Gaming - €117,90
Placa Gráfica Asus TUF Gaming GeForce RTX 2060 6GB - €349,90
Caixa ATX Cooler Master MasterBox MB500 RGB com Janela Preta - €67,90
SSD M.2 2280 Gigabyte 1TB TLC NVMe - €139,90
Cooler CPU Cooler Master Hyper 212 Black Edition - €32,90
 
Para o que pretendes fica muito bem servido com esse processador, não fazendo sentido desceres para o 3600...

de resto também me parece perfeito.
 
Também estou a pensar montar um PC muito semelhante brevemente, que me parece excelente. Aproveito para duas perguntas rápidas:

1) ram 3600MHz faz diferença?

2) principalmente no Da Vinci Resolve, fará sentido apostar numa gráfica com 8Gb de vram em preços VS desempenho?

Obrigado
 
Penso que a ram de 3600 face à de 3200 poderá não ter ganhos muito significativos face ao investimento extra. Se o dinheiro não for problema, mais MHz será sempre melhor... Eu pessoalmente manteria-me na de 3200MHz (e assim o fiz agora, para acompanhar um 3950x).

Não consigo ajudar no caso da gráfica uma vez que não conheço o funcionamento do da vinci resolve...

Quanto à configuração, sendo para edição de vídeo, não ganharias mais em ter um disco rígido mais rápido?

Um Corsair Force Series MP510 960GB será mais rápido, e cerca de 155€, não é uma diferença muito grande. Podes sempre baixar na caixa e comprar uma Nox Hummer ZX (entre 45 e 50€) que também é uma caixa muito boa mesmo para o valor.

Assim a única coisa que eu acrescentaria seria um disco de 256, até mesmo ssd SATA para o sistema operativo e programas, e manteria o nvme apenas para trabalho então. Posteriormente podes sempre acrescentar um HDD para backup/storage.

Mas isto sou eu que acho que 1TB não chega para nada aos dias que correm.
 
Penso que a ram de 3600 face à de 3200 poderá não ter ganhos muito significativos face ao investimento extra. Se o dinheiro não for problema, mais MHz será sempre melhor... Eu pessoalmente manteria-me na de 3200MHz (e assim o fiz agora, para acompanhar um 3950x).

Não consigo ajudar no caso da gráfica uma vez que não conheço o funcionamento do da vinci resolve...

Quanto à configuração, sendo para edição de vídeo, não ganharias mais em ter um disco rígido mais rápido?

Um Corsair Force Series MP510 960GB será mais rápido, e cerca de 155€, não é uma diferença muito grande. Podes sempre baixar na caixa e comprar uma Nox Hummer ZX (entre 45 e 50€) que também é uma caixa muito boa mesmo para o valor.

Assim a única coisa que eu acrescentaria seria um disco de 256, até mesmo ssd SATA para o sistema operativo e programas, e manteria o nvme apenas para trabalho então. Posteriormente podes sempre acrescentar um HDD para backup/storage.

Mas isto sou eu que acho que 1TB não chega para nada aos dias que correm.


Já fiz algumas alterações no meu setup e resolvi investir um pouco mais e ficar com uma máquina que me aguente mais tempo e daqui alguns anos posso fazer algum upgrade que ache necessário.

Realmente depois vi a diferença de velocidade da Corsair que vc falou e acho perfeita para o que quero, foi a 1º substituição... ;)

Agora de inicio coloquei um disco só de 1 Tb pois pretendo colocar mais outro NVMe de 1 Tb só para trabalhar com os arquivos no DaVince e Photoshop e depois acrescentar um HDD de 7200 rpm de 4 Tb para quardar os arquivos finalizados. Tenho um Backup do Dropbox ilimitado então não tenho problema de espaço.

Depois de muitas pesquisas, vi que vai sair a linha nova de motherboards B550 para os AMD Ryzen e resolvi trocar a minha para X570 e já fico com uma board mais atual.

AMD Ryzen 7 3700X Octa-Core 3.6GHz c/ Turbo 4.4GHz 36MB SktAM4 - €331
Memória RAM G.SKILL SNIPER X 32GB (2x16GB) DDR4-3200MHz CL16 Digital Camo - €169,60
Fonte de Alimentação Seasonic Core GM 650W Semi Modular 80PLUS Gold- €89,90
Motherboard ATX Asus TUF Gaming X570-PLUS (Wi-Fi) - €244,90
Placa Gráfica Powercolor Radeon RX 5700 Red Devil 8GB OC - €409
Caixa ATX Cooler Master MasterBox MB500 TUF Gaming Edition com Janela Preta - €79,90
SSD M.2 2280 Corsair Force Series MP510 960GB 3D TLC NVMe - €154,90
Cooler CPU Cooler Master MasterAir MA410M RGB - €57,90

Vai ficar tudo com a montagem em €1.570 , esse pc é para um estúdio de fotografia e produtora de vídeo onde gravamos alguns videos para o youtube e resolvi fazer um PC mais apelativo visualmente para aproveitar em alguns desses vídeos.

