1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Devolução TLM

Discussão em 'Telemóveis' iniciada por CHKA, 24 de Setembro de 2005. (Respostas: 29; Visualizações: 3158)

  1. CHKA

    CHKA Power Member

    Bem, então é assim eu quinta feira comprei na vodafone um tlm p/ oferecer, (Nokia 2650) mas a pessoa que o recebeu, experimentou e não gostou mt do tlm...

    Portanto eu queria saber s aqui tb se aplica aquela regra dos 15 dias após compra para devolverem o €/ Fazerem Nota de Crédito.

    Outra questão é q ao experimentar o tlm já se gastou 1.16€ dos 5€ iniciais, será q a vodafone vai fazer caso disto?

    Cumps
     
  2. guxo

    guxo Guest

    boas,
    a troca do telem, podes fazer na boa (sem riscos, nao danificado, etc...), agora a questao do guito... ja nao sei...
     
  3. MaLok0

    MaLok0 Power Member

    o mais provavel é darem-te uma nota de credito para la comprares novo produto.
     
  4. Pericão

    Pericão Power Member

    Já me aconteceu. A regra não se aplica só se aplica para compras online. O mais provável é dependeres da boa vontade do vendedor. Eu não tive essa sorte... apenas 7 meses depois a ***** lisboa respondeu e pediu desculpas pelo sucedido.
     
  5. RiK

    RiK Power Member

    Aqui estou à vontade pois trabalho numa grande superfície e lido diariamente com devoluções de todo o tipo de material.
    Não te deixes levar por aquilo que te digam na loja caso vás reclamar uma devolução. Agora, como utilizaste o cartão, é a Vodafone que decide se é a própria ou a loja a fazer a devolução do dinheiro. No caso, o que utilizaste irá ser debitado do que tens a receber. Caso não te resolvam isso na hora, faz cara de mau (se fores novito, aconselho que sejam os pais a resolver o assunto) e exige que entrem em contacto com a Vodafone para esclarecer a situação. Qq imposição da loja em contrário deve ser rebatida com uma pequena ameaça de advogado ao barulho e reclamação por escrito (já agora, um telefonema e um e-mail tb ajudam a resolver a coisa bem rápido) à sede da Vodafone e da loja em causa.
    A lei está do teu lado, as únicas excepções no que diz respeito a resoluções de contrato são com artigos de higiene pessoal, perecíveis e, até certo ponto, com material informático e grande doméstico (mesmo a legislação é subjectiva quanto a estes). E, por lei, não são 15 mas sim 30 dias.

    --edit--

    Só agora reparei que compraste directamente a uma loja da Vodafone.. O que escrevi aplica-se, de qq maneira.

    --edit--

    Esqueci-me: o artigo tem que estar em condições de venda. (embalagem original, manuais, acessórios, e télélé imaculado!)
     
    Última edição: 24 de Setembro de 2005
  6. Chob

    Chob 1st Folding then Sex

    Nos anuncios sempre vi Com oferta de cartão com X€ em chamadas, o k ker dizer que não devem de fazer caso a algo que ofereceram

    Fikem bem
     
  7. RiK

    RiK Power Member

    Mas se devolves o artigo que compraste tens que devolver igualmente a oferta.
     
  8. CHKA

    CHKA Power Member

    Bem agora já tou mais descansado...

    Claro q era melhor o € mas se fizerem nota de crédito td bem...

    Só há uma coisa q me lixa, é q a loja ficou c/ aquela caixa de plástico a q vem por fora, mas deu me o resto...

    Será q vão pegar por isso...

    Se bem q o tlm foi comprado 6a... Vou lá 2a ou terça e cm só é uma funcionária e ela reconhece não deve haver prob espero eu.

    Antes de mais aproveito pa mandar um mail para a VODAFONE.

    Cumps
     
  9. Pericão

    Pericão Power Member

    Podes trabalhar onde quiseres. Eu já tive problemas com a ***** e a troca por outro tlm foi solicitada... 20min após a compra. Não abri nem nada. Após a recusa da troca, meti o processo na Deco que reforçou a posição da *****: Só efectuam trocas/devoluções se disserem que o fazem no período que bem lhes entender indicar.
    Fiquei a arder e passados 7 meses do email que enviei par aa ***** a resposta que recebi foi que tinha 50€ de vale na ***** em Águeda e um pedido de desculpas. Aceitei o pedido, mas mandei-os enfiar o €€€naquele sitio com pouca ou nenhuma vaselina.

