• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Desktop

fabiocostapinto

Power Member
Boas pessoal
Estou a pensar em comprar um Desktop e gostava de saber a vossa opinião.


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
1500/1700€

2) PC completo


3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming, simuladores de corridas, e se possivel alguns AAA


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
daqui a uns tempos

5) Como é composto o teu computador actual?

Só tenho portátil

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?

Sim

7) Características Gerais:

a. Caixa ATX


b. Processador AMD


c. Motherboard ATX

d. Memória RAM 32Gb

e. Gráfica AMD

f. Armazenamento 1Tb NVMe + ssd depois

f. Drives: se possivel

g. Fonte Modular

8) Precisas de Periféricos?
sim Monitor, Teclado, Rato


9) wifi6 se possivel


Fiz esta configuração sem ecrã nem periféricos:

Processador AMD Ryzen 7 5800X - 330€
Placa Gráfica PowerColor Red Devil Radeon RX 6750 XT - 670€
Motherboard ATX Gigabyte B550 Aorus Elite AX V2 - 173€
Caixa ATX MSI MAG Forge 100M Preta - 50€
Crucial Ballistix Gaming 32GB (2x16GB) DDR4-3200MHz CL16 Preta - 125€
Corsair RM Series RM750 80+ Gold Full Modular - 113€
Cooler CPU Noctua NH-D15 Chromax Black - 115€
MSI Spatium M390 500GB 3D NAND NVMe - 70€

total - 1,646€

Que acham?
 
Última edição:
Ta boa a config mas por 550€ tinhas 6700 XT normal , essa tem mais Mhz mas nao vale a pena.
A fonte nao sendo a RMx , ia para outra tinha a Seasonic Prime Platinum PX 650 a 110€
 
Ta boa a config mas por 550€ tinhas 6700 XT normal , essa tem mais Mhz mas nao vale a pena.
A fonte nao sendo a RMx , ia para outra tinha a Seasonic Prime Platinum PX 650 a 110€
650W são suficientes? Caso eu queira meter uma 6900 um dia mais tarde?
A 6700XT consegue bons FPS em simuladores, tipo flight simulator, ou eurotruck e alguns AAA's?
Obrigado
 
Simuladores são mais cpu bound, a 6700xt aguenta-se bem. O meu sistema com 6900xt raramente passa dos 300w, portanto 650w dependendo do cpu e do restante sistema, deve chegar sem problemas.
 
Simuladores são mais cpu bound, a 6700xt aguenta-se bem. O meu sistema com 6900xt raramente passa dos 300w, portanto 650w dependendo do cpu e do restante sistema, deve chegar sem problemas.
O cpu é o 5800x, se fizer OC ao cpu e à gráfica deve aguentar bem então. :)
Ou então deixar-me de ideias de uma modular e ir para uma semi, que se calhar vai facilitar-me a vida na montagem
 
Última edição:
Vai depender da resolução claro, 4k se calhar não seria o recomendado, mas também vais ter FSR 2.0 no jogo.
1440p maximo, se calhar o Forza em 4k mas não sei se o orçamento dará para um monitor 4k para já! xD
É que depois ainda falta um monitorzito xD

Seasonic foi esta que encontrei de 650
 
E os 650W chegam para a 3070 com OC?

Sim isso em load a puxar pelo cpu e gráfica ao máximo não deve passar dos 400W e a fonte que tens na build é muito boa portanto podes colocar essa 3070 sem pensar muito no assunto.

E vi que algumas placas gráficas tinham LHR e outras não, o que raio é isso?

LHR = Lite Hash Rate, basicamente tem a performance de mining diminuida mas não afeta em nada o restante, diga-se que o LHR também já foi quebrado pelo que nem isso importa para quem queira minerar.
 
Sim isso em load a puxar pelo cpu e gráfica ao máximo não deve passar dos 400W



LHR = Lite Hash Rate, basicamente tem a performance de mining diminuida mas não afeta em nada o restante, diga-se que o LHR também já foi quebrado pelo que nem isso importa para quem queira minerar.
Ok Obrigado.

Eu não quero minerar por isso não me importa se tem LHR ou não.
Tenho achado engraçado o pessoal a vender as gráficas usadas mais caras do que novas com a desculpa de não terem esse LHR. hahaha
Andei a ver a perspetiva dos preços usados do material, e acho que prefiro ir para tudo novo, que assim não corro riscos de desgaste exagerado do material.
 
Essa Zotac, registando no site deles até no máximo 14 dias depois da compra, ficas com 5 anos de garantia.
Bem top! 5 anos é uma boa segurança!
E em termos de processador, este AMD está bom ou um i7 11700k (pelos mesmos 330/340€) fico melhor servido?
O 12700k ainda é bastante puxadito e já me ia fazer subir bastante o preço a pagar pela maquina.
 
Esse Ryzen é bom, alternativamente podes equacionar um 12600K e uma z690, deve ficar pelo mesmo preço. O 12700K não é necessário para o uso que pretendes dar.

