Devolução de Telemovel com 8 dias?

People ele comprou pela loja on-line ou seja foi e é considerada uma compra à distância e para estes casos existe legislação dos tais 15 dias - o chamado período de reflexão.

Quando as compras são presenciais ai já depende das políticas de cada loja pois não são obrigadas a devolver/trocar (excepto se produto com defeito).
 
People ele comprou pela loja on-line ou seja foi e é considerada uma compra à distância e para estes casos existe legislação dos tais 15 dias - o chamado período de reflexão.

Quando as compras são presenciais ai já depende das políticas de cada loja pois não são obrigadas a devolver/trocar (excepto se produto com defeito).

Certo, mas ele estava a incluir a compra em loja física.
 
podes ler aqui escrito por um advogado:

9. Não pode o fornecedor recusar a devolução do preço, a contado, em numerário ou por outra forma que não onere o consumidor.

9.1. Daí que não possa impor-lhe, dando-lhe uma nota de crédito, que o consumidor tenha de gastar o dinheiro na firma, no estabelecimento do fornecedor.

http://oadvogado.direitonline.com/artigo/artigo.asp?id=34


o decreto lei é:

Lei das Garantias (DL 67/2003, de 8 de Abril). http://dre.pt/pdf1sdip/2003/04/083A00/22802283.PDF

esclarecido? :)

vou entrar na discussao nao estudo leis ,mas sei q as coisas sao como acima ditas ,nao importa se na loja ou onde for ,
compra fisica ou n
 
As minhas desculpas ,Arnie_Marta
(penso q nao seja um requisito para com o consumidor mas antes uma obrigaçao ,se nao é assim devia ser ,tb entendo q o tipo de mercadoria influencia,)
por exemplo vou a um mercado comprar fruta ,passados 15 dias a mesma esta podre
ja vi varios entendidos aqui ,a discutirem com diferentes argumentos o mesmo caso ,
a lei é so uma
 
As minhas desculpas ,Arnie_Marta
(penso q nao seja um requisito para com o consumidor mas antes uma obrigaçao ,se nao é assim devia ser ,tb entendo q o tipo de mercadoria influencia,)
por exemplo vou a um mercado comprar fruta ,passados 15 dias a mesma esta podre
ja vi varios entendidos aqui ,a discutirem com diferentes argumentos o mesmo caso ,
a lei é so uma

A LEi é só uma mas tem várias considerações.

Uma delas é o COMÉRCIO ELECTÓNICO... :)
 
As minhas desculpas ,Arnie_Marta
(penso q nao seja um requisito para com o consumidor mas antes uma obrigaçao ,se nao é assim devia ser ,tb entendo q o tipo de mercadoria influencia,)
por exemplo vou a um mercado comprar fruta ,passados 15 dias a mesma esta podre
ja vi varios entendidos aqui ,a discutirem com diferentes argumentos o mesmo caso ,
a lei é so uma
a fruta é um producto de desgaste rápido ;)
 
Venho aqui colocar uma questao que se enquadra mais ou menos no tema.

Comprei um N80 da vodafone na ***** faz 4 dias, entretanto reparei o telemovel é lento pa caracas, especialmente quando tem mtas fotos. Agora quero devolver o movel e juntar dinheiro pa um N95. Ates de ir a loja liguei pra la e pelo que me disseram, nao me devolvem o dinheiro, so me dao outra coisa no mesmo valor.

Ja alguem teve probs destes?
A cena de dizer que o telemovel é lento, é uma "desculpa" valida pa devolver, ha alguma melhor (tipo que eles nao possam recusar)?
Caso me digam que nao da mesmo para devolver o dinheiro, quais sao os passos a tomar?

Thanks
 
ainda nao pensei no teu caso ,mas tem em consideraçao uma coisa ,uma causa provavel dessa lentidao q notaste pode estar relacionado com a capacidade do cartao de memoria q esta nele icluido ser pequeno e quando esta bem abastecido ,demorar um bocado ..junto com outros programas ,jogos q podem provocar o mesmo efeito.
so digo porque podes estar a devolver um telemovel bom ,em troca de outro ..e o telemovel nao ter "culpa"
 
Venho aqui colocar uma questao que se enquadra mais ou menos no tema.

