1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

"Desparticionar", há perigo para o SO?

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por guaxinim, 19 de Dezembro de 2008. (Respostas: 7; Visualizações: 673)

1. guaxinim

guaxinim Power Member

Boas!

Então é o seguinte, tenho um disco de 200 GB que particionei em 5 partes porque na altura pareceu-me uma boa opção (XP, música, filmes, imagem, docs). Hoje chego à conclusão que não dá grande jeito ter isto assim, poruqe o espaço começa a faltar num sítio e noutro há a mais.

Há uns tempos decidi mudar os tamanhos das partições criadas e deu uma trapalhada descomunal. Só para terem uma ideia 90% da música ficou inutilizável, com faixas diferentes misturadas no mesmo MP3, um autêntico mix...

Qual a ideia agora? Já passei os files todos das 4 partições para um disco externo e tenho apenas a C: ocupada com o XP que quero deixar intacta.

A pergunta é: posso juntar as 4 partições restantes numa só sem causar qualquer problema na do XP?

Se tenho o azar de esta alteração mexer no XP e me afectar o sistema prefiro estar quieto.

E já agora, que programa usar para o efeito, e qual a forma mais segura de o fazer?

Obrigado pela ajuda!

2. redshot

redshot Electromoderator
    Staff Member

Boas, o Partition Magic faz isso, mas lá está, é pago. Não sei se o Gparted faz isso, mas penso que tem essa funcionalidade. E melhor, é gratuito.

Cumps

3. guaxinim

guaxinim Power Member

Obrigado pela resposta!

E em relação a problemas na partição do SO? Pode dar barraca?

4. lfernandes

lfernandes Power Member

depende do programa que se usa, eu não tenho muita experiência nisso mas já ouvi users a afirmar que o partition magic com o vista dá barraca.Pode ser que apareça alguem que te esclareça melhor.

5. U24what

U24what Power Member

Eu no teu caso e para que não hajam problemas futuros (links de programas orientadas para essas partições, chaves do registry,...) e tendo feito uma salvaguarda dos dados mais importantes, formatava tudo e reinstalava o SO de novo com a partição desejada (penso que mais que duas por SO é exagero, até porque a máquina perde algum rendimento).

6. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Com o GParted, ou o PartedMagic podes apagar as partições a mais e fazer resize à do windows, em princípio, sem problemas (é importante selecionar o "arredondar a ...")

7. roque66

roque66 Power Member

o windows vista tem o seu proprio particionador de discos nas ferramentas admnistrativas-> computer management e depois tens la os storages-> disk management e escolhes o que queres reduzir sem prejuizo pro disco.....o XP nao sei se tem, mas tenta....mas se tens xp Pmagic 8 é optimo

8. MikeFR

MikeFR Power Member

Boas,

A resposta é: podes. Utiliza o Gparted, é bastante fácil de usar.

O procedimento será o seguinte:

- Apagas todas as partições secundárias e todas as partições lógicas, deixando intacta a primária (onde está o windows).
    - Vê se a partição onde está o Windows está "no começo do disco". O Gparted tem uma barra em cima, que te mostra onde se encontra a partição. Se não estiver no inicio, move-a para lá, ANTES DE FAZER O RESIZE! (depois do resize, vai demorar muito mais)
    - Por fim, faz o resize da partição

Qualquer coisa apita.

Cumps

Partilhar esta Página