Detalhes sobre Multi Rendering da ATI

RavenMaster

Power Member
"Um artigo do site Xbit Labs indica que a tecnologia Multi Rendering, em
desenvolvimento pela ATI, terá algumas vantagens sobre a SLI, da rival nVidia. Ambas permitem a utilização de mais de uma placa de vídeo na mesma máquina. No entanto, enquanto a tecnologia da nVidia exige duas placas idênticas ou muito parecidas, o Multi Rendering permitirá o emprego de placas diferentes.

A ATI também trabalha para oferecer frame rates mais altos com o Multi Rendering, mas não há previsões em relação ao ganho de desempenho. A nVidia afirma que um sistema com duas placas GeForce 6800 operando com uma placa-mãe nForce4 SLI garante performance gráfica até 80% superior. A tecnologia da ATI não tem prazo para chegar ao mercado."

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Porque será que isso me soa a MBS? (marketing bull-****)


Multi-rendering em placas gráficas diferentes... isso não faz sentido nenhum, seria complicadíssimo correr um jogo ou aplicação em que uma placa fizesse (sozinha) 100fps enquanto a outra fazia apenas 35fps...
 
hmm simples :P uma faz 20 linhas a outra faz o resto :P Não melhora é praticamente nada o desempenho.
No entanto... aqui soa melhor akela do, compras agora uma topo de gama e mais tarde compras outra, não igual, mas uma topo de gama da altura. :D
 
Raptor disse:
Porque será que isso me soa a MBS? (marketing bull-****)


Multi-rendering em placas gráficas diferentes... isso não faz sentido nenhum, seria complicadíssimo correr um jogo ou aplicação em que uma placa fizesse (sozinha) 100fps enquanto a outra fazia apenas 35fps...

O primeiro SLI da nova geração a dar-se a conhecer ao mercado, o da AlienWare, propunha exactamente isto... não ser dependente da gráfica.
 
Não faz nenhum sentido.

É como pegarem numa carrinha, e meterem como motor no lado esquerdo o motor de um BMW M5 e no outro lado o motor de um VW 1.2... não faz sentido nenhum, para além das complicações que isso traria a nível de implementação de software, etc...


Isto sem contar com a afirmação de que terá sem dúvida melhor performance que o SLI...


Sorry, mas "i'm not buying that!"
 
Ui, isso não é nada bom para quem gosta de algumas coisinhas que placas mais antigas não têm.

Ou seja, se realmente isto der para fazer (juntar 2 gráficas diferentes), tentar juntar 2 da mesma gama.

Raptor, essa da melhor performance penso k seja em casos k em vez de teres 2 6800nu em sli, teres 1 6800nu com uma 6800gt (falando em placas da mesma gama). Suponho que se consiga mais fps.
 
Tafinho disse:
Máximo denominador comum.
É o mais certo,

mas em certos casos seria o mesmo que fazer um RAID 0 com dois discos diferentes, um muito rápido e outro muito lento. Seria contraproducente, mais vale mantê-los separados.

A unica hipotese viável, relativamente à performance, é se a ATI conseguir tirar partido total da gráfica mais rápida e atribuir o trabalho possivel restante à placa mais limitada, indo buscar mais uns pózinhos de performance. Não vejo outra forma.
 
SilveRRIng disse:
É o mais certo,

mas em certos casos seria o mesmo que fazer um RAID 0 com dois discos diferentes, um muito rápido e outro muito lento. Seria contraproducente, mais vale mantê-los separados.

É um pouco diferente, o RAID 0, por construção dá matade do trabalho a cada um dos discos. A distribuição de trabalho numa placa gráfica não tem de ser equalitária, o que já não seria a 1a vez.
Nem que 1 das placas faça 68 linhas, e a outra faça 700 linhas.
 
Tafinho disse:
É um pouco diferente, o RAID 0, por construção dá matade do trabalho a cada um dos discos. A distribuição de trabalho numa placa gráfica não tem de ser equalitária, o que já não seria a 1a vez.
Nem que 1 das placas faça 68 linhas, e a outra faça 700 linhas.
No que se refere às features que uma placa suportasse e a outra não, poderia mesmo ser altamente contraproducente, dependendo do que fosse e do impacto que essa feature tivesse na performance.

