Desktop/Window manager

Que Desktop Manager (ou, no caso de não ser um DM, Window Manager) usas?


  • Total voters
    122
Uso o Gnome pois estou no Ubuntu.

Só uma nota, tenhas que distribuição tiveres podes sempre usar Gnome, KDE, etc etc. Não é por a distribuição vir com Gnome que és obrigado a usa-lo. Provavelmente até sabes disso, mas muita gente que ainda não conhece o linux pensa que tem que usar só o que vem naquela distribuição.
 
eu cheguei a ter o kde,gnome e xfce instalados ao mesmo tempo,foi mais naquela de ir experimentando para ver qual me agradava mais,optei pelo kde pois gnome parece-me mais pesado e xfce simples demais,no entanto noto alguns bugs marados,por exemplo aqueles programas em que é preciso fazer log como root por vezes é preciso clicar no icon 2x para que apareça a janela do kdesu.
 
Só uma nota, tenhas que distribuição tiveres podes sempre usar Gnome, KDE, etc etc. Não é por a distribuição vir com Gnome que és obrigado a usa-lo. Provavelmente até sabes disso, mas muita gente que ainda não conhece o linux pensa que tem que usar só o que vem naquela distribuição.

Mas no caso do Ubuntu e pelo que ouvi dizer nas versões passadas, o KDE não estava nem de perto tão bem integrado como o gnome.

Mas não sei como está a nova versão.
 
Mas no caso do Ubuntu e pelo que ouvi dizer nas versões passadas, o KDE não estava nem de perto tão bem integrado como o gnome.

Mas não sei como está a nova versão.

O gnome não precisa de integração, ou de grande integração ... Instala-se, funciona ... Já o KDE precisa de estar bem integrado ... O Kubuntu é um exemplo, o KDE no Fedora é uma lástima, o KDE no Archlinux é uma lástima (existe um "spinoff" para melhorar essa integração), e por aí fora. Até hoje, como já disse, só o opensuse (e o SLED) me convenceram com a integração brutal do KDE, mas lá está, a Novell é dos grandes contribuidores para estas coisas, por mais que esteja na moda falar mal deles ...
 
ruimoura, nao te esqueças que no archlinux há o KDEmod, que deve estar bem integrado, pois foi feito para o arch...
pessoal, é assim, desculpem lá, eu nao sabia da existencia do XFree86 ou lá como se chama até ter entrado na wiki do debian, que pelos vistos o usou até ao sarge...
bem, também concordo com voces - fluxbox pode fazer tudo, mas que dá uma trabalheira ter tudo funcional no fluxbox dá! e, em computadores modernos, acho que não há necessidade quando temos outros desktop managers muito mais user-friendly que não "lagam" o computador!
bem, eu pensava que o enlightenment era um projecto deixado para trás, mas pelos vistos estou bem enganado, se vai sair a v17 :S alguém usa o enlightenment? se sim, o que acha?
quando sai o KDE4?
 
Desktop environment/gestor de janelas

Boas.

Que GUI/WM (Gnome, KDE, Xfce, FluxBox, BlackBox, só Xserver, e17/16, outro) usam, em que distro(s) e porquê?

No que me toca a resposta é e17. Porquê? Porque está em versão pre-alpha mas consegue ser mais rápido e estável que o gnome (em Ubuntu) e tão suave e eye-candy como se usasse beryl-compiz. Instalo algumas apps do Xfce como o Thunar (mais leve que o nautilus) ou o Terminal Xfce.

Cumps.
 
Eu agora uso o XFCE4. Ultra rápido. Polido. Simples. Muito bom.
Também gosto bastante do Gnome, para PCs com mais power que o portátil que uso.
 
Eu também gostava de Gnome. Achava que era a melhor alternativa ao K(aca)DE (espero que ninguém fique ofendido) mas depois descobri que o enlightment a correr um misto de Gnome com um toquezinho de Xfce era fixe.

Já agora, rjtd, em que distro trabalhas geralmente?
 
Eu também gostava de Gnome. Achava que era a melhor alternativa ao K(aca)DE (espero que ninguém fique ofendido) mas depois descobri que o enlightment a correr um misto de Gnome com um toquezinho de Xfce era fixe.

