Desta vez é que é ...

nfn

Power Member
Boas,

Estou decidido na minha nova compra ... um Mac!
Restam-me algumas dúvidas que gostava de esclarecer.

Utilizo Windows à séculos, mas como não jogo nem trabalho com ferramentas profissionais específicas, creio que a mudança vai ser simples.
Além disso conto ter o Parallel ou semelhante para correr Windows ... não quero dual boot.

Estou dividido entre o iiMac 17" 2GHz e o MackBook 13" 2,16GHz e estava esperançado em novidades de hardware no WWDC07, principalmente do iMac, mas como não saiu nada, fiquei em StandBy.

Além disso, com a saída do Leopard em Outubro as coisas começam a complicar-se.

As questões são:

1. Faço bem em esperar até Outubro? Se adquirir um Mac agora com o Tiger, o custo de upgrade para o Leopard será os $129,00 como anunciado ou será diferente?

2. Estou dividido entre o iMac 17" 2GHz e o MackBook 13" 2,16GHz isto porque tenho liberdade no MacBook contra mais capacidade e dimensão no iMac.
Costumo ter o meu PC muito tempo ligado continuamente ... será que o MacBook se comporta bem com este tipo de utilização?

3. Não querendo ter dual boot, quais as opções além do Parallel? Qual sugerem?

Um abraço

nfn
 
Não, não fazes bem em esperar! Compra já, porque se não ficas como o Bocage, morreu com um bocado de tecido na mão, porque estava sempre à espera da próxima moda. Compra já!
Sim, o Macbook não tem problema em deixá-lo ligado, apenas fica quentinho, mais nada.
 
EU sou da opinião contrária À do Peidina... Se não tens necessidade para já, creio que esperar pelo Leopard, e pelas alterações de hardware que venham até lá podem bem compensar a espera uma vez que os preços raramente se alteram!... especialmente porque um dos meses de espera vai ser passado na praia, onde informátca não se porta bem com areia, água e as saídas à noite ;)
 
1. Precisas agora compra, não precisas espera, o upgrade será de $129,00.
2. Penso que o Macbook aguenta bem o stress, nesta questão não posso ajudar muito, tu é que sabes do que precisas.
3. Tens o Parallels, o Fusion, e o VirtualBox que é grátis.
 
Se não precisas da máquina no imediato, espera até Outubro que é garantido que compras um iMac novo (mais que não seja um refresh) já com Leopard.

abuso, o upgrade não é 129€... é 69/89€ se não me engano.
 
@Peidina

A minha dúvida prende-se pela questão de novo hardware que possa surgir ...
Uma compra agora pode tornar-se obsoleta quando sair o Leopard (+ mem, novo hw,etc).

@[PT]latrine

essa é a grande verdade! Eu não tenho pressa e pelo que percebo (pouco) o iMac deve estar a sofrer alguma actualização/remodelação. Não queria ficar com equipamento antigo em casa.

@abuso

Acho o MacBook simpático, só peca pelas 13" ... as letras ficam pequenas, mas em contrapartida posso leva-lo para todo o lado!
Esta a a maior dúvida que tenho ... vou ter que passar umas horitas na ***** a brincar com os dois :)

Em relação à Virtualização, 1 GB de memória será suficiente?

@kidloco

Tenho essa ideia ... se esperar até Outubro tenho o Leopard e eventualmente uma maquina nova para que me decida!
 
1 gb dá bem se usares exclusivamente windows, pois podes mete-lo com 512 de RAM. Se quiseres usar os dois SO's é que fica mais complicado, pois os 512 reservados para o OSX têm de suportar o OSX e a VM e aí ele fica meio empenado.

Eu uso parallels algumas vezes, usa-se bem, mas, na minha opinião, vale a pena gastar um pouco nos 2gb, desde que haja possibilidades para isso. Assim que der, vou meter os 2 gb no meu MacBook.

Quanto à portabilidade do MacBook é algo de excelente. Grande autonomia e muito fininho. O meu anda sempre com uma bolsa de neoprene, muitas vezes debaixo do braço com alguns livros, outras vezes dentro de uma mochila com os mesmos livros... A portabilidade tem custos, entre os quais se contam as 13''. Eu trabalho sempre no MacBook e até me dou bem com as 13'', melhor do que esperava.
 
Como já foi dito com 1 Gb até se pode fazer qualquer coisa no Windows "virtual", mas para trabalhares mais à vontade aconselho um upgrade à memória, especialmente no macbook (não te esqueças que aqui a gráfica partilha a memória do sistema). Eu tenho 1.5 Gb no meu iMac e dá para as despesas, mas 2 Gb será o ideal.
 
Eu tenho dois amores ....
Ontem estive a brincar com os dois ... e tá difícil a escolha :)

Em ambos os modelos estamos limitados em termos de memória, pois pelo que conseguir entender só disponibilizam 2 slots para uma capacidade máxima de 2 Gb (2 x 1Gb) MB e 3 Gb (1 Gb + 2 Gb) no iMac

Sabem se nas lojas têm disponível estas configurações com 2GB ou para termos essa capacidade temos que encomendar directamente da loja da Apple?

