Desligar conectores de fans on-the-fly

CaRaMeLo disse:
Eu nao disse que "iam mandar uma fonte de 400+ watts abaixo" mas enfim.... que eu saiba esta-se a falar de conectores da motherboard que so por acaso até têm limite de amperagem. Não me passaram assim tantas boards pela mão mas todas elas no manual falam do limite de amperagem das ventoinhas a serem ligadas.
Mas mesmo ligadas directamente a fonte, experimentem com fan ou outra coisa e lá vao ver a faiscazita e depois digam que nao faz mal nenhum...
Portanto eu nao recomendo a ninguem andar a desligar e a ligar fans ou outra coisa qualquer no pc sem desligar o mesmo mas cada um sabe de si.

Subscrevo a resposta do nPX18, que ate mencionou a siemens, empresa qual um familiar muito proximo meu la trabalha e por lá há servidores...
Faíscas vejo todo o dia ao tirar uma ficha da tomada e nem por isso queima-me coisas! Ou desligas o quadro quando queres desligar/ligar uma torradeira :P Até a ligar/desligar o cabo à fonte salta faíscas:D

Sobre o limite da amperagem nas board é obvio que só ligo fans de baixa potencia, não irei ligar uma tornado, ai se ligar é que queima:002:
 
_freelancer_... epá para mim isto nao tá negro lol :P

Morpheus, nao conheces a minha experiencia nem inexperiencia por isso nao fales do que nao sabes, nao leves a mal, é que o _freelancer_ as tantas ja nao volta ca :P. Epá, desligar tudo bem... é puxar e pronto. Uma molex, encaixar com aquilo ligado... deves ter mesmo o toque lá do midas para aquilo encaixar mesmo bem :x2:

destr0yer, claro que nao faço isso mas imagina, tens uma tv ligada no botao e ligas a corrente sem desligares o botao? Acho que é obvio que isso nao se deve fazer, era uma situaçao deste genero a que me estava a referir... O ligar e desligar o quadro tambem faz faisca :007:

De qualquer forma nao recomendo a ninguem, nao o faço. Como ja tinha dito, cada um sabe de si, as coisas acontecem (pifar) quando têm que acontecer mas nao ha mal nenhum em evitar.
 
Já disse o que tinha a dizer.. n tenho que vos provar nada.. só partilhei o meu conhecemento.
nao conheces a minha experiencia nem inexperiencia por isso nao fales do que nao sabes
,como disse e bem o Caramelo..

Até hoje reparei centenas de pc's e fiz inumeras ligações on-the-fly sem qq tipo de problemas tanto em servers como em bastidores como em computadores pessoais

Arranjas bastidores tb é ? tipo trocas fechaduras, termoestatos.. ou referes-te as fan's 220v AC ???

-------------
Bobmarley:

Man n leves a mal.. simplesmente acho generalizas-t a tua pratica.. e como tu o achas tão normal.. Achei por bem dar a minha opnião.. Tens razão.. podia ter falado de outra forma.. ou devia ter consultado alguns post's teus para entender k tipo de user és.. de kker forma por mais pontos positivos k tenhas a teu favor.. essa dos discos.. n convence ng.. o que tens tido.. é sorte.
Dizias isso dos discos ao meu boss.. levavas 40 horas de piçada / explicação.

Posso-te arranjar documentação sobre isso..

Em relação á estatica, imagina-t numa tempestade.. a comer com raios em cima.. é o mm k fazemos aos compontentes.. mm k n avariem logo.. podem ficam meio atrofiados... existem pessoas k acumulam mais.. outras menos.. etc.. A maioria das vezes eu n uso pulseira.. mas sei os riscos que corro..

Estamos a falar de componentes delicados.. daí a minha opnião..

Em relação a empresa... foste tu que mencionas-t e foi por essa razão que te falei assim.. até fizes-t questão de dizer q é só p/ profissionais..
 
Última edição:
Eu estava a passar por este forum e não consegui ficar indiferente. Tive que registar-me de proposito para poder colocar o meu post. Apesar de só pertecer a este forum apenas desde hoje não me dá mais ou menos conhecimento sobre a matéria do que um tipo que cá está à quatro anos.


"as fans n têm nada ke se avarie.... como disse o destroyer, podes desligar e ligar na boa...

em relação aos discos, eu discordo... tb se pode ligar e desligar sem que se avariem, eu ja fiz isso mtas vezes tb... (mas n é aconselhável, n vá o diabo tecê-las) Pura e simplesmente faço isso no trabalho, pk se por alguma razao avaria um disco, são ossos do oficio e n tem problema. Mas até agora nunca me aconteceu tal coisa." [BoB]Marley


mais uma vez denotas a tua inexperiencia visto que aquando se dá essa tal "faiscazita" é porque estás a fazer as coisas mal. É simples basta segurares as ligações e puxares a direito, nada de andares a dançar o samba com a ficha!


