Análise Devolo Powerline dLan 1200 + Wifi AC

robertojorge

Power Member
Boas,

Partilhar aqui com a malta os resultados dos testes a este kit powerline, que me dá velocidades Wifi muito similares as velocidades por RJ45 :) 90mps Download / 20mps Upload (ISP MEO)


Este foi sem dúvida o kit powerline mais rápido que testei até hoje, tendo usado durante há já alguns anos diferentes tipos de Kit este deixou-me impressionado não apenas com as velocidades assim como o software super completo que integra o dispositivo.

Abraço
RJ
 
Boas,

Partilhar aqui com a malta os resultados dos testes a este kit powerline, que me dá velocidades Wifi muito similares as velocidades por RJ45 :) 90mps Download / 20mps Upload (ISP MEO)


Este foi sem dúvida o kit powerline mais rápido que testei até hoje, tendo usado durante há já alguns anos diferentes tipos de Kit este deixou-me impressionado não apenas com as velocidades assim como o software super completo que integra o dispositivo.

Abraço
RJ
Bom dia Roberto.
Também possuo o meo fibra 100 (estou à espera do upgrade para 200). O router é o Tomson 799. Acontece que, embora o sinal de wireless chegue a todas as divisões da casa sem qualquer problema, a velocidade da internet cai bastante (a 10 metros apenas com uma parede a meio, apenas tenho 30 MB.
Estou a pensar num powerline para ter mais velocidade. Que me dizes????
Obrigado e Boas Festas para ti e família
( Sou de Loulé )
 
Oi António, Loulé bem perto daqui :)

O sinal do router é fraquinho, o meu também é. Eu quando optei pelos devolo 1200 com Wifi AC foi a melhor coisa que fiz, não são baratos é um facto mas tenho rede em toda a casa com uma força brutal, aliás deves ter visto nos testes.
Também de referir que o Macbook tem Wifi AC conseguindo assim velocidades superiores mas mesmo assim se espreitares as reviews da Android tv boxes, todas são testadas com os devolo e claro dependendo da máquina, tens velocidades melhores ou piores. A ultima minix se não me engano andava a bater nos 70mbs.

No entanto também tens um modelo mais em conta os 550 com wifi, nunca os testei mas se funcuinarem como os 550 duo+ que eu testei há umas semanas vale bem a pena. (Estes ultimos não tinham é wifi)

Grande Abraço e Boas Festas :)
RJ
 
Oi António, Loulé bem perto daqui :)

O sinal do router é fraquinho, o meu também é. Eu quando optei pelos devolo 1200 com Wifi AC foi a melhor coisa que fiz, não são baratos é um facto mas tenho rede em toda a casa com uma força brutal, aliás deves ter visto nos testes.
Também de referir que o Macbook tem Wifi AC conseguindo assim velocidades superiores mas mesmo assim se espreitares as reviews da Android tv boxes, todas são testadas com os devolo e claro dependendo da máquina, tens velocidades melhores ou piores. A ultima minix se não me engano andava a bater nos 70mbs.

No entanto também tens um modelo mais em conta os 550 com wifi, nunca os testei mas se funcuinarem como os 550 duo+ que eu testei há umas semanas vale bem a pena. (Estes ultimos não tinham é wifi)

Grande Abraço e Boas Festas :)
RJ
Roberto, muito obrigado pela resposta .
Entretanto já comprei o Devolo 1200 e estou satisfeito ( 151 euros na ***** ).
Possuo o Meo 200MB fibra. No powerline , ligando o notebook através de rj45, obtenho os 200MB. Se me ligar pelo wireless na sala onde tenho o recetor powerline, também tenho os 200MB. O mesmo acontece no ipad e no samsung note 4.
Porém, verifico que a intensidade do sinal wifi do Devolo se degrada mais com a distância do que o wifi do router meo. Na cozinha, a 10 metros, apenas com duas paredes pelo meio, tenho 1 barra de intensidade e uns míseros 12 MB. A 4metros com uma parede tenho 130MB.
Agradecia que me desses o teu feedback neste aspeto.....

Outra coisa que me deixa apreensivo no wifi:
Faço o teste speedtest na sala e obtenho os 200MB. Levo o notebook à cozinha onde obtenho os tais 12MB. De seguida, volto à sala e repito o teste e...não passa dos 80 ou 90. Para voltar a ter os 200, tenho de refazer a ligação wifi. Isto acontece se, no Devolo (cockpit software) tiver optado por 2.4 +5 Ghz. No caso de escolher apenas os 5Ghz, tal problema já não se verifica. Estranho, não é??
Para terminar, tentei fazer a clonagem da rede com o router da meo para, supostamente, ter apenas um wifi em casa ( segui os procedimentos indicados pela Devolo, usando o wps do router).A luz wps do thomson tg799vn da meo passa a verde indicando que o processo teve sucesso (?). No entanto, continuo a ter 2 redes no apartamento : wifi do router e wifi do powerline. Porque será? Será preferível manter as 2 redes ou optar por ter apenas uma? O que preferiste?
Nota: os equipamentos demoram mais tempo a detetar o wifi do powerline do que o o wifi do router.

