Destruir depois de apagar

boston

Power Member
Boa tarde,

Gostaria que me indicassem boas opções para destruir 'shredder' ficheiros ELIMINADOS. A ideia é que seja praticamente impossível recuperar a informação já apagada do disco.
Trabalho num local onde a informação é muito sensível, por norma utilizo um programa que permite a eliminação ficheiros em modo gutemann, mas nem sempre me recordo de o usar.

Obrigado

SO: Windows
 
A melhor opção é destuir a unidade de armazenamento fisicamente...
Há sempre maneira de recuperar informação apagada, independentemente do metodo de eliminação por software.

Agora a questão é, quão dificil será recoperar, o metodo gutemann é bastante bom, apenas sendo possivel recoperar informação através de analise estatistica bloco a bloco...

Outra questão, é a de os ficheiros em que se trabalha, terem muitas vezes direito a "segurança" para o caso de faltar a luz durante o trabalho, esses ficheiros temporarios tambem levam com o metodo de eliminação em cima? é que se não levarem... tanto trabalho e depois basta recuperar o ficheiro temporario e ter a informação de volta. Apesar do original estar "correctamente" destruido.

A melhor opção, é usar uma unidade amovivel, um disco com gaveta, por exemplo... e depois do dia de trabalho, retirar o disco e coloca-lo num cofre. Assim, o SO, programs, emails, e documentos, ficam todos bem guardados no cofre.

EDIT:
Um bom cofre de embutir na parede, daqueles que ficam chumbados no cimento custam menos de 500€ hoje em dia. E quando digo bom, digo daqueles que demoram 5m a abrir por profissionais. :P
 
A melhor opção é destuir a unidade de armazenamento fisicamente...
Há sempre maneira de recuperar informação apagada, independentemente do metodo de eliminação por software.

Agora a questão é, quão dificil será recoperar, o metodo gutemann é bastante bom, apenas sendo possivel recoperar informação através de analise estatistica bloco a bloco...

Outra questão, é a de os ficheiros em que se trabalha, terem muitas vezes direito a "segurança" para o caso de faltar a luz durante o trabalho, esses ficheiros temporarios tambem levam com o metodo de eliminação em cima? é que se não levarem... tanto trabalho e depois basta recuperar o ficheiro temporario e ter a informação de volta. Apesar do original estar "correctamente" destruido.

A melhor opção, é usar uma unidade amovivel, um disco com gaveta, por exemplo... e depois do dia de trabalho, retirar o disco e coloca-lo num cofre. Assim, o SO, programs, emails, e documentos, ficam todos bem guardados no cofre.

EDIT:
Um bom cofre de embutir na parede, daqueles que ficam chumbados no cimento custam menos de 500€ hoje em dia. E quando digo bom, digo daqueles que demoram 5m a abrir por profissionais. :P

Exceptuando a parte de "faltar a luz" e profissionais que demoram 5 metro a abrir cofres, acho que tens toda a razão. O método mais seguro de guardar informação sensível é num cofre. Ainda que ninguém consiga recuperar a informação de um disco rígido, há sempre o risco de este ser furtado.
 
o que procuro é um software que execute o pretendido e não alternativas.

actualmente tenho uma máquina virtual, onde acedo como se de uma 'drive' de rede se tratasse (através de SSH(Debian)), alterei igualmente as variaveis: %temp% & %tmp% para essa mesma drive minimizando assim a possibilidade de recuperação...

apesar de mts procedimentos,há sempre esquecimentos...gostaria de resolver essa questão.

Obrigado
 
Boas.
O Tune Up Utilities 2009 dá-te essa opção, quando carregas no botão direito na reciclagem pra esvaziares, ficas tb com a opção de apagar com outros métodos, o gutemann incluido, ou seja é questão de te habituares a esvaziar smp a reciclagem dessa forma, que ja é bastante parecida com a forma normal. Podes também carregar em cima de qualquer ficheiro e apagar directamente. O problema é que esse prog n é gratuito. Também usei um freeware em tempos, chamado File Shredder, mas não te dá o menu de contexto na reciclagem. Experimenta e vê se é isso que procuras.
Espero ter ajudado.

Cumps.
 
Gutemann, DoD, Schneier, menu(s) de contexto e freeware:
Eraser

e podes utilizar isto para remover o "empty recycle bin"(continua a aparecer nas common tasks)
Código:
reg delete "HKCR\CLSID\{645FF040-5081-101B-9F08-00AA002F954E}\shellex\ContextMenuHandlers\{645FF040-5081-101B-9F08-00AA002F954E}" /f

edit:Ia jurar que vi um post do boston a dizer "Destruir depois de apagar" a seguir ao meu...(?)
Acho que isso é complicado porque formalmente não existe diferença entre ficheiro apagado e espaço em branco, mas este programa tem a opção de escrever por cima de todo o conteúdo da drive que não contem informação, demora é que se farta.
 
Última edição:
Back
Topo