Um equipamento móvel não pode ser devolvido pelo simples motivo de que não se gosta dele.
A Vodafone, assim como outras operadoras (julgo eu) dão 15 dias para que o cliente teste o equipamento à vontade. Se for detectada alguma anomalia, o equipamento é trocado por um igual, desde que venha em perfeito estado de conservação e aparência.
O único caso em que o cliente pode exigir a devolução do dinheiro é quando compra via internet, ou via entrega-indirecta, uma vez que não viu o equipamento no momento da compra. Só assim.
Compras em loja, cliente vê o telefone, pega nele, afirma que é esse que quer, paga, etc, e depois arrepende-se e volta para trás exigindo a devolução do dinheiro, não podem ser reembolsadas, uma vez que esse mesmo telefone não pode simplesmente voltar para dentro da caixa e ser vendido novamente.
Para que seja vendido novamente é preciso que seja enviado para o centro de assemblagem onde será revisto, será actualizado o firmware, são trocadas as tampas (mesmo que as primeiras venham impecáveis eles trocam na mesma), é novamente embalado, etc.
Tudo isto são custos suportados pela Vodafone. Quando um telefone é devolvido numa loja, nesse momento, o seu valor comercial é inferior a um novo. Logo, a Vodafone não é obrigada por lei a aceitar o equipamento para seu prejuízo. Isto é a lei. Participo na gestão diária de uma grande loja Vodafone onde todos os dias estas situações acontecem e acreditem, sei como isto funciona. Desde reclamações no livro por este motivo, até acções judiciais.. Já vi tudo. E a Vodafone nunca perdeu nenhuma.
Pontualmente, aceitamos as devoluções, seja para não nos chatearmos ou até porque o cliente é impecável e pronto.. opá.. cedemos. Mas, o que mais detesto ouvir, é quando me vêm com a conversa de que somos obrigados a devolver, que não têm de dizer porque querem devolver, etc. Não é bem assim.
Mas pronto.. No fim, o que queremos é prestar um bom serviço.. e acabamos por ceder.
Mas apenas porque queremos e não porque somos obrigados.