Devolução IPhone 8

westside

Power Member
Boa tarde pessoal,

A minha irmã recebeu um iphone 8 como presente de natal, equipamento adquirido na loja *****. A minha irmã pretendia devolver o iphone 8 para comprar a versão plus, o telefone não chegou a ser iniciado e ainda possui o plástico a proteger o ecrã e a parte traseira, na loja ***** eles recusaram a troca do telefone assim como a devolução, existe alguma forma de contatar diretamente a apple para expor o caso visto que em portugal só existe representantes da apple e não lojas oficiais?
 
Boa tarde pessoal,

A minha irmã recebeu um iphone 8 como presente de natal, equipamento adquirido na loja *****. A minha irmã pretendia devolver o iphone 8 para comprar a versão plus, o telefone não chegou a ser iniciado e ainda possui o plástico a proteger o ecrã e a parte traseira, na loja ***** eles recusaram a troca do telefone assim como a devolução, existe alguma forma de contatar diretamente a apple para expor o caso visto que em portugal só existe representantes da apple e não lojas oficiais?
Deixa ver se aparece algum especialista nesse tema que sei que existe pelo menos uma pessoa no fórum muito por dentro dessas regras.

Mesmo não sabendo a loja em questão faço una pergunta. A pessoa que ofereceu o telemóvel à tua irmã comprou online e foi levantar na loja ou comprou directamente em loja física?
Tanto quanto sei se comprou online tens sempre 15 dias para troca ou devolução. Se comprou directamente em loja penso que possam rejeitar a devolução.
 
Eu não sou expert na matéria mas sempre conheci a "lei" dos 15 dias para devolução dos equipamentos. Não sei se é em caso de defeito/avaria...
 
Deixa ver se aparece algum especialista nesse tema que sei que existe pelo menos uma pessoa no fórum muito por dentro dessas regras.

Mesmo não sabendo a loja em questão faço una pergunta. A pessoa que ofereceu o telemóvel à tua irmã comprou online e foi levantar na loja ou comprou directamente em loja física?
Tanto quanto sei se comprou online tens sempre 15 dias para troca ou devolução. Se comprou directamente em loja penso que possam rejeitar a devolução.
Foi comprado directamente na loja física.
 
Atenção, que por exemplo na MM eu tb não sabia mas na factura aparece uma indicação de que produtos Apple não se fazem trocas nem devoluções excepto se tiver alguma anomalia como é óbvio. Poderá ser extensível a outras lojas físicas, se não tiveres aberto a caixa talvez consigas.
 
Atenção, que por exemplo na MM eu tb não sabia mas na factura aparece uma indicação de que produtos Apple não se fazem trocas nem devoluções excepto se tiver alguma anomalia como é óbvio. Poderá ser extensível a outras lojas físicas, se não tiveres aberto a caixa talvez consigas.
Não sei porque carga de água, a Apple em Portugal goza de um estatuto próprio, ou seja, não se pode tirar o plástico que sela a caixa do equipamento. Se o fizer já não o pode trocar. Acho que estas imposições das lojas físicas que vendem Apple, estão acima da Lei geral para compras. Mas aguardo que alguém com conhecimento da lei de proteção as compras se pronuncie.
 
Eu não sou expert na matéria mas sempre conheci a "lei" dos 15 dias para devolução dos equipamentos. Não sei se é em caso de defeito/avaria...

Essa lei é só para compras on-line. Nas lojas físicas, a partir do momento em que a embalagem é aberta, nada as obriga a aceitar uma troca, a não ser que haja defeito/avaria.
 
Só mesmo cá em Portugal nos representantes Apple é que não fazem a troca após a embalagem ser aberta, em outros países da UE já o fazem mesmo após utilizar o telefone.
 
Mas isso é política da loja (e um bom indicador de onde não se voltar a fazer compras). Certamente que há outras lojas que aceitariam a devolução.
Pelo que estive a pesquisar em todos os representantes Apple em PT equipamentos/acessórios Apple, após abertura da embalagem não aceitam a troca ou devolução.
 
Essa lei é só para compras on-line. Nas lojas físicas, a partir do momento em que a embalagem é aberta, nada as obriga a aceitar uma troca, a não ser que haja defeito/avaria.

isto que o @Mirtilo disse! Há é lojas que, por cortesia, têm prazos de troca/devolução. Mas podem (como foi o caso falado da loja que não aceitava a devolução de produtos Apple abertos) ter excepções à aceitação de troca/devolução.

De forma mais completa:

A lei que regula os direitos dos consumidores na aquisição de bens não consumíveis fora do estabelecimento comercial e através de meios de comunicação à distância, como seja pela internet ou pelo telefone, permite o direito do consumidor ao arrependimento.

O direito ao arrependimento consiste num prazo de 14 dias após a compra dentro do qual o consumidor pode trocar o bem que comprou por outro ou devolvê-lo e obter o reembolso do preço pago.

Para que o direito ao arrependimento possa ser exercido não é necessário que o consumidor tenha qualquer motivo justificativo. Basta que não tenha ficado satisfeito, independentemente do motivo, com o produto que adquiriu.

No entanto, quando o consumidor adquira bens no estabelecimento comercial, a lei não prevê idêntico direito ao arrependimento. Não existe legislação que estabeleça o direito do consumidor que adquira bens no estabelecimento comercial a arrepender-se da compra feita.

Portanto, em regra, o consumidor que adquira bens no estabelecimento comercial, e que por qualquer motivo, não fique satisfeito com o mesmo, não poderá trocá-lo por outro ou devolvê-lo e solicitar o reembolso do valor pago.

Garantias

Este não direito ao arrependimento não interfere com as garantias do consumidor aquando da aquisição de bens com defeito.
 
Comofoi dito havia cortesia de devolucao nas lojas, mas Infelizmente as pessoas compravam pra exibir aos amigos no fim de semana e iam devolver. Ate apatelhagem de musicas faziam festas de fim de semana e iam devolver. Portanto acabou se a cortesia faz anos. So se devolve aparelhos com defeitos, mas so apple os revendedores nao podem trocar logo por equipamentos novos mesmo verificar a avaria pelo revendedor, porque apple nao aceita “despachos de avarias” pelo revendedor (o revendedor nao lhe e fornecido equipamento novo, logo perdem dinheiro), e precido mandar para apple eles confirmarem avaria e ser substituido por esquipamentos proprios para substituicao normalmente sem caixas sem acesoorios.
 
Back
Topo