Devo optar por 2GB, 3GB, ou mesmo 4 GB?

Também não sabia disso ...

Como estavam a dizer quanto mais melhor ...
O "Quando mais melhor" depende do que queres fazer com a ram como já foi dito acima.
Mas como tu só tens so de 32 bits é inutil andares a pensar em comprar mais ram.
primeiro muda para 64 Bits.
Eu uso o Windows Vista Ultimate de 64 Bits e só tenho 2 GB de ram mas a minha é DDR 400, não tenho nenhum problema com este SO mas atenção que tem que haver drivers para todo o teu hardware!!!! Porque senão lá tens mais problemas. Os drivers TEM que ser de 64 Bits compatíveis porque se não forem vai ser uma aventura que pode nem partir da fase de instalação e mesmo que instalem podes ficar com problemas.

primeiro testa lá isso do so de 64 Bits, tenta sacar uma versão de avaliação, não me perguntes onde mas sei que há, que te permite testar por 30 dias antes de o teres que activar. Só depois do teste é que podes concluir se o teu hardware funciona todo nele.

P.S. ATENÇÃO que o teu processador tem que ser de 64 Bits! Se não for nem consegues instalar o SO de 64 Bits.
 
Perdes o dual channel por isso não é opção.

1. A maior parte das boards actuais permite ter 2+1 em que apenas uma parte da memória está em dual-channel e o restante não está, ou seja, 1+1 em dual channel e 1 normal.

2. A vantagem de dual-channel coloca-se mais em sistemas que têm gpu na MB (o que leva a que o acesso à memória seja rápido), caso contrário, já vi vários comparativos e a diferença de performance do sistema é quase nula.

Os 4gb são, em minha opinião em demasia para uma utilização normal (para isso 2gb chegam e sobram). Se querem fazer edição de vídeo e afins, então, vá lá, uns 3gb, caso contrário estão a gastar dinheiro para nada uma vez que ficam com 2gb ou mais sem serem utilizados na maior parte das vezes.
Quanto aos 64bits, ando tudo com a mania de meter 64 bits mas esquecem-se:
- os drivers têm de ser compatíveis (como já foi dito) o que por vezes não é fácil de arranjar;
- para tirarem completo partido dos 64bits as aplicações têm de ser 64bits, caso contrário o ganho é muito marginal;
- aplicações 64bits, por enquanto, são muito específicas e profissionais. O office, IE, FF não ficam mais rápidos por serem 64bits. Nem sequer os jogos têm saído a 64bits.
Logo, para quê meterem 64bits? Um sistema 64bits necessita de mais recursos (nomeadamente memória) mas se depois não vão dar uso às funcionalidades 64bits, para que é que andaram a gastar dinheiro em memória, SO e afins? Essa é a minha opinião...
 
Última edição:
oi... eu já referi

2 x 1Gb + 2 x 512Mb não perdes dual channel.. estão ambas em dual channel..

convem é ter os mesmos timmings e velocidade de relogio

se nao ficam limitadas á mais fraca
 
Logo, para quê meterem 64bits? Um sistema 64bits necessita de mais recursos (nomeadamente memória) mas se depois não vão dar uso às funcionalidades 64bits, para que é que andaram a gastar dinheiro em memória, SO e afins? Essa é a minha opinião...

Para que dentro de um ano ou dois não digas que "ah e tal devia ter posto um SO de 64bits ou devia ter comprado 4GB de RAM" porque o programa X (que pode existir nessa altura) e do qual gostas muito é de 64bits. Num Windows de 64bits podes instalar programas de 32bits e estás preparado para os 64bits! Creio (nunca tentei) que não podes fazer o mesmo num SO de 32bits.

Quanto ao uso da memória, qual é o problema do SuperFetch?

Que tipo de drivers precisamos? no meu caso, placa gráfica, placa de som, placa de TV, impressora. Todos eles têm drivers de 64bits ou compatíveis. A única dificuldade que tive (que não é dificuldade nenhuma) é a de não poder instalar, por exemplo, drivers-beta ou sem assinatura.

Isso sim, antes de mudar convém verificar se existe compatibilidade entre o SO de 64bits e o nosso hardware.
 
Quanto ao uso da memória, qual é o problema do SuperFetch?

Por acaso falei no Superfetch? Olha lê bem o que escrevi? Por acaso o superfetch é um exclusivo do Vista 64bits? É que se é o meu 32bits está a usá-lo e eu não fiz absolutamente nada? curioso.... Tenho de mandar um mail à MS a dizer que andam a vender Vista 32 bits marados.

