Developers do MATE assumem manutenção de componentes do GNOME

Ketheriel

Power Member
Há uns tempos atrás nos forums do MATE um utilizador perguntou se poderiamos incluir no MATE o menu desenvolvido pela Novell/SUSE baseado na libslab; No passado este componente conhecido como 'gnome-main-menu' foi mantido pelo fundador do GNOME, Federico Mena Quintero (maintainer GTK+). Depois de falar com o Federico, resolvi assumir a manutenção deste componente com o Stefano (que inspirou o mintMenu).

Um dos grandes problemas do gnome-main-menu sempre foi a performance, isto é derivado à utilização do bonobo e de uma implementação de CORBA um pouco manhosa; adicionamos esta feature para o Roadmap do MATE 1.6, e a mesma está a ser portado para a infra-estrutura do GNOME3, GSettings/DBus. Esperamos que no lançamento do MATE 1.6 tenhamos pelo menos o problema da performance resolvido. Para além disto herdámos um conjunto de 56 bugs que vamos resolver brevemente, neste momento estamos concentrados em analizar os branches existentes e ver o que podemos fazer merge com o branch de development.

Ao contrário do que sucedeu até à data, este componente não foi forkado, manterá o nome original (gnome-main-menu) e será mantido debaixo da umbrella do GNOME. Este é possivelmente o primeiro passo de aproximação do MATE com o Projecto GNOME e tem por padrinho, o Federico, que fundou o Projecto GNOME com o Miguel de Icaza há mais de uma década.

O comunicado oficial está aqui. Este é um passo que vai agradar a todos os utilizadores de openSUSE, assim como de Mint, pois será este componente que vai substituir o problemático 'mintMenu'.
 
Eu sinceramente nunca experimentei muito o MATE, acho o Cinnamon visualmente mais bonito e tal, mas nunca se sabe se não posso vir a mudar :)
 
Sempre usei o painel normal do gnome/MATE em vez do MintMenu ou parecidos, as coisas ficam melhor organizadas para além que parece ser mais fluido e não usa tantos recursos. Se é para melhorar então que seja! Força com isso e boa sorte!

Voltei a instalar o Mint 13 e instalei o MATE 1.4 e notei a coisa mais fluída e com menos uso de RAM, por isso para mim está num excelente caminho! Agora preciso é de arranjar um tema que não pareça "antigo" xD

Com a aproximação do MATE com o Gnome o que poderá vir dai? Como o Gnome-panel foi retirado do Gnome 3.8 poderão ir ai buscar as coisas necessárias para mudar para tornar o MATE mais "recente"??

Cumps
 
Voltei a instalar o Mint 13 e instalei o MATE 1.4 e notei a coisa mais fluída e com menos uso de RAM, por isso para mim está num excelente caminho! Agora preciso é de arranjar um tema que não pareça "antigo" xD

Se achas o MATE 1.4 fluído, então com o 1.6 vais delirar. A primeira distro a incluir o 1.6 vai precisamente ser o openSUSE 12.3 em Março; O MATE 1.4 é ainda o GNOME2 com bug fixes e algumas features novas... O MATE 1.6 a nivel de infra-estrutura utiliza já o GNOME3. A troca do bonobo e do ORBit deu um boost de performance visivel a olho nú.

Com a aproximação do MATE com o Gnome o que poderá vir dai? Como o Gnome-panel foi retirado do Gnome 3.8 poderão ir ai buscar as coisas necessárias para mudar para tornar o MATE mais "recente"??

Para quem não sabe, o gnome-panel é um monstro (mantido pelo Vincent Untz, agora Presidente da Board openSUSE); eventualmente somos nós que vamos manter o painel no futuro, aliás, como sugerido pelo Vincent recentemente. De momento vamos ficar como estamos, e a cada dia que passa recebemos mais refugiados do GNOME, ainda ontem vieram os developers do Evince falar conosco para mantermos o evince em simultâneo, que corre perigo de vida devido ao gnome-documents ou lá como se chama.

Mas não vamos para já pensar sobre o futuro, a principal preocupação é acabar o port dos pacotes que faltam, por em testing para a malta testar e reportar bugs de forma a termos um deployment do 1.6 que seja robusto e poderoso.
 
Se achas o MATE 1.4 fluído, então com o 1.6 vais delirar. A primeira distro a incluir o 1.6 vai precisamente ser o openSUSE 12.3 em Março; O MATE 1.4 é ainda o GNOME2 com bug fixes e algumas features novas... O MATE 1.6 a nivel de infra-estrutura utiliza já o GNOME3. A troca do bonobo e do ORBit deu um boost de performance visivel a olho nú.

Muito bom, isso é musica para os meus ouvidos!! xD Parabéns!


Para quem não sabe, o gnome-panel é um monstro (mantido pelo Vincent Untz, agora Presidente da Board openSUSE); eventualmente somos nós que vamos manter o painel no futuro, aliás, como sugerido pelo Vincent recentemente. De momento vamos ficar como estamos, e a cada dia que passa recebemos mais refugiados do GNOME, ainda ontem vieram os developers do Evince falar conosco para mantermos o evince em simultâneo, que corre perigo de vida devido ao gnome-documents ou lá como se chama.

Mas não vamos para já pensar sobre o futuro, a principal preocupação é acabar o port dos pacotes que faltam, por em testing para a malta testar e reportar bugs de forma a termos um deployment do 1.6 que seja robusto e poderoso.

Muito trabalho ainda então! O Moniz vai ter o 1.6?
 
Apesar de o Cinnamon ser mais bonito estéticamente experimentei o MATE, e acho bastante bom, bastante rápido e responsivo, e acho isso mais importante à experiência estética
Acho que vou ficar pelo MATE :)
 
E fazes muito bem! Porque o MATE consegue ficar quase igual ao Cinnamon em termos estéticos e de efeitos e mais rápido e responsivo!

Ketheriel será que me sabes dizer a diferença do MATE 1.4 através dos backports no Mint 13 para o MATE 1.4.2 no Mint 14?

Cumps
 
Back
Topo