DFI DK P35, E8400 - Duvidas de temperatura e OC

soulriver

Power Member
Boas tenho o sistema que podem ver em my system e ando a fazer testes de OC (sem mexer em voltagens 1º). Experimentei a 3,55Ghz e tive um erro no prime95 e no occt. Agora fiz um teste a 3.4G e parece-me bem, mas o meu problema é que instalei o xigmatek e continuo a achar as temps muito altas (57ºC em full load no core temp, e com o cooler stock acho que era 63º). Isto pode indicar que as temps estão a ser mal lidas pelo core temp (o smartguardian mostra 40º em full load com o xigmatek)? Que o cpu ficou mal instalado?

Aqui podem ver uma imagem das temps em full load.
 
uma coisa é temperatura dos cores, outra é a temperatura do cpu

Tcores>Tcpu

em relaçao à perfomance do cooler nao me posso pronunciar, no entanto deve haver alguem que o use
 
Em relação às temps já percebi. No entanto ando a ver com vários progs e acho exagerado os 57ºC sem mudar voltagens. Eu entreguei o pc para montagem com artic cooling mx-2 e a caixa veio fechada, já pensei que se calhar não tenham metido massa térmica. Será resposta para estas temperaturas mto elevadas (seja como for já mandei um mail a perguntar se usaram ou não, e em ultimo caso vou ter que desmontar tudo e voltar a montar, mas jeitinho é 0 :S).

P.S. Instalei também o speedfan e de todas as temps que detecta nenhuma passa dos 47º em full load, cada vez estou mais confuso :S
 
Última edição:
estive a ver pics desse cooler e, corrige-me se estiver errado, a retenção é idêntica ao stock cooler da intel







para teres essas temps tens o cooler mal montado, quase de certeza
 
Certo. Ele foi montado na *****, e vi meterem a massa térmica. O que é que poderá estar mal?

p.s. Com o stock cooler tinha 62ºC nos cores sem OC, não é elevado também? Eu tenho é medo que nem tenham metido massa termica no processador.
 
Vi meterem massa térmica no cooler na *****.
Entreguei uma caixa de mx-2 e veio fechada, quando o cpu foi montado na *****.

Ou seja tenho medo que não tenham metido (ou que tenham usado uma fraquinha) quando fizeram a montagem na *****.

OK, mas certamente q na ***** terão metido Pasta Térmica, pode n ter sido a tua.
Além do mais por e-mail dúvido q se lembrem.

Será q vais ganhar assim tanto trocando a pasta?
Ainda te arriscas a mandar alguma coisa para o "dark side".
Se n sabes n mexas. Logo hás de arranjar alguem que te ajude.

Abraços
 
OK, mas certamente q na ***** terão metido Pasta Térmica, pode n ter sido a tua.
Além do mais por e-mail dúvido q se lembrem.

Será q vais ganhar assim tanto trocando a pasta?
Ainda te arriscas a mandar alguma coisa para o "dark side".
Se n sabes n mexas. Logo hás de arranjar alguem que te ajude.

Abraços
Concordo dai não ser eu a fazer a montagem. O que é certo é que as temps estão altas para os componentes em questão. Assim sendo vou pedir à ***** para rever a montagem do cpu, porque mesmo com o stock cooler como veio de lá, as temps estavam demasiado altas.
 
Concordo dai não ser eu a fazer a montagem. O que é certo é que as temps estão altas para os componentes em questão. Assim sendo vou pedir à ***** para rever a montagem do cpu, porque mesmo com o stock cooler como veio de lá, as temps estavam demasiado altas.

Podes ter de perder umas horitas mas é a ideia acertada.
Abraço e BOA SORTE!
 