A minha maior dúvida agora é mesmo só em relação da placa gráfica, já vi um monte de video falando de cada uma delas e gostei muito dessa principalmente pelo silêncio dela em uso, e depois de pesquisar bastante vi que tenho alguns ganhos com o DaVince por ter mais gigas de Ram na placa.
 
Já fiz algumas alterações no meu setup e resolvi investir um pouco mais e ficar com uma máquina que me aguente mais tempo e daqui alguns anos posso fazer algum upgrade que ache necessário.

Realmente depois vi a diferença de velocidade da Corsair que vc falou e acho perfeita para o que quero, foi a 1º substituição... ;)

Agora de inicio coloquei um disco só de 1 Tb pois pretendo colocar mais outro NVMe de 1 Tb só para trabalhar com os arquivos no DaVince e Photoshop e depois acrescentar um HDD de 7200 rpm de 4 Tb para quardar os arquivos finalizados. Tenho um Backup do Dropbox ilimitado então não tenho problema de espaço.

Depois de muitas pesquisas, vi que vai sair a linha nova de motherboards B550 para os AMD Ryzen e resolvi trocar a minha para X570 e já fico com uma board mais atual.

AMD Ryzen 7 3700X Octa-Core 3.6GHz c/ Turbo 4.4GHz 36MB SktAM4 - €331
Memória RAM G.SKILL SNIPER X 32GB (2x16GB) DDR4-3200MHz CL16 Digital Camo - €169,60
Fonte de Alimentação Seasonic Core GM 650W Semi Modular 80PLUS Gold- €89,90
Motherboard ATX Asus TUF Gaming X570-PLUS (Wi-Fi) - €244,90
Placa Gráfica Powercolor Radeon RX 5700 Red Devil 8GB OC - €409
Caixa ATX Cooler Master MasterBox MB500 TUF Gaming Edition com Janela Preta - €79,90
SSD M.2 2280 Corsair Force Series MP510 960GB 3D TLC NVMe - €154,90
Cooler CPU Cooler Master MasterAir MA410M RGB - €57,90

Vai ficar tudo com a montagem em €1.570 , esse pc é para um estúdio de fotografia e produtora de vídeo onde gravamos alguns videos para o youtube e resolvi fazer um PC mais apelativo visualmente para aproveitar em alguns desses vídeos.

A minha maior dúvida agora é mesmo só em relação da placa gráfica, já vi um monte de video falando de cada uma delas e gostei muito dessa principalmente pelo silêncio dela em uso, e depois de pesquisar bastante vi que tenho alguns ganhos com o DaVince por ter mais gigas de Ram na placa.
Os videos da placa que viste não é a PowerColor Red Devil Radeon RX 5700 XT 8?
É que a que tens aí não é a XT e é inferior...
 
Ví vídeos das duas e sinceramente para o meu uso não acho quue tenha diferença assim, pelo que vi tem uma diferença de 10% de uma para a outra e como não irei usar para jogos acho que não vou notar essa diferença.
 
Boas, fiz hoje a encomenda do PC no final a configuração ficou assim:

AMD Ryzen 7 3700X Octa-Core 3.6GHz c/ Turbo 4.4GHz 36MB SktAM4 - €331
Memória RAM G.SKILL SNIPER X 32GB (2x16GB) DDR4-3200MHz CL16 Digital Camo - €169,60
Fonte de Alimentação Seasonic Core GM 650W Semi Modular 80PLUS Gold- €89,90
Motherboard ATX Asus TUF Gaming X570-PLUS (Wi-Fi) - €244,90
Placa Gráfica Zotac Geforce RTX 2070 Mini Twin Fan 8GB GDDR6 - €426,90
Caixa ATX Cooler Master MasterBox MB500 TUF Gaming Edition com Janela Preta - €79,90
SSD M.2 2280 Corsair Force Series MP510 960GB 3D TLC NVMe - €154,90
Cooler CPU Cooler Master MasterAir MA410M RGB - €57,90

Qunado chegar meto umas fotos aqui de como ficou o sistema pronto. Depois de muito tempo só usando portatil me dei conta que agora vou precisar de uma webcam , alguém com alguma sugestão de uma boa com resolução de 1080p ? Já fazia algumas reuniões por video conferência e agora provavelmente irei fazer muitas mais.
 
Back
Topo