"Todavia para quem tem use bracele anti-estatica e use tapete anti-estatica.

Até hoje reparei centenas de pc's e fiz inumeras ligações on-the-fly sem qq tipo de problemas tanto em servers como em bastidores como em computadores pessoais, com a devida cautela é certo, mas até hoje ninguem pôde apontar o dedo... se certas pessoas não nascem com o "toque de midas" pra reparar computadores então convinham que não escrevam mais bitates sobre coisas que apenas pensam que sabem ... sim estou a falar pra ti nPX18" Morpheus

Isto é tudo uma treta, só existe uma possibilidade:

o hardware é hotswap?
Se sim tudo bem, caso contrário e apesar do todo o cuidado que possas estar a ter podes danificar o hardware.

Em relação à estática, toda a gente sabe (pelo menos que é técnico) que a estática é o maior inimigo de componentes electrónicos - é como andar na corda bamba!!!
 
E o que estragas numa fan :007: Uma coisa é destruires 200 gigas em dados e um disco de 100 e tal euros por andar a ligar/desligar os cabos do mesmo en funcionamento, isso nem pintado de vermelho!! Outras e desligar uma ventoinha de 5 a 10 € que só tem 12 volts, GND e indicador RPM, e passa 2-4 watts (exclui-se bombas como tornados)

Então se ligar/desligar fans na própria fonte, ai não corres o risco de matar nada (o que é para a fonte ligar/desligar uma cena de media dúzia de watts)

Estática... Toco sempre na chapa do PC antes de mexer dentro do PC!

Agora, andar a desligar discos, gráficas, cd-roms, placas PCI com tudo ligado, isso nunca!!

Bem, isso já vai um enorme offtopic, a thread era perguntar SE PODIA LIGAR/DESLIGAR VENTOINHAS e não discos, gráficas, etc...

end of line!
 
epa
me myself and i desliga o pc...sempre...seja uma fan seja o k for.....hotswap.??...com boards de 150 euros para cima eu prefiro desligar....e ainda....dar uns tokes no botão de power para descarregar os condensadores....mas isto sou eu...com o meu material
cada um sabe de si e mais nada


:offtopic:voces andam todos com eles muito cheios.....não se consegue ler 2 posts de um assunto mais controverso sem roçar logo o insulto....

keep it cool

cumps
 
nPX18 disse:
Arranjas bastidores tb é ? tipo trocas fechaduras, termoestatos.. ou referes-te as fan's 220v AC ???

lol se tu nunca viste um bastidor por dentro então não digas que os outros que já trabalharam neles não o sabem fazer... pra ti nortel, bay networks, cisco devem de ser empresas cujo nome inventei á pressa pelos vistos...

tanto bla bla bla pa nada ... EU desligo e ligo fans on-the-fly... estou-me completamente nas tintas para se mais alguem o faz ou não ... <--- isto é a resposta que eu dei N vezes nesta thread coisa que mta gente ainda não o fez...
 
Morpheus disse:
lol se tu nunca viste um bastidor por dentro então não digas que os outros que já trabalharam neles não o sabem fazer... pra ti nortel, bay networks, cisco devem de ser empresas cujo nome inventei á pressa pelos vistos...

tanto bla bla bla pa nada ... EU desligo e ligo fans on-the-fly... estou-me completamente nas tintas para se mais alguem o faz ou não ... <--- isto é a resposta que eu dei N vezes nesta thread coisa que mta gente ainda não o fez...

subscrevo inteiramente...

over and out
 
Morpheus disse:
tanto bla bla bla pa nada ... EU desligo e ligo fans on-the-fly... estou-me completamente nas tintas para se mais alguem o faz ou não ... <--- isto é a resposta que eu dei N vezes nesta thread coisa que mta gente ainda não o fez...

Desculpa la a frieza mas se te estas nas tintas para o que os outros fazem nem deverias ter ca vindo a thread. E isto agora nao tem absolutamente nada a ver com a "opiniao contraria" que temos em relação a ligaçao das fans on-the-fly.


cumps
 
_freelancer_ disse:
As minhas fans têm 3 contactos (têm o indicador da velocidade) mas suponho que se possa desligar na mesma :)


Caso uses fans de 120mm ligadas na board, evita fazer isso por causa do load que podem puxar.


Alias... evita mesmo é ter fans de 120 mm ligadas na board ;)
 
Back
Topo