Loja preferencial em LX

Obrigado.
 
Podes mandar vir a memoria de fora..
Tive a mesma duvida que tu à coisa de 1 mes..optei pelo macbook..
Não estou arrependido..mas ficava mais "bem servido" com o iMac...
 
Claro que isto é apenas uma opinião pessoal, mas eu não troco o meu Macbook por nada. Tive um Ibook durante 3 anos e já não consigo deixar os portáteis.

Tendo um router sem fios para ter net em toda a casa, para mim não há nada melhor. Conseguimos estar a trabalhar ou simplesmente navegar os sites de que gostamos sem termos que nos isolar numa secretária. E faz com que não seja necessário ter revistas na casa de banho :-D
 
@lord_zed

Mas se no MB tens 2 x 512 de origem ... como vou por 2 GB sem jogar estas fora?
Se pedir numa loja um MB com 2 Gb de origem eles têm ou alteram na hora ou é preferível encomendar na apple.com.pt?
Eu reconheço que tb se fica melhor servido com o iMac ... mas o MB dá-nos muita liberdade ... ai, ai!

@strikereg

Pois é ... assim deixamos realmente de estar "enfiados" na secretária!
 
Como tenho um macbook vou te deixar uma sugestão que no meu caso só não é válida por ter um Desktop.

Podes comprar agora um MacBook, fazes o upgrade para 2x1GB de RAM por cerca de 90 eur (www.crucial.com) e mais tarde (isto se não tiveres possibilidade para já) comprar um monitor e ligar o MacBook ao monitor quando tiveres em casa, assim tens um 2 em 1.

Em relação ao desempenho do MacBook ligado a um monitor já não te posso ajudar, porque nunca experimentei o dito ligado a outro monitor, mas deve haver alguém que te possa ajudar aqui no forum.

Quanto à virtualização já experimentei o Parallels e o VMWare Fusion ambos com o novo modo que "trazes" janelas para o OS X, o Parallels é pior que o VMWare, a mim o Parallels colava o CPU a 180%-200% mesmo em idle, o VMWare fica-se pelos 5-7% e em utilização normal nos 25-50%, é muito mais smooth que o parallels por causa disso mesmo.

Em relação à RAM como já disse acima, faz o upgrade. Neste momento estou com 1GB de RAM (a memória que encomendei da crucial ainda não chegou), uso 256 de RAM para a maquina virtual no VMWare e a coisa até anda bem, mas estou curioso com o desempenho da dita com uns 512 ou mais de RAM, ficando assim 1.5GB para o OS X e Gráfica, mal posso esperar :D

Já agora, aqui ficam 2 vídeos com o Unity (VMWare) e Coherence (Parallels)
http://www.youtube.com/watch?v=JIApJMzGzDQ
http://www.youtube.com/watch?v=HjVZt-G2qC8

Espero ter ajudado :)
 
Última edição:
Tentas vender a alguem que precise!!
Acho que mesmo assim fica mais barato mandares vir da crucial do que do que pedires a uma loja para te colocar a ram extra. o pessoal da poweron tinha 1 opçao com 2Gb não sei se ainda tem!
 
@efegue

Obrigado pelas dicas ... essa do monitor é uma boa ideia! Como será que se comporta?

Boas,

Só para te esclarecer, comprei hoje o adaptador para ligar ao monitor do pc!! Funciona ás mil maravilhas.

Não é preciso fazer quase nada para o ligar, como sempre o mac é simples.. Vais a display no System preferences clicas em Detect Displays e pronto, nada mais simples.

Podes é ter um problema como me aconteceu, nunca ficava com a resolucao maxima no monitor externo, mas para isto acontecer, basta fechar o MacBook e carregar numa tecla para o acordar e usar o monitor externo em "Full", não faço ideia porque não dá para fazer isto com o monitor do macbook ligado, mas pronto...

Agora estou é com o problema que o PC pode ficar a apodrecer porque só preciso dele para jogar e até nem jogo quase nada.. :lol::lol:
 
Podes é ter um problema como me aconteceu, nunca ficava com a resolucao maxima no monitor externo, mas para isto acontecer, basta fechar o MacBook e carregar numa tecla para o acordar e usar o monitor externo em "Full", não faço ideia porque não dá para fazer isto com o monitor do macbook ligado, mas pronto...

Há uns tempos liguei o MacBook a um LCD da Samsung, enorme, deve ter à volta de 32'' e aquilo não dava para meter sequer a resolução máxima do MacBook, pensei que fosse limitação de hardware. Aquilo estava ligado por VGA...

O que fizeste foi fechar o MacBook, voltar a abrir e acordá-lo do sleep? Mas depois dizes que tem de se ter o monitor do MacBook desligado... Não percebi muito bem, podes explicar melhor?
 
Back
Topo