Dev-ZWAME [Informações e Discussões]

@Chaosweaver: O prazer é meu ;)

Pessoal, gostaria de saber o que pensam em relação ao nome do projecto.
Pensei em D-ZWAME, visto que não queremos um nome muito comprido, e o "D" de Desenvolvimento (Development).

Que acham? Aceita-se sugestões :)

Cumps
 
:x2:
Já agora em relação às ideias para projectos, que tal criarmos algo assim do género de programas freeware !
Tipo deve haver muito para onde escolher e claro nem tou a especificar nenhum programa em especial !
Até que podiamos criar um para saber algo do pc ou coisas do género !
É só uma ideia, nada mais ! :)
 
Última edição:
:x2:
Já agora em relação às ideias para projectos, que tal criarmos algo assim do género de programas freeware !
Tipo deve haver muito para onde escolher e claro nem tou a especificar nenhum programa em especial !
Até que podiamos criar um para saber algo do pc ou coisas do género !
É só uma ideia, nada mais ! :)

Desculpa, mas não percebi a ideia, podias explicar melhor?

É que os projectos vão ser freeware e open-source, mas este último só vai ser divulgado no fim do projecto, porque este projecto dedica-se à aprendizagem e ao enriquecimento tecnológico da comunidade ZWAME.

Cumps

PS: Já temos webhosting, por isso, se houver voluntários para a realização de um site para o projecto, contactem-me por PM ou aqui mesmo pelo tópico.
 
Última edição:
Desculpa, mas não percebi a ideia, podias explicar melhor?

É que os projectos vão ser freeware e open-source, mas este último só vai ser divulgado no fim do projecto, porque este projecto dedica-se à aprendizagem e ao enriquecimento tecnológico da comunidade ZWAME.

Cumps

PS: Já temos webhosting, por isso, se houver voluntários para a realização de um site para o projecto, contactem-me por PM ou aqui mesmo pelo tópico.
Não nos direccionar-mos tanto na área da web !
Mas é só uma ideia ! :)
 
Eu por mim, penso que devemos analisar todo o tipo de projectos em conjunto, e depois verificar se vale a pena ou não.

Estou a realizar uma documentação para o projecto, só o whitehatg é que já lhe deu uma vista de olhos.
Quando estiver pronta, digo qualquer coisa :)
 
Boas,

Acho a ideia interessante. Posso tentar dar uma ajuda, e lembrei-me de uma coisita que talvez ajude muito pessoal.

Um problema que eu costumo ter quando tenho um projecto, é fazer as Stored Procedures para uma tabela (CRUD), e o código para usar essas SPs. Como temos pessoal com vários conhecimentos técnicos, o que acham de fazer uma aplicação que permitisse gerar tanto as SPs, e código para usar essas SPs (Data Layer), nas linguagens/tecnologias que o pessoal usa. Se por um lado, existe a tarefa de criar o engine de executar os templates, também é preciso o know-how das várias linguagens para criar os templates de código.

Mais tarde, até podiamos evoluir para algo que fizesse também os forms (em web) para consumir a data layer, com um layout default que depois seria modificado de acordo com a necessidade. Mas ao menos não seria feito de raiz.

Enfim, apenas uma ideia para o ppl.

Já agora, as coisas em que eu mexo.

.NET (VB.NET/C#), ASP, ASP.NET, Javascript, HTML, CSS, AJAX, SQL, e mais umas coisitas.

Abs
XiriX
 
Meus caros,

Tenho estado a ler esta thread e vou dar os meus 5 cêntimos para quem os quiser.
Neste momento tenho um mestado em Engenharia Informática e trabalho como consultor na área de Gestão de Serviços há quase 1 ano. Eu faço um pouco de tudo: análise de requisitos, programação, configurações, etc etc.

Ao ler esta thread vejo que há muita vontade de andarem com este projecto (e ainda bem), mas não me parece que os drivers estejam bem alinhados.

Vejo ai muita gente a falar que sabe programar nisto e naquilo e no outro...Mas realmente acham que, neste momento, a linguagem em que vão programar é o mais importante? Por uns saberem PHP e outros VB vão estar a condicionar o projecto? que melhor oportunidade de alguns aprenderem novas tecnologias do que estar num projecto onde não dominam ainda a tecnologia. (quando começei a trabalhar mexi em muita coisa que desconhecia e confesso que isso so me ajudou a evoluir e a tornar-me mais autónomo).

Portanto não me parece que devam, para já, estar TÃO preocupados com as linguagens. Isso é realmente o menos importante.

Neste momento, o que me parece ser mais importante é irem junto do cliente (para já, os users desta comunidade) para saberem, junto deles, quais as suas necessidades, o que lhes faz falta para melhorar a interacção com o fórum. Em suma, respondam a isto: o que é que a comunidade quer?