    Portanto, podes dizer o que quiseres, mas a lei não está do nosso lado aquando compras em espaços fisicos, apenas e somente em compras online.

    Já agora, recentemente comprei um tlm na optimus, e temos um periodo de 1 mes para troca directa, por outro igual, em caso de avaria; mas!!!!!!!!!!!! Só senão apresentar riscos e afins! A sra até disse para não tirar o plástico do visor....

    2ª feira já saberemos a resposta, mas não contes ter a lei do teu lado, conta é com a compreensão e simpatia do funcionário/loja.
     
  10. grandenaboverde

    grandenaboverde O Senhor dos Bolinhos

    isso é sempre assim, sejam telemóveis, material informático ou electrónico. tens uma data X até à qual podes efectuar a troca mas tens de devolver todo o material como novo, incluíndo manuais, cabos e todos os extras.
     
  11. CHKA

    CHKA Power Member

    Isso dos riscos a Funcionária q po acaso foi bem simpática disse o mesmo, que no 1º Mês faziam troca directa caso o tlm estivesse s/ riscos, se isso não acontecesse mandavam para a NOKIA neste caso e tinha q ficar á espera...

    BTW mandei um Mail á VODAFONE ao qual responderam

    "Boa noite

    O equipamento deve ser devolvido, apesar de já ter sido utilizado, com a totalidade dos acessórios e documentos que faziam parte do pacote de venda, inclusive a embalagem.

    Uma vez que a embalagem ficou na loja, não há como se deslocar à loja e tentar fazer a devolução do equipamento, uma vez que a embalagem deve estar na loja.

    Disponível para qualquer esclarecimento.

    Nuno Nunes
    [email protected]

    Nota - caso necessite contactar-nos novamente sobre o mesmo assunto agradecemos que faça reply deste email"


    Pelo menos foram bastante rápidos a responder...

    Cumps
     
  12. RiK

    RiK Power Member

    ;)

    Óptimo, resolvido então?
     
  13. CHKA

    CHKA Power Member

    Não... :mad:

    Segundo a funcionária eles não fazem a troca por motivos de "ser oferta e não gostar do tlm", pq já aconteceram vários casos e o representante não trocou...

    Apesar da vodafone ter dito q sim :confused: :004: ...

    Disse me para telefonar para o representante, falar c/ alguém responsável e expor o assunto, mas q provavelmente a resposta seria a mesma...

    Ela disse me q não seria mt justo pq haveria pessoas a experimentar os tlms e a trocar sem + nem - só pq lhes dava na cabeça...

    Conclusão, mando outro mail á vodafone c/ cópia para a DECO e a vodafone q se entenda c/ o representante, se não s entender DECO!

    Tou a começar a ficar fdd c/ isto...
     
  14. Pericão

    Pericão Power Member

    A Deco vai ficar quieta. Eu já te disse, eu passei pelo mesmo e a Deco valeu-me 0. A lei das trocas é só para compras online. Nas lojas, só faz quem quer e a o que quer. Eu nem sequer o abri e nem assim a deco me valeu. Ao invés, se comprares pela net, a Deco chega ao ponto Ridículo de defender consumidores que se queixam 7meses depois que uma loja não enviou 4 cakes de cds mas 2 cakes.... é triste mas é assim. Se a Vodafone disse que trocava, é simples, ligas para o apoio da Vodafone e pedes indicações. Eu para a proxima faço isso, ligar! Nada de mails, que isso é.... moroso, 7 meses depois a ***** respondeu ao meu problema....


    Boa sorte e vai actualizando a info do teu caso, para no futuro a malta fazer como eu, agora tlm só pela net e mais nada!
     
  15. CHKA

    CHKA Power Member

    O que achei estranho foi a própria VODAFONE ter uma resposta positiva, e a loja não pq o seu representante não realiza essa troca...


    Já mandei outro mail p/ a Vodafone, quero ver a resposta...