Aprecio bastante o teu trabalho. Como tu, sou um maluquinho por tecnologia :)
Grande abraço
 
Última edição:
Roberto, muito obrigado pela resposta .
Entretanto já comprei o Devolo 1200 e estou satisfeito ( 151 euros na ***** ).
Possuo o Meo 200MB fibra. No powerline , ligando o notebook através de rj45, obtenho os 200MB. Se me ligar pelo wireless na sala onde tenho o recetor powerline, também tenho os 200MB. O mesmo acontece no ipad e no samsung note 4.
Porém, verifico que a intensidade do sinal wifi do Devolo se degrada mais com a distância do que o wifi do router meo. Na cozinha, a 10 metros, apenas com duas paredes pelo meio, tenho 1 barra de intensidade e uns míseros 12 MB. A 4metros com uma parede tenho 130MB.
Agradecia que me desses o teu feedback neste aspeto.....

Outra coisa que me deixa apreensivo no wifi:
Faço o teste speedtest na sala e obtenho os 200MB. Levo o notebook à cozinha onde obtenho os tais 12MB. De seguida, volto à sala e repito o teste e...não passa dos 80 ou 90. Para voltar a ter os 200, tenho de refazer a ligação wifi. Isto acontece se, no Devolo (cockpit software) tiver optado por 2.4 +5 Ghz. No caso de escolher apenas os 5Ghz, tal problema já não se verifica. Estranho, não é??
Para terminar, tentei fazer a clonagem da rede com o router da meo para, supostamente, ter apenas um wifi em casa ( segui os procedimentos indicados pela Devolo, usando o wps do router).A luz wps do thomson tg799vn da meo passa a verde indicando que o processo teve sucesso (?). No entanto, continuo a ter 2 redes no apartamento : wifi do router e wifi do powerline. Porque será? Será preferível manter as 2 redes ou optar por ter apenas uma? O que preferiste?
Nota: os equipamentos demoram mais tempo a detetar o wifi do powerline do que o o wifi do router.

Aprecio bastante o teu trabalho. Como tu, sou um maluquinho por tecnologia :)
Grande abraço
Oi António e aqui estou eu atrasadíssimo como sempre :) hehe!!

Em relação as velocidades que falas na cozinha fico um bocado admirado porque eu normalmente pela casa toda uso o Devolo que me dá mais raio de acção assim como velocidades.

Em relação aos 2.4gh e 5gh pelo que tenho acompanhado as redes 2.4gh estão muito saturadas o que nos pode prejudicar o desempenho dos nossos dispositivos wifi e este talvez possa ser o teu problema na cozinha (ja fizeste os testes com os 5gh lá?)
Existe tanto aparelho a transmitir e receber em 2.4 que acabam por afectar uns aos outros, já em 5ghz muito poucos comparado com os 2,4 (Atenção que isto que estou a falar não é por experiência mas sim por pesquisa e curiosidade.

Em relação a 1 wifi apenas na minha opinião pessoal não é a melhor escolha, acaba por trazer conflitos e dá-nos mais trabalho como já te deu a ti e a mim no passado muito antes de ter os Devolo :)

Eu uso SSID individuais
Roberto Jorge M I, Roberto Jorge M II e por ai fora se tiver de usar mais. Deste modo consigo aceder á mesma rede quer seja através directamente do router ou do adaptador e ter acesso a tudo sem excepção logo não me trás desvantagens e por outro lado consigo saber exactamente a onde estou ligado e se houver um stress na rede consigo saber qual o dispositivo que me está a dar barraca :)

Mas é claro isto cada um usa á sua maneira, no inicio também achava que queria apenas 1 SSID hoje estou bastante contente por ter este setup assim que durante várias vezes nos anos que passaram me ajudou a identificar problemas que de outra forma levaria mais tempo.

Em relação ao tempo que leva a ligar nunca reparei nisso. Olha fizeste o update para o novo firmware? Eu ainda não fiz porque os meus estão 5 estrelas e tenho algum receio que com algum update possa perder em vez de ganhar. Os updates servem para melhorar mas muitas vezes humm...

