Devolução de equipamentos recusada

filipeff12

Portugal@Home Member
Boa tarde,

Venho aqui relatar uma situação caricata, na sequencia do cancelamento do serviço Vodafone fui proceder à devolução dos equipamentos (Box e Smart router) em loja, pelo que a mesma foi recusada pois aprentemente os transformadores de ambos não são os originais/esperados.

Ficam as imagens para referencia:
lLU1wiDkSRCNgUciuPGvBw.png

eddD1I9bSra21JurADCmBw.png

Ora estes tranformadores foram os que o tecnico instalou à 3 ou 4 anos atrás e o facto é que os equipamentos funcionam na perfeição com os mesmos (durante estes tempo todo).

Ainda que tendo a certeza que estes foram os tranformadores entregues a quando da instalação fui fazer um "sanity check" e andei a revirar tudo o que era transformadores cá em casa mas não encontrei nada semelhante ao que me foi mostrado na loja como sendo o original/esperado.

Lembro-me que na altura o tecnico apareceu num carro sem qualquer indentificação Vodafone, será possivel ele trabalhar para outas operadoras e ter trocado os equipamentos ? Ou terem recebido estes tranformadores de outro cliente e sem validarem colocaram na minha instalação ?

Alguem teve uma situação semelhante ? ou reconhece estes transformadores (ou tem igual) ?

No limite eles não podem desmentir a minha afirmação de que estes defacto foram os tranformadores instalados, mas não queria estar a entrar por essa via tão depressa.

Ainda se devolve equipamentos? Já troquei de operadora, de casa, de satélite para adsl, e os equipamentos acumulam-se em casa.
Não estás atualizado, estamos em 2025...

A fonte de alimentação branca não é original nem fornecida com o router. Pela foto o transformador não é compatível com o consumo do router. O técnico deve ter ficado com a fonte original.

Quanto à box não sei responder, não tenho serviço TV...

Viva.

Se a box for a pt 528, é uma sagemcom, aka Vbox 4k pro.
Daí o transformador seria da box.
A dúvida é a amp. A box diz 12vts 2amp, esta tua fonte diz 12vts 5 amp.
O que me parece essa fonte era dum router sagemcom do serviço adls.

A fonte branca... Muitas dúvidas que seja a original do router.

https://forum.zwame.pt/threads/vbox-4k-vboxpro-4k.1035371/post-15960711

0.10 sec do video.
A fonte nada tem a ver com a da tua foto.

@Jiggybear

Na vdf convém mesmo, SÓ são 300€ de "multa".

Última edição:
Aconteceu-me duas vezes ter de dizer aos estafetas q fazem a troca da box para trocarem o transformador antigo pelo novo, isto para evitarem o trabalho tirar os cabos e os transformadores antigos

por acaso a uns dias tambem me vieram substiutir a box, o transformador ficou o mesmo.
mas as boxes eram iguais, a avariada e a nova.
ja o router, eles trocaram (de ont + router em separado) para um so equipamento, esse router wi-fi6, ou la o que é e deixaram o carregador router antigo, 12v 3a.

sera que tambem vou ter problemas?

por acaso a uns dias tambem me vieram substiutir a box, o transformador ficou o mesmo.
mas as boxes eram iguais, a avariada e a nova.
ja o router, eles trocaram (de ont + router em separado) para um so equipamento, esse router wi-fi6, ou la o que é e deixaram o carregador router antigo, 12v 3a.

sera que tambem vou ter problemas?
Existem 2 router wi-fi6 da Huawei com consumos e amperagens diferentes.

Modelo OptiXstar HG8247X6-8N com fonte 12.0V de 3.0A 36.0W

Modelo OptiXstar HG8247X6-8N-10 com fonte de 12.0V com 2.0A 24.0W

Existem 2 router wi-fi6 da Huawei com consumos e amperagens diferentes.

Modelo OptiXstar HG8247X6-8N com fonte 12.0V de 3.0A 36.0W

Modelo OptiXstar HG8247X6-8N-10 com fonte de 12.0V com 2.0A 24.0W

sim, a voltagem do carregador bate certo com a info que consta no router, isso vi eu.
Pretendia era saber qual o formato do carregador.

o que tinha é este assim:

Viva.

No sticker diz huwaei, 12v 3amp / 12v 2amp e tem padrão em relevo tipo diamantes.

qq coisa como:

Essas fontes são antigas, são do ONT e do router branco com antenas externas. ONT HG8012H 1 ampere e HG8247H com 2 amperes.

As mais recentes não possuem estes relevos. As de 3 amperes são utilizadas no HG8247Q, HS8247W até ao HG8247X6-8N.
O HG8247X6-8N-10 utiliza fonte genérica de 2 amperes.

Essas fontes são antigas, são do ONT e do router branco com antenas externas. ONT HG8012H 1 ampere e HG8247H com 2 amperes.

As mais recentes não possuem estes relevos. As de 3 amperes são utilizadas no HG8247Q, HS8247W até ao HG8247X6-8N.
O HG8247X6-8N-10 utiliza fonte genérica de 2 amperes.
Viva.