Comprei um N80 da vodafone na ***** faz 4 dias, entretanto reparei o telemovel é lento pa caracas, especialmente quando tem mtas fotos. Agora quero devolver o movel e juntar dinheiro pa um N95. Ates de ir a loja liguei pra la e pelo que me disseram, nao me devolvem o dinheiro, so me dao outra coisa no mesmo valor.

Ja alguem teve probs destes?
A cena de dizer que o telemovel é lento, é uma "desculpa" valida pa devolver, ha alguma melhor (tipo que eles nao possam recusar)?
Caso me digam que nao da mesmo para devolver o dinheiro, quais sao os passos a tomar?

Thanks

Eles não são obrigados a aceitar de volta um produto usado... Aliás, se aceitam troca por outro do mesmo valor ou superior, considera-te com sorte! Se o que querias era um N95, pede-lhes pra te passarem uma nota de crédito e aguarda até o comprares.
 
Onde eu trabalho um dos artigos que nao aceitamos devoluçao sao por exmeplo bicicletas, temos um aviso e tudo, os artigos tem devoluçao desde que estejam intactos, acondicionados da maneira como foram comprados, com as respectivas caixas e conteudos, caso nao tenha uma dessas condiçoes as lojas podem recusar a devolução.

No caso que dei como as bicicletas sao artigos de desgaste por exemplo a nivel de pneus, nao aceitamos de devoluçoes.
 
Bem, vo resumir isto... Eu queria saber se apos 2 vezes o telemovel vier de reparção e vier com o mesmo problema podemos pedir o dinheiro ou troca por outro diferente. É que tenho um SE z310i que ja foi pa repar 2 vezes com o mesmo problema, o telemovel vem na mesma, e ja xateia tar sempre a ir la mandar reparar, é que o problema desaparece quando se liga e desliga o telemovel e passado um tempo e um uso volta a aparecer=/
Cumps
 
Última edição:
Devolução de tlm com2 dias

Boa tarde, comprei e paguei em cash na The ***** TMN em Cascais um tlm, um tlm que me informaram que seria um upgrade do Nokia 6020, cheguei a casa e verifiquei que não correspondia minimamente ás minhas espectativas, passados 2 dias voltei a "embalar" o tlm o (cartão nem foi utilizado), e retornei á loja, qual não foi o meu espanto, ao ser informada que teria direito a uma nota de crédito válida por 6 meses, mas nunca á restituição do dinheiro, a minha questão é:
- Porque motivo terei que ficar vinculada a uma loja á qual não pretendo voltar?
- Será legal, ou por outro lado terei direito ao reembolso do valor pago?
 
Boa tarde, comprei e paguei em cash na The ***** TMN em Cascais um tlm, um tlm que me informaram que seria um upgrade do Nokia 6020, cheguei a casa e verifiquei que não correspondia minimamente ás minhas espectativas, passados 2 dias voltei a "embalar" o tlm o (cartão nem foi utilizado), e retornei á loja, qual não foi o meu espanto, ao ser informada que teria direito a uma nota de crédito válida por 6 meses, mas nunca á restituição do dinheiro, a minha questão é:
- Porque motivo terei que ficar vinculada a uma loja á qual não pretendo voltar?
- Será legal, ou por outro lado terei direito ao reembolso do valor pago?
é mesmo assim como a menina da ***** te explicou!

pensa noutro telemovel para gastares o credito!
 
Tanto quanto sei nenhuma loja é obrigada a devolver o dinheiro ou até substituir o produto nessas condiçoes.

Ou seja, apenas são obrigados a substituir por outro igual, no caso de não estar funcional ou de ter algum tipo de avaria nos primeiros 15 dias.

Todas e outras políticas, são opcionais de loja para loja, por exemplo a worten dá 15 dias para experimentar e se nao gostarmos eles devolvem-nos o dinheiro.

A única excepção é as compras à distancia (online) que poderemos devolver se quisermos nos 1ºs 15 dias e ver o dinheiro devolvido.

Cumps
 
Penso que o melhor nestas situações é informar -nos com as instituições competentes na matéria, e que protejam mais o lado do cliente, ou seja, se forem ao site da DECO e enviarem um email com as duvídas em questão, talvez eles possam ajudar...por que as lojas puxam sempre a "brasa à sardinha deles" :)
 
Back
Topo