Bem, li ontem a noticia sobre o declinio de pessoas a jogar o D2, e apesar de não ter comprado o jogo por estar à espera disto mesmo, as horas que investi no D1 não me deixam ficar indiferente ao trabalho (ou falta dele) da Bungie.
Por um lado fico contente por não ter caído nas mãos da Bungie novamente, por outro fico tão triste por isto ter acontecido, pois o D1 (completo) tinha tudo para fazer do Destiny uma série incrivel. Se um dia tinha considerado comprar no PC, hoje já nem me passa pela cabeça, com todas as criticas que vou lendo.
É normal que haja um declinio, tal como aconteceu ao longo de três anos no D1. Neste tipo de jogos vai haver sempre uma flutuação do número de jogadores, seja por o conteúdo estar pouco acessível ou acessível demasiado facilmente. E mesmo com essa quebra, ontem estiveram 1.9 milhões de jogadores no PVE.
Como tu jogaste o D1, acho que já devias de ter percebido uma coisa. A comunidade do Destiny é muito vocal, mas nunca sabe o que realmente quer. A comunidade do Destiny está numa crise de identidade desde 2014. Estamos a falar da mesma comunidade que no lançamento do Destiny 2 queixou-se bastante do sistema de shaders (por serem consumíveis), e que agora desespera por uma forma de os apagar mais facilmente. Não estou a dizer que não existem criticas válidas, porque existem. O que estou a dizer é que qualquer crítica feita ao jogo vai ser sempre ampliada "N" vezes nos fóruns pelos fãs mais hardcore.
Eu só acho que após algum tempo, faria todo o sentido o D2 ter mais que a fase final do D1.
Não tem lógica nenhuma andarmos para trás, mas pronto...
Estavas à espera que o D2 fosse lançado com todo o conteúdo do D1 mais o novo conteúdo? Isso é completamente irrealista. Geralmente só os jogos de desporto é que costumam fazer isso, e mesmo assim, acontece num ano ou outro serem lançados com menos conteúdo ou com alguma feature em falta.
Estás a falar de UMA quest para UMA arma exótica e o facto de repetir a raid 70 vezes não faz disso uma quest em condições, antes pelo contrário...de qualquer das formas, eu não disse que a quest da ToM ou da BS ou outra qualquer, eram boas. A diferença é que no D1 tinhas uma série delas que te mantinham ocupado durante um bom tempo, coisa que não acontece neste D2.
Nenhuma das quests exóticas que mencionaste estavam disponíveis no vanilla Destiny, e as que estavam, não envolviam nada de especial. A unica mais demorada era mesmo a da Thorn, porque envolvia fazer kills no PVP com void weapons. E que bom que era poder contar com o maravilhoso RNG do jogo para ganhar uma quest exótica ao entregar bounties.
E não sei até que ponto essas quests que referes devem ser usadas como exemplo de boas quests ou de bom design, porque na altura que foram introduzidas, chatearam muita gente por serem "time-gated"; por ser a Bungie a ligar um botão e por magia ficavam disponíveis para quem nesse dia fazia login no jogo.
A quest da Sleeper Simulant, que ao inicio parecia ser um esforço de comunidade, acabou literalmente por ser um botão ligado pela Bungie. E a quest da Black Spindle, que não era propriamente uma quest, não tinha nada de especial. Apenas era necessário fazer uma missão em heroic de uma forma alternativa.
Concordo que não faça sentido comparar o D2 com o D1 completo, mas não parece que faça sentido comparar com o Y1, faria mais sentido comparar com o Y3 do D1. Embora seja D2 não deixa de ser Y4 do Destiny.
Ao comparar o D2 com o Y3 do D1, está-se a comparar o D2 com três anos de conteúdo do D1. Os itens exóticos, as áreas, os strikes e os inimigos do Y1 e Y2 não desapareceram no Y3.