Depois disto já sabem qual o produto final que querem apresentar (uma barra xpto pró browser, um widget para o vista, etc). Depois disso, então, começam a preocupar-se com o resto.

Espero ter ajudado a "alinharem-se" um pouco mais :)

Entretanto, se quiserem uma sugestão, penso que era bastante proveitoso desenvolverem web services para as funcionalidades que querem desenvolver. E porquê? Por exemplo, para a sugestão do aviso das PM's, basta terem um web service que se ligue À BD do fórum e, com determinados parâmetros (username, user id, etc), devolva o número de pm's não abertas (isto é um exemplo). E com a facilidade de integração de informação devolvida por web services, podem usar isso para um widget do vista, para uma barra do browser, para inúmeras coisas.

Gostaria de saber a vossa opinião em relação a isto.
E peço desculpa pelo post tão extenso! :007:

Abraços,

Filipe
 
Iniciar aqui a minha participação no tópico para dizer algumas coisas avulsas mas que me fazem sentido :)

1- Parabéns pela iniciativa.

2- Da nossa parte as palavras mágicas são opensource e freeware. Com essas palavras nós estamos cá para apoiar no que pudermos.
Tivemos um exemplo recente de como as coisas não devem ser feitas e tenho que falar disso aqui para que estejamos todos sintonizados. Pediram-me apoio para a criação de um jogo freeware e afins. Apoiei logo a ideia, dei acesso a um blog e havia um tópico destes à mistura para ajudar. O que se passou pouco tempo depois foi que o projecto freeware passou a ser menos freeware do que gostava. Quando reuniram um número elevado de pessoas criaram um fórum interno e onde era necessário login sendo que, a ZWAME passou a ser o local para se combinar as coisas e apenas acabou por ser o local para fazer publicidade gratuita.

Digo isto tudo para que comecemos logo de início todos no mesmo comprimento de onda. Se querem aprender, se querem avançar com um projecto para todos este é o local perfeito. Mas não mudem a meio para um freeware que afinal já não é freeware e um opensource que depois afinal já não é bem.
Se o princípio que estão a implementar agora mudar deixaram de ter o nosso apoio. Mais uma vez repito que tenho que deixar isso claro porque a forma como apoiamos este tipo de projectos é a mesma como os deixaremos de apoiar se desviarem do caminho traçado. Se isto parece um pouco bruto não é para ser. É mesmo para que não se comece algo sem todos sabermos com o que podemos contar.

3- Com a dimensão da ZWAME temos muitas necessidades e muitos utilizadores diferentes com sensibilidades e necessidades diferentes.
Actualmente andamos à volta dos templates novos e a seguir vamos tratar do template para a versão mobile do fórum. Querem pegar nisso? Dar ideias? ver se há alguma forma de fazer as coisas diferentes.

Widgets é uma boa ideia sem dúvida.

Fazerem um site com as estatísticas da ZWAME que podem ir buscar ao alexa e a outros locais também dá jeito.

Mas mesmo que a prioridade seja aprenderem uma coisa diferente não há problema. Façam. Não se acomodem ao que têm. Mostrem o vosso valor porque há muita gente que vem á ZWAME e que dirige empresas e que pode reconhecer o vosso valor.

Façam um agregador de conteúdos do fórum que possa servir para depois se ir buscar a informação para se colocar toda bonita no Portal.

Divirtam-se. Eu digo isso dezenas de vezes mas é isso que no final se pretende. se fazem algo que não consideram um trabalho ai estão a divertir-se.

Isto são ideoas soltas. Não pensei em nada de concreto e não tenho nada específico ainda mas mais uns dias e umas conversas internamente e de certeza que pode surgir algo concreto.

Algo que possa fazer sentido para o Portal por exemplo.

Uma coisa que a mim me dava imenso jeito era conseguir colocar a marca de água da ZWAME nas imagens. No meu mac já consigo fazer o resize das imagens automaticamente mas colocar uma marca de água é que não consigo.

Há muita coisa que para vocês deve ser simples de fazer e que podem ser muito úteis.

4- Como disse ao SK7 no contacte o staff, cá estaremos para o que for possível mas amadureçam bem as ideias e vejam o que querem fazer mesmo. No seguimento do post do Paos[CeRe4L].
 
Eu da minha parte via-me muito condicionado em termos de contribuir como programador (dado que divido o tempo entre trabalho, namorada e música).

Mas como já tenho alguma experiência em termos de gestão de projectos, engenharia de requisitos, etc...posso dar ajuda nesse campo.

Apenas não concordo aqui com uma coisa que vi ali no google groups:

Este projecto vive de três grupos humanísticos:

*

Organização (programadores e designers)
*

Beta-testers (reportam falhas em aplicações desenvolvidas pela organização em versão de testes.)
*

Público geral (para este será lançada a versão final do produto.)

A parte de "Organização e Gestão" deveria ser constituída por Gestores de projecto e, na camada seguinte, situava-se a "equipa de desenvolvimento".

Porque, apesar de pensarem "pois, vais mandar bitates sem interesse! o que interessa é deitar mãos à obra e fazer! Isso da organização e gestão é só para estarem uns quantos gajos a mandar os outros fazer"...Para que algo seja bem feito, necessita de um bom planeamento e uma boa gestão contínua (tal como uma equipa de futebol precisa de um treinador, tal como os alunos precisam de professores). Desse modo é necessário que haja uma equipa para coordenar as acções desenvolvidas pelos developers.

E uma coisa é certa:

- Boa gestão com maus developers = projecto falhado!
- Má gestão com bons developers = projecto falhado!
- Boa gestão com bons developers = SUCESSO!

Poderei contribuir dessa forma, caso assim alguém o deseje.

Cumps,

Filipe
 
Última edição:
Ora bem, após estes tópicos todos, penso que posso concordar com tudo o que foi dito.

E tal como o Paos[CeRe4L] afirmou, é preciso organização, e alguém que consiga organizar uma equipa.
Eu sinceramente, gostava de ter um grupo de pessoas, que se encontrasse capacitada para exercer funções de organização dentro de uma equipa.

E por mim, quem quiser, e se mostrar interessado em participar desta equipa, por favor diga-me sff.

Em relação aos projectos, gostaria de afirmar que não falassem disso já, apenas numa 2ª fase.
Só para conseguirmos todos os membros do projecto primeiro.

Cumps
 
Ora bem então se é preciso confirmar presenças, podes contar com a minha como developer.

Cumps

Edit: Acabei de ver que já estamos a organizar as competências de cada membro, como tal as que estou mais a vontade são as seguintes:

C, C++, C#, SQL, ASP .NET.

Estas são as que estão mais frescas/enraízadas, mas também posso ajudar noutras, é uma questão de ir relembrar.
 
Última edição:
Se vai ser feito aqui no fórum abertamente porque é que é preciso marcar presença?

O melhor seria discutir aqui o que desenvolver, como projectar, e depois executar na linguagem ideal.
 
Porque se todos mandarmos bitaites a meio de um projecto sem termos tarefas distribuidas acabamos numa confusão de código e possivelmente num grande numero de erros.

Uma coisa é sugerir, outra é ter um projecto "sem presenças" e chegar a um ponto em que todos saem porque se chatearam todos porque não há organização.


Pego nas palavras de outros users dizendo outra vez que deviamos começar a pensar no que é preciso. Depois das várias sugestões escolher a app em si. Entretanto teremos a ajuda do user Paos[CeRe4L], para organizar uma equipa e talvez distribuir algumas tarefas.
E quando digo distribuir tarefas não digo coisas complexas já que estamos aqui para nos divertirmos. Por exemplo: terá de haver alguém que faça uma estrutura base do programa ou que desenhe a coisa; então vamos chegar à conclusão que precisamos de 2 funcionalidades e os vários users apresentam prostas e discute-se/melhora-se. O que acaba por ser ligeiramente diferente de todos dizerem qualquer coisa.

Enfim, é uma sugestão. Também comecei a trabalhar hoje (mas uns chamam-lhe estágio, embora eu não ache tendo em conta os outros lol) e espero continuar com tempo.
 
@M.cnf: Foste adicionado à equipa ;)

@tomassantos: Penso que o Noeljunior já respondeu à tua pergunta. :)

@Noeljunior: Concordo com a organização. Mas por exemplo, todos os utilizadores do fórum vão poder pegar no projecto.
Isto é, o código vai ser open-source, logo, se um utilizador quiser acrescentar uma funcionalidade é livre de o fazer.

Se um utilizador toma conhecimento da ideia de um projecto e quer apresentar um esquema de organização, é livre de o fazer.
Depois o grupo de Organização e Gestão do Dev-ZWAME poderá aprovar ou rejeitar o tal esquema, tudo justificado com base em certos factos.

Já agora, se quiserem consultar a Documentação e a listagem de membros actualizada:
Membros: http://spreadsheets.google.com/ccc?key=p6nAwAXrZOoeSR2Vc_8woMg
Documentação: http://docs.google.com/Doc?id=dhknx5zg_3cfvmx7gp

Se quiserem podem colaborar para a documentação, estão à vontade, mandem-me é um PM com as alterações, pois não pus de edição pública para o caso de haver alguma mente mal intencionada.

Cumps
 
Back
Topo