Desligar conectores de fans on-the-fly

_freelancer_

Power Member
Bem, pergunta simples e direccionada a quem já experimentou e não para aqueles que "acham que sim" :P sorry mas tem que ser, preciso de saber concretamente mesmo

A questão é: Pode-se desligar os conectores de 3 pinos das fans da board com o computador ligado sem correr o risco de lixar nada? É que queria experimentar desligar as fans do radiador mas não me aptecia desligar o PC e se resultar mal queria ligá-las novamente :)
 
Tou farto de fazer isso e é na boa, as fans só tem 2 contactos e não são coisas sensíveis... Em discos rígidos e afins que é proibido, visto que como tem 2 linhas (5 e 12) uma entra em contacto primeiro e PUFF...
 
destr0yer disse:
Tou farto de fazer isso e é na boa, as fans só tem 2 contactos e não são coisas sensíveis... Em discos rígidos e afins que é proibido, visto que como tem 2 linhas (5 e 12) uma entra em contacto primeiro e PUFF...

as fans n têm nada ke se avarie.... como disse o destroyer, podes desligar e ligar na boa...

em relação aos discos, eu discordo... tb se pode ligar e desligar sem que se avariem, eu ja fiz isso mtas vezes tb... (mas n é aconselhável, n vá o diabo tecê-las) Pura e simplesmente faço isso no trabalho, pk se por alguma razao avaria um disco, são ossos do oficio e n tem problema. Mas até agora nunca me aconteceu tal coisa.
 
destr0yer disse:
[BoB]Marley, isso é brincar com a sorte ecom gigas de dados que podem ser críticos 8o8o8o

nem por isso... é obvio que n é nada conveniente fazer isso a discos com informação crítica. e tb é obvio, ke vale mais a pena desligar o computador do que fazer isso... mas é possivel sim, ligar e desligar um disco em funcionamento (o desligar é mais critico por poder ter ainda ficheiros abertos).
 
destr0yer disse:
Tou farto de fazer isso e é na boa, as fans só tem 2 contactos e não são coisas sensíveis... Em discos rígidos e afins que é proibido, visto que como tem 2 linhas (5 e 12) uma entra em contacto primeiro e PUFF...
As minhas fans têm 3 contactos (têm o indicador da velocidade) mas suponho que se possa desligar na mesma :)
 
CaRaMeLo disse:
Desligar ventoinhas e discos sem desligar o pc... façam muitas dessas e caput, lá se vai alguma coisa.

nunca tive problemas desses... mas se tivesse tb n me xateava... a unica coisa ke posso dizer é:
"não façam isso em casa, isto é coisa só para profissionais" :D
 
Ja por 2 ou 3 vezes que ligo e o sistema encrava, aconteceu com 2 boards ja um pouco antigas, por isso nestas recentes que tenho nao me atrevo.
Epá mas tambem, basta pensar um bocado, pra que serve o botao do power? E alem disso, quando ligam certas coisas na rede electrica a intensidade das lampadas nao vai abaixo momentaneamente? No pc é a mesma coisa, há quebras que podem levar a danificar algum componente, portanto eu nao aconselho a ninguem fazer isso...
 
... caramelo ...

tu nunca viste um servidor pois não?? ... desde ventoinhas hot-swapable a discos scsi que tambem são hot-swap até tens mais componentes que podes trocar on-the-fly...

a ventoinhas neste caso são o elemento que em nada mesmo dá problemas... discos ... os sata dá para ligar e desligar na boa! eu fiz isso N vezes ... desliga.se na board e dp na ficha e voilá ... 0 probs! portanto é convosco...
 
Morpheus disse:
... caramelo ...

tu nunca viste um servidor pois não?? ... desde ventoinhas hot-swapable a discos scsi que tambem são hot-swap até tens mais componentes que podes trocar on-the-fly...

a ventoinhas neste caso são o elemento que em nada mesmo dá problemas... discos ... os sata dá para ligar e desligar na boa! eu fiz isso N vezes ... desliga.se na board e dp na ficha e voilá ... 0 probs! portanto é convosco...

Os servidores com fan's hotswap bem como discos tÊm circuitos proprios de isolamento.. que detectam que o dispositivo foi desligado e cortam a corrente.. tipo usb..Já que falas nisso até te acrescento: slot's pci hotswap, fontes alimentação redundantes hotswap.. mas para isso acontecer tem que existir engenharia apropriada..

Mas podem sempre fazer como o [BoB]Marley.. mas n esqueçam.. só para profissionais..