    Bem m parecia q tava a ser mt fácil...

    Cumps
     
  16. acrobat

    acrobat Power Member

    a minha namorada comprou um numa loja vodafone depois voltamos lá e pedimos pra trocar pk ela n gostava mto do telemovel... trocaram na hora e devolveram o dinheiro (vodafone de leiria )
     
  17. CHKA

    CHKA Power Member

    Pois, mas acontece q estes ora dizem 1 coisa, ora dizem outra...

    Ora vejam a última resposta da VF:

    "Tratando-se de mera desistência de compra não há efectivamente prazos específicos para o efeito nem a obrigatoriedade de aceitar as devoluções efectuadas nessas circunstâncias.

    Caberá assim à Entidade Vendedora, no âmbito da sua autonomia contratual, definir os termos em que aceita as devoluções e em caso afirmativo, informar dos procedimentos que devem ser cumpridos para que as mesmas sejam efectuadas.

    Efectivamente sobre a Entidade Vendedora recai a obrigação de informar, tanto nas negociações como na celebração do contrato, de forma clara, objectiva e adequada o consumidor, nomeadamente, sobre características, composição e preço do bem ou serviço, bem como, sobre o período de vigência do contrato, garantias, prazos de entrega e assistência após o negócio jurídico. Esta obrigação corresponde na esfera do onsumidor ao seu Direito à informação em Particular, previsto nos nºs 1 e 2 do art.º8.º da Lei de Defesa do Consumidor.

    Assim, caso a Entidade Vendedora aceite devoluções de equipamentos, tem autonomia para definir o período de tempo em que a mesma pode ocorrer, condições de aceitação das mesmas, bem como a forma do respectivo reembolso, cabendo-lhe assegurar que essa informação é disponibilizada ao Cliente para seu conhecimento real e efectivo.

    Uma vez que, conforme nos indicou, o Agente onde adquiriu o equipamento em questão não aceitou a devolução do mesmo a Vodafone não poderá ter qualquer tipo de intervenção pois a capacidade de decisão sobre a aceitação ou não cabe apenas ao próprio Agente.

    Agradecendo a sua compreensão desejamos-lhe uma excelente semana.

    Com os melhores cumprimentos"


    Axo q mais vale vender o tlm do que me andar a chatear...

    Ainda por cima, se são 15dias 7 já arderam...

    Cumps
     
  18. Phantasia

    Phantasia [email protected] Member

    Eu ando na mesma lengalenga, mas segundo a lei são 7 dias que temos para receber reembolso por qualquer produto que tenhamos comprado.
    Adquiri um GX25 na semana passada (faz hoje 6 dias), não fiquei satisfeito com o equipamento pelo software nem com o serviço da Vodafone. Dizem-me que não fazem reembolso por serem um Agente da Vodafone, no apoio ao cliente da Vodafone dizem-me que posso ir à loja da Vodafone no Parque das Nações para me reembolsarem. Cada um diz a sua coisa e eu já tou a pontos de ligar para um advogado e passar-me completamente da cabeça.
     
  19. Glaucoma

    Glaucoma Power Member

    Não digam ao rapaz que é A ou B porque não é assim. A loja devolve o dinheiro ou troca por outro telemóvel SE QUISER!!!
    Neste tipo de vendas não há ''leis de 15 dias'', apenas para produtos comprados via net. Reza para que o funcionário esteja bem disposto e aceite devolver-te o dinheiro!

    Se isso fosse assim tão directo, eu ia comprando telemóveis e experimentando 9 ou 10 até encontrar aquele que mais me satisfazia, não?
    BAstava alegar que ''este telemóvel era para o meu pai e ele não gostou. O que eu levei ontem era para a vizinha da minha avó''...

    Boa sorte
     
  20. Olhem a data do tópico! :x2:

    Sim, a vodafone dá o prazo de 15 dias para devolver o telemovel, ou o de 30 dias para o trocar por outro de igual ou superior valor.

    Nas outras operadoras já não é assim. Na optimus não se pode devolver acho eu, e pra trocar são apenas 15 dias.

    Na TMN nem faço a minima porque fujo dessa rede como do diabo :lol:
     

Partilhar esta Página