1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Devoluções - Devolucoes - Dinheiro

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por mabcs13, 10 de Setembro de 2007. (Respostas: 18; Visualizações: 16082)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. mabcs13

    mabcs13 Power Member

    Penso que este Topico já foi aqui abordado mas penso que nunca seja demais informar sobre os nosso direitos !!!

    Para quem tem duvidas ou ja se deparou com o problema de fazer uma devolução de algum material que não satisfaça as necessidades para as quais o adquirimos.

    Exemplo tipico compramos qualquer tipo de aparelho Telemovel, PC, Maquina fotografica, etc... e não estamamos satisfeitos com o mesmo, temos no minimo 8 ( oito ) dias para o devolver. Como já li algures num topico não depende de Loja para Loja porque a LEI é igual para todos, o prazo minimo que cada loja pode dar são esses 8 dias, varia sim em algumas que podem dar mais ( politica de LOJA ) o caso da FNAC que acho que são 15 (quinze) dias. Mas por lei só são obrigados a dar os 8 dias, desde que o material não esteja com qualquer tipo de marca de utilização ( no caso de um Telemovel por exeplo, não pode apresentar qualquer risco) teem tambem de Ser devolvidas TODAS as embalagens que fazem parte do protudo bem como todos os elementos, cabos, manuais, etc...

    Resumindo chegamos a casa experimentas o produto, Gostas OK muito bem ficas com ele !
    Não gostas, colocas na embalagem conforme vinha e tens 8 dias pra devolver a loja e a mesma te devolver o dinheiro ( por vezes estas levam 24/48H ) . sim e é o Dinheiro que teem de devolver não é vales de desconto nem a troca por outro produto, é o dinheiro, cheque, vale para troca por dinheiro ( caso do Office ), ou transferencia bancaria seja la como for é dinheiro.


    Espero que tenha ajudado !!!

    Miguel Angelo - - - MABCS13
     
  2. AmigoDaSorna

    AmigoDaSorna Power Member

    O que dizes está certo, mas é preciso salientar que no caso de se ter adquirido esse produto através de um crédito não será devolvido o dinheiro do valor deste mesmo, pois assim o cliente estaria a fazer, basicamente, um empréstimo. Nestes casos a solução é a anulação do crédito, se esta ainda for possível na data, ou devolverem o valor através de um vale.
     
  3. Arnie_Marta

    Arnie_Marta I quit My Job for Folding

    Gostava de ver o decreto-Lei.
     
  4. blueomega

    blueomega Power Member

    tava na ideia que era em todas as lojas 15 dias e é como dizem, devolves, não ha perguntas e chuta dinheiro pra ca. não sei se em alguns casos podem emitir uma nota de credito, ja que não se pode levantar dinheiro
     
  5. AmigoDaSorna

    AmigoDaSorna Power Member

    A lei é um pouco ambígua nestes casos, e em certas partes diz que tem de ser um prazo razoável…. Mas o cliente tem direito a devolver o artigo, desde que estes não sejam consumíveis, produtos de higiene, etc…
     
  6. IcePicK

    IcePicK Power Member

    Já agora onde está o suporte legal para isso?

    Não é que eu duvide, mas convém ter um suporte legal no caso de ocorrerem dificuldades na operação.
     
  7. AmigoDaSorna

    AmigoDaSorna Power Member

    Já tive a documentação cmg há um ano +/-, mas n a tenho cmg
     
  8. mabcs13 ..... Infelizmente a lei não é bem assim .... Não há nada na lei que "obrigue" a loja a devolver dinheiro !!!! Isso é claro na lei. E tem a sua logica .... Imagina a situação, queres uma xbox360 para levares para uma lan para um fim de semana ... Vais à loja e compras uma na 6ª feira... Usas e na 2ª devolves sem qualquer marca de utilização. A loja NÃO É OBRIGADA a devolver o dinheiro....
    Não tem defeito ( e mesmo que tivesse apenas seria obrigada a trocar por outra (durante os tais 8 dias)
    Não ficaste satisfeito com ela ( a loja não tem qualquer responsabilidade por isso... experimentaste antes de comprar ? se sim sabes o que levas, se não, foi porque não quiseste)

    APENAS se o produto que compraste foi online é que tens 28 dias para devolveres o produto e receberes o dinheiro de volta (excepto dos portes de os tiver havido)
     
  9. IcePicK

    IcePicK Power Member

    Mas sabes dizer onde está o suporte legal das tuas afirmações? Volto a dizer que não é por duvidar do que dizem aqui.
     