Quando me refiro a mais memória, é porque o Vista 64bits usa um overhead maior e por isso necessita de mais memória que o 32bits para fazer precisamente a mesma coisa, coisa que pelos vistos não deves saber. Quando te referes daqui a 1/2 anos qd sair uma nova aplicação que trabalha a 64bits, essa é a tua opinião. Um bom indicador de aplicações 64bits que poderiam vir a sair no futuro, são os jogos e esses, se repares nos próximos anos não tens nenhuns ou quase nenhuns (anda tudo à volta do DX10 e a preparerem-se para o DX11). Por isso, o resto das aplicações vulgares, de certeza que não vão passar a 64bits neste período de tempo. Entretanto está o Vienna para sair e aí sim pode ser todo ele a 64bits, mas pelos boatos que correm parece que não vai ser esse o caso). E quando o Vienna sair vais quase de certeza precisar de novo material. Mas isso é futurologia.

Julgo que a melhor opção será começar por 2gb e verem se precisam de mais. Se precisarem de mais aí passam para 3gb ou 4gb ou mesmo para um SO a 64bits. Enquanto o tempo passa, os preços baixam e podem chegar à conclusão de que não necessitavam de mais memória. Para quê comprarem 4gb se depois têm 2gb ou mais sem serem usados? Só para dizerem que têm 4gb? A ram agora está barata, mas vai baixar ainda mais de preço, e se comprarem agora os 4gb estão a fazer um investimento para uma eventual possibilidade de virem a utilizar um program 64bits e que necessita de um SO 64bits. E se não necessitarem? investiram em mais 1 ou 2 gb mais um SO 64bits e depois não dão o devido uso. Esta é a minha opinião.
 
Última edição:
O SuperFetch é exclusivo Vista, tanto 32 como 64bits.

Tendo em conta a RAM que precisamos hoje em dia (pelo menos 2GB), e olhando para o futuro, para mim é um erro investir, hoje, num sistema de 32bits porque vamos ficar amarrados aos 3,2GB máximos que ele consegue detectar. Tu hoje podes viver bem com 2GB mas amanhã não sabes se serão suficientes, e vais precisar de mais, e para ter mais se calhar vais precisar também de um SO que os reconheça na totalidade. Acreditando que o SO é original (ou seja, é uma inversão que pesa no bolso) convém que dure muito tempo. Também é a minha opinião e é tão válida como a tua.

Bem, como sempre, o nosso colega deve comprar o melhor (ou a maior quantidade) que puder. Ele faz edição de vídeo, não vejo qual é o problema de ter 4GB (ou mais) de RAM.

Quanto ao Vienna, daqui até lá...
 
Ao preço que a memoria está é crime não aproveitar os 4GB. Mal não faz e espera-se para breve a massificação de SO 64 bits. Mesmo que em breve sejam dentro de 2-3 anos....
Portanto 4GB.
 
Só para dizerem que têm 4gb? A ram agora está barata, mas vai baixar ainda mais de preço, e se comprarem agora os 4gb estão a fazer um investimento para uma eventual possibilidade de virem a utilizar um program 64bits e que necessita de um SO 64bits. E se não necessitarem? investiram em mais 1 ou 2 gb mais um SO 64bits e depois não dão o devido uso. Esta é a minha opinião.

segundo o que o user disse vai usar o PC para alguma edição multimédia... por isso não vai ser nada deitado fora..
 
Jorge Dias

Se vai comprar um novo PC, vai com certeza escolher uma board com chipset P35 ou X38.

Qualque deste chipset tem 1333 de FSB, portanto deve utilizar um processador de também com 1333 de FSB, que é o caso do processador E6550.

Só não percebo é a memória ser de 800 quando estas boards suportam 1066 (8500).

Outra coisa que tem de fazer antes de desatar a gastar dinheiro, é correr as aplicações que quer utilizar e ver que quantidade de memória elas realmente utilizam. Talvez fique surpreendido, pois talvez não seja necessário tanta como julga.

É melhor política ter 2GB de memória de boa qualidade (por exemplo Mushkin), do que ter 3GB de memória barata.
 
Duvido que as memoria baixem ainda mais de preço. Alias creio que a partir de Janeiro vão voltar aos valores normais.
Agora ao preço actual pode-se comprar material de boa qualidade e de grandes marcas, portanto porque não?
 
Back
Topo