Posso mesmo estar enganado... fui ver aqui por casa. Estava mesmo
Possivelmente este : 12v 3amp

Correto.

Esse é o utilizado nestes routers: HG8247Q, HS8247W até ao HG8247X6-8N.

O HG8247X6-8N-10 é que utiliza diferente tal como disse em msg anterior.
sim, era esse carragador da Huawei que eu tinha no smart router 1 (12v 3A)

e foi o que ficou para o Router wi-fi 6, que o gajo não trocou, e eu não me apercebi.

sim, era esse carragador da Huawei que eu tinha no smart router 1 (12v 3A)

e foi o que ficou para o Router wi-fi 6, que o gajo não trocou, e eu não me apercebi.
Mesma situação comigo, trocou o router SR 2.0 pelo SR 3.0 neste caso o routerwifi6 novo.

E o o técnico não mudou o transformador, se ele não deixe os equipamentos em casa para entregar eu não teria detectado isso.
Aliás ele não trocou o equipamento, o transformador questionado sobre isso, disse que não havia problema.

Depois acontecem estas situações que os técnicos fizeram só para facilitar a vida deles de troca de equipamentos.

Mesmo usando o Transformador antigo de 3Amp no Router HG8247X6-8N-10 que é de 2amp , não há problema.

O router só vai consumir o que precisa.. Pior era se o transformador tivesse menos amperagem e não fosse capaz de fornecer a corrente suficiente ( como já vi acontecer numa troca de router na MEO , onde deixaram o transformador antigo que não tinha amperagem suficiente para o novo router e quando se puxava mais por ele , desligava e reiniciava.. foi trocar o transformador e tudo ok..

Mas sim , o cenário ideal é que instalem o transformador que corresponde

Viva.

O cerne da questão é que o user tentou devolver os equipamentos e lhe foi negado por não entregar os powers correctos.
Com as trocas e baldrocas do técnicos, dá nisto.
O mais adequado seria ele fazer uma exposição dos sucedido.

@ring69 por isso é que tenho uma caixa cheia de transformadores de 12vts, qz TDS novos, da Huawei.
Oferta vdf 😁

Mesmo usando o Transformador antigo de 3Amp no Router HG8247X6-8N-10 que é de 2amp , não há problema.

O router só vai consumir o que precisa.. Pior era se o transformador tivesse menos amperagem e não fosse capaz de fornecer a corrente suficiente ( como já vi acontecer numa troca de router na MEO , onde deixaram o transformador antigo que não tinha amperagem suficiente para o novo router e quando se puxava mais por ele , desligava e reiniciava.. foi trocar o transformador e tudo ok..

Mas sim , o cenário ideal é que instalem o transformador que corresponde
Quando se trata de substituir os equipamentos, troca-se tudo. Isto inclui até o cabo da fibra que se liga da caixa ótica até ao router. A caixa do router trás tudo dentro.

Falo dum caso que se passou comigo: quando alteraram o router até o cabo que vai até ao PDO foi substituído. Como estava deteriorado foi necessário trocar tudo. O técnico não queria substituir, "convidei-o" a ir embora. Intervenção não realizada... não recebe o guito. €€€

@Gustave: como é que conseguiste isso? é que eu a uns tempos fiquei aflito porque necessitava de um transf de 12 volt para uns leds da cozinha, e tive que mandar vir um dos manos da xina...

@Pixel Lord: olha que o tipo quando me substituiu o router nao vi la nenhum cabo de fibra... so se estava junto com o carregador, muito dobradinho... pois não mo substituiu, e la tive que fazer um acrescento porque senão tinha que mudar todos os cabos de rede, pois o ont estava num móvel (ate onde o fio chegava), e o router estava ao lado da tv...

@Gustave: como é que conseguiste isso? é que eu a uns tempos fiquei aflito porque necessitava de um transf de 12 volt para uns leds da cozinha, e tive que mandar vir um dos manos da xina...

Viva.

Tenho amigos na vdf e MEO 😁
E o 3amps e 2amps da Huawei originais são de muita boa qualidade.

Última edição:
Boas,

Agradeço desde já a todos pelas partilhas aqui feitas e ajuda prestada.

Para dar a conclusão: Depois de alguma insistência da minha parte na loja, lá me disseram que iam pedir internamente para aprovação de receber os equipamentos com estes transformadores, algo a demorar 2 a 3 dias para terem resposta.

Confesso que não estava à espera de uma resposta positiva e já ia mentalizado que ia voltar á loja passados aqueles dias para ir direto ao livro de reclamações, mas…. para minha surpresa obtiveram aprovação e lá consegui devolver os equipamentos (pedi o respetivo comprovativo para não me chatearem mais tarde ).

Por um lado faz sentido dado que o valor dos transformadores é irrisório quando comparado aos equipamentos.

Moral da história e pelos comentários que aqui se deixaram, tomar atenção ao que os técnicos estão a instalar em casa.

Back