Desliga-se

ricardo_sousa11

Power Member
Boas,

Desde há 2 semanas para traz que o meu portátil se desligou, sem mais nem menos, e depois recusa-se a ligar. A primeira vez (a semana passada) ficou dois dias sem ligar, e aconteceu o mesmo a uns minutos, ficando cerca de 10 minutos desligado. Não penso que seja do calor, pois quando ponho a mão não sinto muito calor, mas não vejo o que poderá ser, daí ter aberto a ver se está tudo em condições. O portátil (Asus X50SL) tem cerca de 4~5 anos, e tem um uso bastante extenso (provavelmente ligado todos os dias durante esse período), não mudei nenhuma peça de hardware no mesmo, o que acham que pode ser ?!

Já agora, quando abri o portátil reparei que a ventoinha poderia estar ao contrario ?! É suposto expelir ar, ou sugar o ar para dentro ?! De momento está a expelir o ar quente para fora.

Que programa recomendam para monitorizar as temperaturas já agora ?!

Desde já um obrigado

Edit: O SpeedFan diz-me ~67º nos processadores, o que acho de mais, vou trocar pasta termica e provavelmente ventuinha.
 
Última edição:
Pois, o portátil desliga-se porque deve estar em sobreaquecimento. 67º mesmo para portátil já começa a ser um bocado elevado.
A função da ventoinha é expelir o calor. Viste se tinha pó lá dentro? Com 4-5 anos é normal que tenha sugidade o que dificulta a refrigeração. Vê se consegues limpar com cuidado. Depois verifica as temperaturas. Em ultimo caso existem bases para portáteis que ajudam a refrigerar o mesmo.

No programa Core Temp dá para ver as temperaturas.
 
Como disse o topspeed.
Faz a manutenção primeiro.
Os portáteis com a idade vão ficando mais sensíveis a temperaturas.
Não estás com smartdoctors nem nada disso a fazer-te o pc desligar à temperatura X?
O meu asus smartdoctor ao inicio mandava-me o pc abaixo só porque passava dos 35º.
Mas faz a manutenção, pós, pasta nova, e não te esqueças de meter a ventoinha bem
 
Obrigado pelas respostas, vou fazer a manutenção hoje e já vejo se melhora. Hoje ao ligar, reparei na temperatura, estava a 58º, esperava que tivesse menos. Caso não melhore, talvez opte pelas bases refrigeradoras.
 
pois nas esses 58º hoje, que está frio, não é mesmo normal.
Vais ver que depois de pó tirado e pasta metida, que isso deve baixar.
 
mas limpast o po dos coolers?
Consegues aperceber se a ventoinha está a trabalhar?
porque se metest massa e continua a aquecer tão rápido, a ventoinha pode não estar a trabalhar.
 
62º em load ou em idle? Se for em idle é quente demais.
Já que abriste o portátil e mudaste a massa térmica, reparaste se tinhas um thermal pad na gráfica? Se tinhas e trocaste o thermal pad por massa térmica, então o chip gráfico não está a fazer contacto com o dissipador.
Esse portátil podia ter fins de cobre em vez de aluminio no dissipador, mas ainda assim se estás com 62º em idle então isso está muito elevado. Tem de estar qualquer coisa mal aí.
 
Os 62º sao em Idle, e é no processador, a ventoinha parece estar a funcionar bem, o GPU está neste momento a 58º (esta a cerca de 5 horas ligado o portátil), a minha preocupação é mesmo o processador.
 
A temperatura do CPU e da gráfica vão sempre andar relacionadas. Se um aquece o outro segue, porque estão os dois sujeitos ao mesmo dissipador.
62º em Idle é demais... 70º~75º é geralmente a temperatura em Load dos portáteis depois de lhes fazer manutenções.
Se a tua preocupação for o processador, então fica descansado porque os CPUs são geralmente as peças mais resistentes nos computadores.
O GPU por outro lado, é o que costuma falhar.
 
Voltei a limpar e meter nova pasta térmica, limpei completamente, e mesmo assim esta a 64º no processador e 59º no GPU.

Há alguma maneira de por a ventoinha a trabalhar mais rápido ?
 
Tens aí um problema muito estranho.

Bem, há maneiras de por a ventoinha a trabalhar mais rápido. Alguns programas fazem isso, quando bem configurados e compatíveis com a tua motherboard.
Outra forma de o fazer é alterar as ligações da ventoínha, por exemplo ligá-la a um ponto com a voltagem adequado e manter a ventoinha a uma velocidade estável.
Estamos a falar de algo que necessita de alguma perícia com o ferro de soldar.
 
Back
Topo