[Desperate Need of HELP] Sistema Operativo não encontrado

Ontem à noite deixei o laptop a sacar umas músicas no itunes.

Hoje de manhã, quando acordei, e tentei aceder ao computador, o ecran não mostrava imagem dps de eu mexer com o rato/teclado, pelo que tentei suspendê-lo (método que costuma resultar) e voltar "acordá-lo" e ficava tudo ok. No entanto não estava a consegui-lo (fn+F1). Nisto ainda tentei Ctrl+Alt+Del, numa esperança de conseguir fazer alguma coisa às cegas, mas antes de me aventurar nisso, lembrei-me de carregar no caps lock para ver se o led se ligava: nada. Nem o num lock nem o scroll lock, meaning, aquilo não estava a responder ao teclado. Como tal, não havia mais nada a fazer, e desliguei o laptop pelo botão, voltei a ligar, aparece o símbolo da asus com aquele som irritante e a seguir só aparece a seguinte frase no canto superior esquerdo, "Sistema Operativo não encontrado".

Reiniciei o dito cujo para ver se era "birra", mas aconteceu o mesmo. Nisto pensei "bom, estou a ver que só me resta o good old way de usar os cd's de recovery e mandar à vida as maravilhas que tinha na partição c: (onde o xp está instalado).

Antes de o fazer, lembrei-me de experimentar um cd de instalação do ubuntu, que dá para fazer boot a partir dele e usar o ubuntu como demo (sem instalar nada no disco) e copiar aquilo que pretendia para a partição d:.
O ubuntu carrega normalmente, mas quando vou a abrir quer o disco c: quer o disco d:, aparece-me um erro que diz que não é possível "montar" nenhum dos dois.

Posto isto, vejo que não forma de evitar perder as tais maravilhas que queria salvar, e faço reboot ao pc.

Acontece que desta vez, já não me disse que não encontrava o sistema operativo, ele começa a carregar o xp, naquela parte muito rápida antes do ecran de boot, mas que, neste caso, pára logo no início e diz que está em falta o ficheiro windows\system32\config\system, e para eu tentar repôr o ficheiro em falta a partir da consola de recuperação.

Como os recovery discs da asus não deixam instalar o xp directamente, fui buscar um cd com o win xp professional edition, (o do portátil é home), lá faço boot a partir dele, lá me abre a consola de recuperação mas aparece-me algo assim:

O ficheiro especificado é inválido
c:\


meaning, quer faça dir ou tente abrir qualquer pasta que me lembro estar no disco c, ele dá-me sempre aquele erro, meaning, não consigo repôr os ficheiros em falta manualmente, logo volto ao plano de origem: usar os cd's de recovery da asus.

Começa o processo de recovery, pede-me o outro cd e dps aos 74% do processo total dá-me o seguinte erro:

"Error #48
Sector not found"

Clico OK, "The recovery process failed. Try again", já fiz isto 2 vezes e não passa da cepa torta :/


Help, anyone? =x

Thx

P.S. O laptop em causa é um Asus A6Ja, não sei se é relevante para o caso ou não.
P.S.S. Procurei pelo significado do erro nos foruns/faqs da asus mas não encontrei nada :/
 
Ainda não tinha tentado isso. Experimentei agora fazer isso, mas ao carregar na tecla que me dá acesso ao menu para escolher o tipo de boot que pretendo, aparece-me a mensagem: "Erro de disco".

Espero bem que o disco não tenha pifado :x Ainda me resta tentar formatá-lo através do disco de instalação do xp professional. :/
 
Deve mesmo ter ido à vida :(

Se o portátil já não estiver na garantia tenta retirar o disco, colocá-lo numa caixa externa e ligar a outro pc só para ver se ele o reconhece.
 
Back
Topo