• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Desktop pau para toda a obra sem GPU

timber

Zwame Advisor
Pretendo comprar um desktop para uso genérico em casa. Jogar uns jogos mais ou menos antigos do catálogo que fui enchendo no Steam porque sim, navegar, enfim nada de especial.

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
O orçamento tanto faz. O limite é a minha falta de vontade de gastar dinheiro. Talvez uns 500 ou 600 euros, acho que chega. Sintam-se à vontade para em cada ponto sugerir que por pouco mais fica muito melhor e porquê. Agradeço imenso.
A compra será feita quando tiver paciência para ir à loja.


2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
É um PC praticamente completo, sem placa gráfica que fica para outra altura. Tenho ali uma para desenrascar.

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (Indica a resolução e o tipo de jogos que vais jogar)
O meu catálogo do STEAM antigo, quero jogar o Star Wars Squadrons, tudo a 1080p porque não vou comprar outro monitor.

b) Edição video / imagem / Trabalhos pesados (Indica o software usado)
Naaah.

c) Office / Navegação web / Filmes
Sim menos trabalhar claro.

d) Virtualização
Nope

e) Outra? Qual?


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
Quando me fartar dele.

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Há museus mais modernos que o desktop que aqui está.

6) Vais fazer Overclock?
Não, já não tenho paciência para isso.

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).

Imaginei uma configuração que me parece que corresponde mais ou menos ao que pretendo. Já não compro desktops há muito tempo, é possível que tenha feita algo match completamente estúpido. Agradeço sugestões.

a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> ATX Nox Hummer ZS
Gosto razoavelmente da caixa, é barata e não é muito folclórica. Detesto LEDS, RGBs e outras siglas que resultem em coisas pisca pisca.


b. Processador (Intel ou AMD)
> Ryzen 7 3600. Vi algures que o dissipador não presta, agradeço sugestões para outro.
Como se vê tenho preferência pela AMD. Se isso for estúpido agradeço sugestões.


c. Motherboard (chipset, formato)
> Asus Prime B550M-A (Wi-Fi) ou a Asus TUF Gaming B550M-Plus (Wi-Fi) (custa um pouco mais mas gosto mais da backplate da TUF e estranhamente o modelo pimba parece-me mais sóbrio que o modelo standard)

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
> G.SKILL Aegis 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL16
Não é muito caro, parece-me que serve


e. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
> Não é necessário.

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> SSD M.2 2280 Samsung 980 500GB ou 1TB
Acho que serve


f. Drives (Nenhuma,DVD, BluRay)
> Não é preciso, talvez tire um dos gravadores de DVD do meu dinossauro. Talvez não.

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
> Corsair CX650M
Acho que serve para daqui a uns tempos comprar uma 3060 ou algo assim.


8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Não

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Como se viu nas sugestões da board tem que ter Wi-Fi

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Depois compro o Windows algures, se quiserem dar sugestões agradeço.

Muito Obrigado.


11) Contexto, comentários adicionais.
 
ele diz que tem uma para desenrascar. convem ler tudo.

timber, vai pelo intel que neste momento estao com bom preço para o que oferecem. SSD não precisas de um 980 que estão carissimos para o que oferecem.
 
Esse processador não tem gráfica integrada.. se quiseres ir pela AMD tens o Ryzen 7 Pro 4750G (308€)

Se quiseres ir pela intel tens o i7 10700 (284€)

Também trocava a fonte, passa pelo tópico das recomendações
Obrigado,

Sim, tenho uma gráfica.

Estive a ver o tópico das fontes e a Seasonic S12III Series 650W parece também razoável. A versão de 550W é quase a mesma coisa.

ele diz que tem uma para desenrascar. convem ler tudo.

timber, vai pelo intel que neste momento estao com bom preço para o que oferecem. SSD não precisas de um 980 que estão carissimos para o que oferecem.

Seguindo também a sugestão do johny_b_good além da tua.

Repensando para intel

i5 10600K ou i5 11600, o preço não é muito diferente. O K é de ser desbloqueado? Isso para mim não é muito relevante mas o K parece ter mais relógio base. KF é sem gráfica? Pelo preço posso deixar ficar. O 11ª trás algo relevante face ao 10ª?

Alguma sugestão para o dissipador? O que trás presta para alguma coisa?

A board que tal a MSI MAG B560M MORTAR WIFI? Todas as outras me parecem demasiado caras, o que mata um bocado o interesse de não comprar o Ryzen. Os benchmarks que dei uma olhadela mostram que de facto o 3600 que estava a ver é um inferior a estes dois i5s mas simpatizo mais com a outra board da Asus que tinha na configuração AMD. Posso estar a ser simplesmente parvo.

A memória pode ser a mesma não? Aquele modelo parece bom? Casa bem com o processador?

O 980 oferece o quê de especial? Quando procurei pareceu-me assim uma escolha nonsense. Que tal um SSD M.2 2280 Western Digital Black SN750 1TB? Acho que já me fixei na coisa do 1 TB.
 
11600k é desbloqueado, tem maior clock base, mas é um devorador de watts. Vais precisar de um D15 para segurar ele :002:

1x600 non k, eh pah não é la estas coisas em preco-qualidade. Um 1x400 vai ter 95% da performance por bem menos. A nao ser alguma promo boa que coloque o preco proximo

os "F" nao tem IGP, por um lado poupa aglum $ se vai usar grafica dedicada, por outro, perde o backup par upgrades ou avarias.

Do resto, o 3600 perde para estes cpus, o 5600x da pau, mas e mais caro.

esta review ta boa, entre 11700k vs 10700k vs 5800x


ou seja pelo menos gaming, o 11700k e meio nonsense que ficou quase empatado com o 10700k. Ja o 5800x limpa o chao a todos.

AMD tem vantagem do upgrade patch ate 5950x, intel morre no 11900k, que e um 11700k com overclock... Por um lado, pro ano vem tudo novo que devem destruir tudo facilmente...
 
Back
Topo