Já agora, rjtd, em que distro trabalhas geralmente?

Ubuntu.
Por acaso quando testei o E17 não gostei muito. Mas já foi à alguns meses.
 
Eu agora só uso gnome.

Antes só usava fluxbox, por causa da rapidez e porque gostava mais, mas noto que demorava mais tempo a fazer certas coisas e só para configurar os menus como queria ... era alto desperdício de tempo.

Como as minhas máquinas têm todas specs aceitáveis agora, uso sempre gnome.
 
Eu agora só uso gnome.

Antes só usava fluxbox, por causa da rapidez e porque gostava mais, mas noto que demorava mais tempo a fazer certas coisas e só para configurar os menus como queria ... era alto desperdício de tempo.

Como as minhas máquinas têm todas specs aceitáveis agora, uso sempre gnome.

Gnome é sempre aquela em que podemos confiar... KDE também para quem gosta :007:.
 
Gnome é sempre aquela em que podemos confiar... KDE também para quem gosta :007:.

Eu é mais pela produtividade. Parece que não, mas aínda acelera razoavelmente algumas coisas em relação ao um fluxbox (por exemplo). O desktop não fica tão bonito, mas eu quero aquilo é para trabalhar.

Em relação ao KDE, gostava mais do que do gnome antes, mas acho que a equipa do gnome tem feito um trabalho espectacular de integração. Para além disso, acho que o KDE andou no sentido contrário no que diz respeito à interface. Não gosto nada da forma como os menus estão organizados e faz-me um bocado de confusão.

Mas confesso que já não uso KDE há muitos anos.
 
Tenho uma duvida (noob here) sobre o tema deste tópico.

Temos o gnome, o kde, o xfce, etc, um é mais leve, o outro mais catita, mas afinal, para além disso qual são os contras a nível da funcionalidade, isto é, eu posso usar programas que foram escritos para kde em gnome, por exemplo? Pelo que li, penso que sim, mas o que é que isso implica?
 
Sim, podes. Implica é que isso vai trazer uma data de libs qt/kde atras. Consequencias disso? Talvez uma lentidãozita no sistema, provavelmente nem isso, e mais carga de downloads das primeiras vezes que instalares um programa que requira libs desse genero..
 
Tenho uma duvida (noob here) sobre o tema deste tópico.

Temos o gnome, o kde, o xfce, etc, um é mais leve, o outro mais catita, mas afinal, para além disso qual são os contras a nível da funcionalidade, isto é, eu posso usar programas que foram escritos para kde em gnome, por exemplo? Pelo que li, penso que sim, mas o que é que isso implica?

É assim. No fundo todos estes DesktopEnvironments trabalham como clientes do chamado servidorX (este é, por assim dizer, sempre igual). A diferença é a maneira de como está desenhado e que livrarias gráficas usa. Numa distro que tenha um comando/aplicação para instalação automatizada de aplicações tipo Ubuntu/Debian podes sempre procurar uma aplicação escrita em KDE (supondo que estás a usar o Gnome) e instalá-la tipo
Código:
sudo apt-get install kaffeine
(instalar uma aplicação de media player escrita para KDE. Assim ele vai instalar todas as dependências e sub-depências para que o programa corra. É óbvio que pode sempre haver algum problema com estas coisas, às vezes as dependências gerais falham e o programa fica com aquele mau ar tipo Windows 95. Mas a questão é usa aquela que mais gostes visualmente/que te dê mais rendimento e isso depende da(s) tua(s) máquinas e de ti. Alem das que estão abordadas na votação tens, por exemplo, enlightment 0.17 (e17) que é um Desktop bom que é actualizado todos os dias, posto que ainda não tem uma release oficial (está em fase pré-alpha) mas é bonito sem puxar pela gráfica e extremamente rápido. Dentro das oficiais eu claramente uso Gnome. Em caso de necessidade de hardware Xfce mas nunca KDE.

Cabe-te a ti decidir.
 
Boas.

Como isto é a Poll dos desktops faço aqui uma pergunta sobre agricutura :D, não, estava a brincar, faço a pergunta: o fluxbox permite uma systray (para o Wine, amule, etc)?
 
Back
Topo