Desligar Servidor de jogos Zwame?

Status
Fechado a novas mensagens.

Frango.

Power Member
Boas

Eu sei que já anda a ser discutido em vários tópicos o assunto da lentidão do fórum, mas este tópico é diferente pois fala dos servidores de jogos.

É assim, um servidor de jogos é pesado, e como a zwame agora tem 2 ou 3 eu acho que é isso que está a causar a lentidão, até porque os servidores estão no mesmo servidor que o fórum. Que tal alugarem a parte? Ou simplesmente pararem com os servers, pois só mesmo quando começaram com isso dos servidores zwame é que o fórum ficou muito mais lento.

Uma sugestão: Para ver se é ou não dos servidores desliguem os mesmos e naveguem no fórum ;)

Cumprimentos
 
Última edição:
Boas

Eu sei que já anda a ser discutido em vários tópicos o assunto da lentidão do fórum, mas este tópico é diferente pois fala dos servidores de jogos.

É assim, um servidor de jogos é pesado, e como a zwame agora tem 2 ou 3 eu acho que é isso que está a causar a lentidão, até porque os servidores estão no mesmo servidor que o fórum. Que tal alugarem a parte? Ou simplesmente pararem com os servers, pois só mesmo quando começaram com isso dos servidores zwame é que o fórum ficou muito mais lento.

Uma sugestão: Para ver se é ou não dos servidores desliguem os mesmos e naveguem no fórum ;)

Cumprimentos


Penso que o servidor de jogos está um server á parte.
 
Por acaso o fórum está um pouco lento às vezes, mas não é do servidor de jogos, pois esse está numa máquina à parte.

Lol meter um server de jogos e um server para um fórum com centenas de utilizadores tudo na mesma máquina seria masoquismo. :P
 
Andamos já a investigar os problemas de desempenho do fórum.
Não estará relacionado com o recente servidor de jogos, pois (e não só) tal como já foi dito este não se encontra na mesma máquina que o fórum.

Este fim de semana e no inicio da próxima semana devemos fazer alguns testes para melhorar a performance geral.
 
Muita coisa tem que ser vista quando se têm tantas ligações ao mesmo tempo, tantos acessos á base de dados e fazer as coisas sem downtimes ou pelo menos o mais curtos possíveis é complicado. Tivemos que adiar uma mudança uns dias dai a coisa ainda não estar melhor.

O servidor de jogos está numa máquina à parte do fórum portanto não é por ai.
Como já disse noutro local nós também sentimos esse problema e não estamos satisfeitos. É a vantagem de andarmos quase sempre por aqui :)

Para terem uma ideia é ridículo o peso do servidor de jogos. Eu pensava que ter um servidor de jogos necessitava de um hardware brutal e afinal não precisa de grande coisa. Mas não perguntem muito sobre a nossa estrutura que por questões de segurança não vamos falar muito nisso.

Dentro de pouco tempo vai voltar a ser um Porsche :)
 
O bottleneck são os discos? Se sim, um Intel X-25 está fora de qu€stão?

Tenho a confessar que não tenho sentido grande lentidão. Se calhar porque normalmente venho fora de horas de "pico" e não uso uma ligação à net propriamente rápida.
 
n sei se será o caso, mas se os servers partilharem a mesma ligação à internet, pode ser dai que está a vir o problema...

eu n percebo um chavo disto, foi um palpite por isso n me crucifiquem...
 
Não é por aí, o servidor de jogos gasta uma insignificância de largura, por comparação ao que o fórum gasta. :)

E só gasta quando lá tem pessoal a jogar basicamente, que nem sempre é o caso, muito menos agora no inicio.

A razão é outra não vale a pena estar a tentar fazer ligações/relações com o servidor de jogos.
 
O bottleneck são os discos? Se sim, um Intel X-25 está fora de qu€stão?

Olá Strakata:

Temos RAID 5 com SAS 15K. Um Intel X-25 era assunto mas é 2,5 (o servidor está preparado para discos 3,5) e ainda muito caro. Eu acho que os SSD vão ser o standard em breve (espero que este breve seja mesmo :)) mas ainda muito caro para comprar 3 discos (preferia mantermos RAID 5)

n sei se será o caso, mas se os servers partilharem a mesma ligação à internet, pode ser dai que está a vir o problema...

eu n percebo um chavo disto, foi um palpite por isso n me crucifiquem...

Com as ligações que o pessoal tem não é por ai.

Hoje fez-se uma mudança e penso que se notou. Ainda temos mais umas hipóteses que virão esta semana. Também vamos aprendendo neste processo.

Pedia para usarem este tópico: http://forum.zwame.pt/project.php?issueid=54
De qualquer forma anotem sff a hora e quantas pessoas estavam online se tiverem alguma lentidão para podermos estudar melhor nos logs.

Obrigado a todos.
 
É uma questão de ver se o problema são mesmos os discos (se não forem, podem esquecer o resto deste post). Se sim, é:

  • Avaliar qual o espaço em disco necessário para o próximo par de anos (não vale a pena pensar num prazo superior com a brutal queda dos custos de storage... principalmente flash);
  • Avaliar qual o encaixe financeiro que se poderá ter com a venda do actual storage;
  • Avaliar o custo de uma solução de storage compatível com a necessidade de espaço identificada no 1º ponto (mais uns adaptadores físicos 2,5 => 3,5).
  • Decidir se este é o momento certo para fazer a troca ponderando o actual custo dos lags de performance do fórum e o benefício do menor gasto se se esperar mais uns meses (considerando que quanto mais se espera, menor o encaixe da venda do storage actual).

(volto a dizer que não sinto lags de performance... mas a minha ligação à net arrasta-se só por si)
 
existem problemas de lentidão desde que me registei, para trás nao sei.

será demasiado pensar que isto tudo se resolvia mudando de fornecedor? eu se que a ligaçã à visual-fusion já é muito antiga e que é esreita a relação com o marsupillami mas, no fundo, o forum se calhar exige mais do que o que eles podem oferecer.

não?

opinião de observador interessado.
 
16:49 !
Actividade Actual: 2000 (519 membros e 1481 visitantes)
Outra quebra de velocidade, entre algumas que agora ocorreram !
De manhã esteve impecável !
 
É uma questão de ver se o problema são mesmos os discos (se não forem, podem esquecer o resto deste post). Se sim, é:

  • Avaliar qual o espaço em disco necessário para o próximo par de anos (não vale a pena pensar num prazo superior com a brutal queda dos custos de storage... principalmente flash);
  • Avaliar qual o encaixe financeiro que se poderá ter com a venda do actual storage;
  • Avaliar o custo de uma solução de storage compatível com a necessidade de espaço identificada no 1º ponto (mais uns adaptadores físicos 2,5 => 3,5).
  • Decidir se este é o momento certo para fazer a troca ponderando o actual custo dos lags de performance do fórum e o benefício do menor gasto se se esperar mais uns meses (considerando que quanto mais se espera, menor o encaixe da venda do storage actual).

(volto a dizer que não sinto lags de performance... mas a minha ligação à net arrasta-se só por si)

Ainda não estamos convencidos que seja dos discos. Durante esta semana ficaremos com uma boa ideia sobre isso :)

existem problemas de lentidão desde que me registei, para trás nao sei.

será demasiado pensar que isto tudo se resolvia mudando de fornecedor? eu se que a ligaçã à visual-fusion já é muito antiga e que é esreita a relação com o marsupillami mas, no fundo, o forum se calhar exige mais do que o que eles podem oferecer.

não?

opinião de observador interessado.

Com tanta informação actualizada tenho alguma dificuldade em aceitar a tua opinião.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo