Acho bem nestes casos .
Qualquer produto deve dar a opção de teste ao futuro utilizador .
Eu quando pretendo adquirir um jogo quero testar primeiro .
Não entro na store compro e vou ver se gosto ou não .
A quem falou que existem pessoas que se queixam de um preço de uma app 0.75 centimos e depois vai dar 60 euros por um jogo playstation .. bem caso não saibas existem demos jogáveis para todos os jogos playstation .. aliás seja ps , x360 ou mesmo wii .. porque será ?!
Talvez essa pessoa não se importe de gastar 75 centimos em lixo e goste de pagar para experimentar ..
O consumidor tem direito a teste .
Tudo o resto é chulice da apple .
Não existem demos para todos os jogos de consolas, nem nunca houve. Antes desta geração, a única forma de testares alguns demos era comprares uma revista (ou seja, básicamente as revistas a "venderem" demos). Nesta geração com os serviços online, consegues aceder a muitos mais demos de forma directa e gratuita, mesmo assim, está longe de ser de todos os jogos e muito menos para todas as plataformas. Nem sequer para PC existe demos de todos os jogos.
Fornecer uma demo ou trial, é uma opção que o developer tem de promover o interesse na compra do seu produto, precisamente porque muita gente só compra depois de experimentar. Mas está longe de ser uma obrigação, assim como não está definido em parte alguma que é um direito do consumidor testar um jogo/aplicação antes de comprar. É meramente opcional, tanto por parte do developer como por parte do consumidor.
Portanto, não existe aqui qualquer tipo de justificação para se piratear jogos/aplicações com base nestes argumentos. Aliás, não existe qualquer argumento que justifique piratear seja o que for, pois as pessoas têm total liberdade de comprar/usar o que quiserem. E neste caso em particular, é completamente ridiculo "alguém" crackar um jogo/aplicação de 99 centimos de dolar, e depois defendendo-se com essa explicação ridicula tipica de "criminosos" e "crackers" de meia tijela.
Estes gajos crackam estas cenas porque é a única coisa que sabem fazer, e sentem-se bem por ver o seu nickname nos créditos do jogo piratiado a ser distribuido às três pancadas pelo mundo inteiro, sem fazerem a ponta de um corno. Como não sabem fazer mais, e secalhar sentem-se frustados por não terem sucesso na vida, dedicam-se a arruinar os projectos e carreira dos developers. Devem-se sentir realizados ao pensar que, se "eu não faço dinheiro tu também não fazes".
Analisando as consequências deste caso em particular. Temos duas pessoas, que concertezam dedicaram parte das suas vidas e formarem conhecimento na área da programção, arte, etc. Que decidiram de forma honesta, legal e legitima, lançarem-se num projecto criativo de criar um jogo para iPhone e colocá-lo à venda por 99 centimos de dolar, com a legitima expectativa de poderem ver retornadas determinadas garantias que lhes permitissem continuar a crescer profissionalmente e financeiramente. Investiram determinada quantia na aquisição do que era necessário (iphone, etc..), mais o licensiamento de 100$ com a Apple. E depois de muitos meses de trabalho, chega o dia D e lançam o jogo. E nesta altura chega um cracker qualquer, que está em casa sem nada para fazer em frente ao PC, e olha para um novo jogo na store e decide cracká-lo e colocá-lo de borla, arruinando assim o trabalho de duas pessoas ao longo de meses e as respectivas expectativas de algum retorno financeiro. Provavelmente, durante os meses em que estas duas pessoas trabalharam no desenvolvimento do jogo, este cracker deve ter dedicado parte da sua vida miserável a crakcar trabalhos de outros developers. Hoje mesmo, enquanto aqui discutimos este assunto, este tipo deve estar a arruinar o trabalho e as expectativas de outros tantos developers. É completamente ridiculo, sem fundamento, vergonhoso, e claro, um autêntico crime.
Este cracker fala fala, como se tivesse algum pingo de razão. Porque é que ele não se dedica a desenvolver jogos/aplicações e faz dinheiro de forma honesta sem destruir trabalho alheio? Não sabe? Aprenda...ninguém nasce ensinado...