Resta-me dizer que de casa para casa existem muitas variantes e é dificil replicar, no entanto com paciência e testes hás-de conseguir chegar a conclusões e acabar por resolver pequenos problemas que tens

E se poderes vai partilhando connosco alguma novidade
Ah! Um Bom 2016 :)
Abraço
RJ
 
@robertojorge boas amigo. Venho desenterrar este tópico mas estou com uma situação com o meu kit devolo 1200 wifi ac. Quando faço a clonagem da minha rede da nos para o kit da devolo ele faz tudo ok mas depois aí de 15 em 15 minutos ou por aí próximo fico sem acesso à net durante alguns minutos, inclusive no meu computador que está ligado ao adaptador com Cabo lan, voltando 2 ou 3 minutos depois. Será que tu ou outro possuidor destes aparelhos poderiam testar para saber se é dos meus aparelhos ou que o mesmo tem outra origem? Muito obrigado desde já pela vossa disponibilidade.
 
Oi @zedamoca sem stress!! Não sei se segues o canal mas se sim então deves ter visto as minhas mudanças de casa etc e que neste momento estou tal e qual como tu NOS fibra e a usar devolo 1200 wifi ac em todas as divisões.

Mas não tenho problemas com conexões. Verdade seja dita que as maquinas no escritorio estão ligadas ao meu switch e nada passa pelos adaptadores, mas tenho na sala um Nvidia shield que o miudo usa bastante ligada directamente ao Devolo por cabo (ele usa para ver netflix e fazer game stream) e nada de perder sinal. No quarto tenho aminix U1 ligada tb a um Devolo e não noto quebras e no quarto dos miudos está uma Minix X6 também por cabo no Devolo e eles não se queixam.

Depois em termos de Wifi, estive a tarde toda :) a responder a comentários aqui no meu MBP na sala ligado por Wifi ao Devolo e também não tive uma unica quebra e claro não foi só hoje que estive aqui hehe!!!

Isto para dizer que estou a usar este conjunto de NOS + Devolo desde inicio de Set deste ano e não noto quebras nenhumas para já

Tens de ter ai algo que não está bem e tens de testar todas as possibilidades inclusive ligado directo no router e experimentar diferentes tomadas com os devolo.

Quando descobrires partilha conosco (claro que pode ser um adaptador que deu o pifo ou está para pifar) mas humm
Abraço
RJ
 
Obrigado @robertojorge . No meu caso o problema verifica-se quando faço clonagem da rede da nos para ficar apenas com uma rede wifi. A funcionar ligado ao router mas com rede própria sem clonagem funciona bem. Poderias dizer se testaste clonando a rede wifi existente?
By the way sou seguidor do canal :)
Um Abraço
 
Ah então estamos com essa configuração diferente, eu não quero a minha rede wifi NOS clonada porque o router tem menos capacidade que os adaptadores :) No meu caso tenho "RJ-HUB" o da NOS em que não ligo nada por Wifi e depois tenho "RJ" que é o sinal Wifi transmitido por 3 adaptadores e a maquina por wifi liga-se ao adaptador que está mais perto tendo assim sempre um sinal forte.

Eu no passado ainda perdi também algum tempo com clonagem de sinal wifi quando tinha vários routers e na minha opinião não se justifica porque dá sempre um stress aqui ou ali. E como no caso tenho o adaptador devolo ligado ao router da zon, mesmo quando acedo por wifi ao devolo tenho acesso a toda a rede como se estivesse ligado por cabo ao Hub.

O teu problema estará mesmo na parte de clonar, poderá haver algum conflito, nomeadamente atribuição temporária de Ips que poderá fazer com que a rede vá abaixo em certos dispositivos (isto estou eu a adivinhar :) )

Abraço
RJ
 
Nunca pensei que fosse dar stress pois tenho a seguinte ligação: adptador dlan 1200 ligado directamente por cabo ao router da nos, depois o 1200 wifi ac junto ao meu pc com ligação por rj ao pc. Muito provavelmente é algum problema com o firmware (espero eu) pois o preço que custam estes aparelhos nós nunca contamos que avariem. Mas nunca se sabe...
Obrigado e um abraço.
 
Boas,

@zedamoca tenho exactamente o mesmo problema, tenho o adaptador dlan 1200 ligado diretamente ao router da NOS, o devolo 1200 wifi num piso inferior onde tudo funciona correctamente.
No piso superior tenho um devolo dlan 500 wifi e nesse dispositivo a net está sempre a cair....deve haver um conflito qualquer de ip ou outra configuração qualquer que não o deixa funcionar correctamente.

Através do devolo cockpit alterei manualmente o ip, ainda não vi o que acontece porque só mais tarde poderei testar.
No entanto o ip anterior estava dentro dos limites de ip do router da NOS, não percebo...

Aguardo a resposta de alguém que saiba o que se passa ou saiba resolver isto.
 
Back
Topo