O exemplo do raid serve só mesmo para exemplificar que a hipotese de distribuição equalitária é a que faz menos sentido, a placa mais rápida teria que "esperar" pela outra. Só pode ser mesmo com "load balancing" e que este seja efectivamente bem calculado para n se desperdiçar potência da placa mais rápida.

Resta-nos ver esta coisa na prática.
 
SilveRRIng disse:
Só pode ser mesmo com "load balancing" e que este seja efectivamente bem calculado para n se desperdiçar potência da placa mais rápida.

Pensei que esse fosse um pressuposto, senão não faz qualquer sentido.
 
Talvez haja um método de distribuição de "pacotes" como o Seti ou boink.

Processam os dados (pacotes) conforme vierem da "Fonte".
À falta de explicações melhores... :rolleyes:

1 pra mim 3 pra ti, 1 pra mim 3 pra ti...

Depois quando há um "drop" da mais fraca ajustasse:

1 pra mim 4 pra ti, 1 pra mim 4 pra ti...
 
Tafinho disse:
Pensei que esse fosse um pressuposto, senão não faz qualquer sentido.
Lol, good point.

Resta saber se o overhead deste processo é compensado pelos ganhos, mas é previsivel que seja, desde que as placas não sejam muito "díspares".
 
Isto é, é uma porra para xupar o guito ao ppl, 1 grafica já custa os olhos da cara agora logo 2, no proximo ano passa a ser td a 2... 2 CPUs, 2 GPUs, 2 discos, 2 mems (ok estes 2 já são ;)) será k vamos passar a receber 2 ordenados??? :rolleyes:
OK desculpem o desabafo :sad: Mas parece-me k montar um pc de gama alta parece k vai sair mais caro pró ano, a n ser k os preços dos componentes caiam na ordem dos 50%.


Por outro lado e voltando ao topico axo k tanto o SLI como o "multi-rendering" são apenas tecnologias temporarias k servem de teste para akilo k serão as futuras placas graficas, 1 PCB com multiplos GPUs e k possivelmete irão passar a utilizar a memoria de sistema em vez de memoria propria, exactamente o mm k se vai passar nos CPUs.

Como tal e se seguirmos a logica dos SuperComputadores n tem grande sentido trablharmos com GPUs k têm diferentes prestações, diferentes consumos, diferentes maneiras de receber as instruções e com diferentes metodos de desing grafico.
EG: SM3 nas X800 e SM2 nas 9800 (tinhamos k bombar só SM2.... maravilhoso n era?;) ). Com 2 gpus ainda se comia, agora se tivermos 9 gpus a suportar SM3 e 1 com SM2 essa teoria do MDD sucks hard!:puke:
Ok e uma é PCI-EXP e a outra AGP mas a adaptação até é facil, nem é por ai k "o gato vai às felhoses" e ok a X800 n suporta SM3 só SM2.0b , mas imaginemos k já suportava! GEEEZZZ:P
 
Última edição:
Bionicman disse:
Isto é, é uma porra para xupar o guito ao ppl, 1 grafica já
EG: SM3 nas X800 e SM2 nas 9800 (tinhamos k bombar só SM2.... maravilhoso n era?;) ). Com 2 gpus ainda se comia, agora se tivermos 9 gpus a suportar SM3 e 1 com SM2 essa teoria do MDD sucks hard!:puke:

Pah.. isso é impossivel. Para já a 9800pro só existe em agp e x800 em pciexpress/agp logo.. :P :)
 
Bionicman disse:
Isto é, é uma porra para xupar o guito ao ppl, 1 grafica já custa os olhos da cara agora logo 2, no proximo ano passa a ser td a 2... 2 CPUs, 2 GPUs, 2 discos, 2 mems (ok estes 2 já são ;)) será k vamos passar a receber 2 ordenados??? :rolleyes:
OK desculpem o desabafo:sad:

Nunca vi ninguém com uma arma apontada à cabeça para se obrigar o pessoal a estourar o € em placas gráficas...
 
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