[BoB]Marley tens de me dizer qual a empresa para qual trabalhas.. para n mandar para lá nada.. pela tua conversa nem deves sabes o que é uma pulseira anti-estatica.. mas com esse knowhow todo deves trabalhar numa multinacional (tipo os laboratorios da siemens).. e têm chão anti-estatico..

As minhas desculpas a todos.. mas foi inevitavel..
 
Última edição:
CaRaMeLo disse:
Ja por 2 ou 3 vezes que ligo e o sistema encrava, aconteceu com 2 boards ja um pouco antigas, por isso nestas recentes que tenho nao me atrevo.
Epá mas tambem, basta pensar um bocado, pra que serve o botao do power? E alem disso, quando ligam certas coisas na rede electrica a intensidade das lampadas nao vai abaixo momentaneamente? No pc é a mesma coisa, há quebras que podem levar a danificar algum componente, portanto eu nao aconselho a ninguem fazer isso...
Como se ligar/desligar fans de 0,2 A iam mandar uma fonte de 400+ watts abaixo:o
 
destr0yer disse:
Como se ligar/desligar fans de 0,2 A iam mandar uma fonte de 400+ watts abaixo:o

Eu nao disse que "iam mandar uma fonte de 400+ watts abaixo" mas enfim.... que eu saiba esta-se a falar de conectores da motherboard que so por acaso até têm limite de amperagem. Não me passaram assim tantas boards pela mão mas todas elas no manual falam do limite de amperagem das ventoinhas a serem ligadas.
Mas mesmo ligadas directamente a fonte, experimentem com fan ou outra coisa e lá vao ver a faiscazita e depois digam que nao faz mal nenhum...
Portanto eu nao recomendo a ninguem andar a desligar e a ligar fans ou outra coisa qualquer no pc sem desligar o mesmo mas cada um sabe de si.

Subscrevo a resposta do nPX18, que ate mencionou a siemens, empresa qual um familiar muito proximo meu la trabalha e por lá há servidores...
 
No pc do bules axo k inda so n sakei as mem's e o cpu c ele ligado:-D ...até já a gráfica saltou da agp com um puxão do cabo do monitor e n lhe aconteceu nada!

Quanto ás fans n há problema nenhum!
 
nPX18 disse:
(...)

[BoB]Marley tens de me dizer qual a empresa para qual trabalhas.. para n mandar para lá nada.. pela tua conversa nem deves sabes o que é uma pulseira anti-estatica.. mas com esse knowhow todo deves trabalhar numa multinacional (tipo os laboratorios da siemens).. e têm chão anti-estatico..

As minhas desculpas a todos.. mas foi inevitavel..


Meu caro...

1º n me deves de conhecer lado nenhum para falares dessa forma...

2º n viste escrito em sítio algum que eu fazia esse procedimento em discos de clientes,

3º certamente com o tempo que tás aki inscrito na techzone, não sabes quem eu sou nem o que sei em relação à área da informática, logo dou-te um desconto bem grande.

4º se queres dar o teu parecer, tudo bem, dá mas não envolvas outros users (neste caso eu) fazendo suposições disparatadas e sem fundamento. isso n é bom para a tua reputação aki.

5º n vou responder a post algum teu, pk aki em quase 4 anos que estou inscrito, nunca me viram numa "peixeirada", e n serás tu que me vais arrastar para uma.. qq coisa PM me.

edit: e n envolvas a "minha" empresa, pk quando falo aki é em nome particular e nao da empresa.
 
Última edição:
sinceramente tenho de dar a mão á palmatoria ao bob ... n é dessa maneira que se fala com as pessoas estando aqui á 4 anos ou á 4 dias ... tudo tem limites...

Caramelo ...

mais uma vez denotas a tua inexperiencia visto que aquando se dá essa tal "faiscazita" é porque estás a fazer as coisas mal. É simples basta segurares as ligações e puxares a direito, nada de andares a dançar o samba com a ficha!

Todavia para quem tem use bracele anti-estatica e use tapete anti-estatica.

Até hoje reparei centenas de pc's e fiz inumeras ligações on-the-fly sem qq tipo de problemas tanto em servers como em bastidores como em computadores pessoais, com a devida cautela é certo, mas até hoje ninguem pôde apontar o dedo... se certas pessoas não nascem com o "toque de midas" pra reparar computadores então convinham que não escrevam mais bitates sobre coisas que apenas pensam que sabem ... sim estou a falar pra ti nPX18
 
Back
Topo