Se optares pelo ryzen deves trocar essas memórias, primeiro porque são caras e segundo porque o Ryzen gosta de ram rápida 3600-3800mhz, dependendo da qualidade do infinity fabric até podes ir até aos 4000mhz, mas aí já é lotaria e podes precisar de ajustar manualmente os timings. Numa perspectiva de qualidade preço 3600mhz é o que deves comprar.
E a caixa também não é compativel com o noctua

Exemplo:

CPU: Intel Core i5-12600K 3.7 GHz 10-Core Processor €303.90
CPU Cooler: Noctua NH-D15 chromax.black 82.52 CFM CPU Cooler €114.90
Motherboard: MSI PRO Z690-A DDR4 ATX LGA1700 Motherboard €198.12
Memory: Crucial Ballistix 16 GB (2 x 8 GB) DDR4-3600 CL16 Memory €82.90
Storage: Western Digital Blue SN550 1 TB M.2-2280 NVME Solid State Drive €88.79
Video Card: Zotac GeForce RTX 3070 LHR 8 GB GAMING Twin Edge OC Video Card €630.14
Case: Lian Li Lancool II Mesh ATX Mid Tower Case €92.90
Power Supply: MSI MPG A-GF 650 W 80+ Gold Certified Fully Modular ATX Power Supply €79.90
Total: €1591.55

Se quiseres o Ryzen, dependendo dos jogos pode ser melhor ou pior, é só trocar a board e o cpu e o resto fica igual

E esse 12600k conseguias comprar por menos de 280€ numa loja até há uns dias, pode ser que ainda haja essa promoção.
 
Última edição:
Esse Ryzen é bom, alternativamente podes equacionar um 12600K e uma z690, deve ficar pelo mesmo preço. O 12700K não é necessário para o uso que pretendes dar.

Se optares pelo ryzen deves trocar essas memórias, primeiro porque são caras e segundo porque o Ryzen gosta de ram rápida 3600-3800mhz, dependendo da qualidade do infinity fabric até podes ir até aos 4000mhz, mas aí já é lotaria e podes precisar de ajustar manualmente os timings. Numa perspectiva de qualidade preço 3600mhz é o que deves comprar.
E a caixa também não é compativel com o noctua

Exemplo:

CPU: Intel Core i5-12600K 3.7 GHz 10-Core Processor €303.90
CPU Cooler: Noctua NH-D15 chromax.black 82.52 CFM CPU Cooler €114.90
Motherboard: MSI PRO Z690-A DDR4 ATX LGA1700 Motherboard €198.12
Memory: Crucial Ballistix 16 GB (2 x 8 GB) DDR4-3600 CL16 Memory €82.90
Storage: Western Digital Blue SN550 1 TB M.2-2280 NVME Solid State Drive €88.79
Video Card: Zotac GeForce RTX 3070 LHR 8 GB GAMING Twin Edge OC Video Card €630.14
Case: Lian Li Lancool II Mesh ATX Mid Tower Case €92.90
Power Supply: MSI MPG A-GF 650 W 80+ Gold Certified Fully Modular ATX Power Supply €79.90
Total: €1591.55

Se quiseres o Ryzen, dependendo dos jogos pode ser melhor ou pior, é só trocar a board e o cpu e o resto fica igual

E esse 12600k conseguias comprar por menos de 280€ numa loja até há uns dias, pode ser que ainda haja essa promoção.
Thanks.
Uma grande ajuda que me deste aqui.
Então tenho que ter cuidado com o cooler e a caixa.
Em relação ao processador ir para um 12600k é uma segurança maior em termos de future proof principalmente por causa do socket que se calhar já me permitirá evoluir para um processador novo daqui a 3 anitos ou algo do género, não?
Estava aqui com algumas dúvidas nos processadores, mas vendo que consigo um da nova geração a um preço bastante atractivo se calhar é a melhor solução.

Obrigado
Cumprimentos
 
Pela minha experiência o conceito de futureproof é algo que não resulta muito bem. Geralmente quando é altura de fazer upgrade, compensa mais trocar a plataforma completa. A exceção é mesmo o socket AM4 da AMD, mas esse já não vai receber mais upgrades, vai sair AM5 nos próximos meses.

Essa board Intel recebe pelo menos mais uma geração de processadores, portanto tens sempre essa possibilidade. Na AMD até sair AM5, não existe essa possibilidade.
 
Pela minha experiência o conceito de futureproof é algo que não resulta muito bem. Geralmente quando é altura de fazer upgrade, compensa mais trocar a plataforma completa. A exceção é mesmo o socket AM4 da AMD, mas esse já não vai receber mais upgrades, vai sair AM5 nos próximos meses.

Essa board Intel recebe pelo menos mais uma geração de processadores, portanto tens sempre essa possibilidade. Na AMD até sair AM5, não existe essa possibilidade.

Sim é verdade, e qualquer dia a Intel vai ter que reduzir a arquitetura dos processadores para os 7nm para ver se conseguem que sejam mais poupadinhos...
Mas normalmente a Intel só faz duas gerações com o mesmo socket?
 
Sim é verdade, e qualquer dia a Intel vai ter que reduzir a arquitetura dos processadores para os 7nm para ver se conseguem que sejam mais poupadinhos...
Mas normalmente a Intel só faz duas gerações com o mesmo socket?

Sim geralmente as boards Intel suportam 2 gerações apenas. Mesmo quando utilizam o mesmo socket em 4 gerações diferentes, exemplo disso é o LGA 1151. Tens a v1 que suporta 6a e 7a geração, e a v2 que suporta 8a e 9a. Existem alguns argumentos técnicos para a Intel o fazer, mas sim, no final do dia fazem-no porque também é mais dinheiro no bolso deles.
 
Sim geralmente as boards Intel suportam 2 gerações apenas. Mesmo quando utilizam o mesmo socket em 4 gerações diferentes, exemplo disso é o LGA 1151. Tens a v1 que suporta 6a e 7a geração, e a v2 que suporta 8a e 9a. Existem alguns argumentos técnicos para a Intel o fazer, mas sim, no final do dia fazem-no porque também é mais dinheiro no bolso deles.
Sempre a mesma coisa! hahaha o dinheiro fala mais alto xD

esta caixa, MSI MPG SEKIRA 100P Vidro Temperado USB 3.0, leva bem um Noctua NH-D15? porque esta tem 3 usb, é um preço porreiro e parece ter um bom air flow em todo o lado!
 
Back
Topo