  10. mabcs13

    mabcs13 Power Member

    Oi Paulo [email protected]

    Na tua citação sobre o caso de levares a Xbox360 para o fim de semana acredita que o podes fazer sem qualquer problema, agora ha uma questão que de facto não referi !!! Que é o seguinte legalmente nenhuma loja se pode recusar a devolver o dinheiro que tu pagaste pelo artigo (exceptuando a tal situação referida pelo AmigoDaSorna ) ee obviamente não vais devolver um tinteiro de impressora nem uma escova de dentes usada.

    Outra situação é tu conseguires que a loja te devolva o dinheiro pois o empregado, o segurança, o tio do dono da loja, o primo, , o gerente, seja lá quem for pode dizer que não te aceita o material e logicamente não devolve o dinheiro, mas para tal basta teres duas testemunhas em como não te aceitaram o material e se recusaram a devolver o dinheiro e teras de intentar uma acção judicial. ok ?

    Claro que tenho a certeza que para levares uma Xbox de fim de semana não vais querer correr o Risco de ficares uma serie de meses ou mesmo anos, com essa xbox muito bem guardada para não sofrer qualquer dano, para alem do dinheiro empatado na Xbox e no Advogado e todas as custa do processo.

    Mas acabas por ver o dinheiro isso é certo.

    O decreto de lei não sei nem me vou procupar em ver qual é, nem estou preocupado nessa distinção de ser on line ou na loja.

    Mas como trabalhei algum tempo numa loja do ramo em que eram bastante rigorosos no campo das devoluções e apos 2 ou 3 sessões de esclarecimento com os advogados da mesma empresa em que nos explicaram da mesma forma que acima descrevi, sinceramente não vejo o interesse deles em se prejudicarem a si mesmo, o reverso da medalha seria o facto dos funcionarios não receberem a comissão a que estão sujeitos na venda do artigo dai por vezes tb o proprio gerente não querer devolver o dinheiro para n quebrar os objectivos e assim preferir trocar por outro artigo, acho suficientemente credivel, mas atenção não estou a tentar convencer niguem simplesmente achei que devia partilhar este meu conhecimento e experiencia com alguns leitores.

    Eu por mim não levava a Xbox para uma LAN party, ou de fds, com o intuito de a devolver, mas como ja me aconteceu comprar um GPS ( o qual não tive oportunidade de testar na loja por motivos obvios) e como não me satifez porque perdia o sinal ao passar em certas zonas onde outros não perdem simplesmente o devolvi ! e como era o unico modelo de GPS na loja nem sequer pensei em ter que gastar os 199.90€ em borrachas e canetas.

    MABCS13 - - - Miguel Angelo

    Por vezes o que é + complicado é fazer valer os nosso direitos!
     
    Última edição: 11 de Setembro de 2007
  11. totalscore

    totalscore Power Member


    Estás 100% correcto
     
  12. Arnie_Marta

    Arnie_Marta I quit My Job for Folding

    Continuo á espera do Decreto-Lei......

    Ah e tal já trabalhei numa loja...

    Eu também e não é pequena, mas palavras leva o vento percebes?????

    Não leves a mal, mas não é porque um advogado ou 2 te disseram que faz disso uma coisa certa, um Decreto-Lei sim mas de resto....
     
  13. steelballzz

    steelballzz Folding Member

    se me conseguires provar com decreto lei o quer dizes a thread será reaberta
     
  14. nickie

    nickie Power Member

    Ora cá vai uma resposta da DGC a uma questão que lhes coloquei sobre este assunto:

    Ou seja:
    - As lojas não são obrigadas por lei a qualquer prazo para devolução dos produtos, quando estes são comprados directamente;
    - As lojas que praticam prazos de devolução de 15 dias (ex. Fnac) fazem-no por sua própria iniciativa, não sendo obrigadas por lei a fazê-lo;
    - Apenas quando se compra equipamento à distância é que se tem 14 dias como prazo de reflexão, durante o qual os bens podem ser devolvidos.
     
  15. jfbbms

    jfbbms Power Member

    mais um curioso dos decretos de lei.
    Tou a ver que ha muitos licenciados em advocacia por aqui ...
    Resta saber se frequentaram a universidade, têm diploma e se sabem do que falam :)
     
  16. steelballzz

    steelballzz Folding Member

    como a resposta veio da DGC se calhar eles sabem
     
  17. kold92

    kold92 1st Folding then Sex

    boa ajudinha!
     
  18. Edu115

    Edu115 Power Member

    Desculpem o desenterranço, mas surgiu uma questão. É possível a loja aceitar a devolução do equipamento, mas só passar nota de crédito e recusar-se a devolver o valor monetário?
     
  19. Seriuskiller

    Seriuskiller Power Member

    Vamos imaginar o caso em que o produto nunca foi enviado por falta de stock. Pedimos a devolução do dinheiro, quanto tempo tem a loja para devolver o dinheiro?
     
Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página