Disseram-me que é a DFI que reporta temps altas para os novos cpu's. Alguém que tenha os mesmos componentes pode dar dados para eu poder comparar? É que andei a googlar e os 58ºC em full load com estes componentes, normalmente é com o cpu puxado a 4Ghz, e não a 3Ghz stock.
 
pelo que me disseram a mim ;) as leituras de temperaturas dos 45nm é que estão erradas, por defeito

na dfi por ex tens uma opção para ajustar a temperatura com possibilidade de 12ºc para cima ou para baixo

agora, com erro ou sem ele mais de 50ºc em default e em idle, mesmo que fosse stock cooler parece-me algo elevado

verifica se as alhetas do cooler estão "stone cold" ou se notas um ligeiro aquecimento

já agora mete carga nisso e vê a quantos ºC chega o cpu em full load
 
pelo que me disseram a mim ;) as leituras de temperaturas dos 45nm é que estão erradas, por defeito

na dfi por ex tens uma opção para ajustar a temperatura com possibilidade de 12ºc para cima ou para baixo

agora, com erro ou sem ele mais de 50ºc em default e em idle, mesmo que fosse stock cooler parece-me algo elevado

verifica se as alhetas do cooler estão "stone cold" ou se notas um ligeiro aquecimento

já agora mete carga nisso e vê a quantos ºC chega o cpu em full load
Se calhar expliquei-me mal sorry. As temps que refiro (62ºC no Core Temp com o stock cooler), são em full load.
 
eu com 1,5 a 4500 tinha temps de 65ºc em full load

mas com 2 rads 240 BIX e um apogee GT

e sempre dificil comparar temps, principalmente pelas variáveis envolvidas

tenta melhorar o airflow da caixa, pois da-me a sensação que esse cooler vai depender fortemente dissso


EDIT eventualmente coloca uma 2ª fan no cooler para teres o efeito "push-pull"
 
As temps parecem-me ok, no entanto agora andei a experimentar um pouco mais de OC e tive o seguinte problema. Até 3,45Ghz vai bem sem necessitar de aumento de voltagem depois começa-se a queixar. No entanto como encontrei uma thread com os mesmo componentes (mems inclusivé) a 4Ghz tentei usar parametros aproximados, e o pc deixou de arrancar e tive que fazer clear cmos. As settings que usei foram as seguintes:




O que é que lhe poderá faltar? Mais voltagens? Quais?

Obrigado.
 
só para acrescentar mais alguns testes que fiz agora a correr duas instâncias do orthos.

1º Afinal a 3,440Ghz com as mems a 1033Mhz não estava estável. Subi-lhe o Nb e o CPU VTT ligeiramente e até agora está a correr 2 instâncias de orthos há 30 minutos e tudo OK.

2º No entanto como as temps agora parecem boas, decidi puxar mais ele mas um teste mais "comedido" que o do post anterior. Tentei 450x8 (3600) com a RAM a 1:2 (901Mhz) e com as seguintes voltagens DRAM - 2v, NB - 1.45v e CPU VTT - 1.333v, entra no xp mas nem 2secs de orthos aguenta. Alguma ideia?

Nota: Tenho o speedstep activado. Será que desactivar ajuda?

Obrigado desde já.

Mais um edit. Descobri que para aumentar o core voltage era no cpu vid special add, e já comecei a aumentar ums pós. Mas comparando com ppl da thread "8400 overclock inside" vejo que tenho que lhe dar muito mais vcore para ele aguentar. Não está a pedir volts demais? Ou sou eu que estou a fazer alguma coisa errada (tipo pedir demais da ram ou algo do genero)?

Novo edit: Neste momento está estável a 3.6Ghz, 450x8 com a ram 1080mhz, com 1,31vCore, 1,41v NB e 2V Ram. Alguma ideia de que passos seguir para chegar aos 4Ghz? Tenho sempre dificuldade na escohla de FSBxMultiplicador por causa da RAM, nunca sei a que velocidade devo meter a ram.
 
Última edição:
o auto na bios pode por vezes significar que o vcore(e outros settings) sobe automaticamente com o OC, portanto cuidado
 
Última edição:
Fiz um novo OC, passei para 3,8Ghz mas desci as mesms para 1066Mhz.



O que vos parece pelo screen? Para o dia-a-dia está bem assim ou não devia ter tanta voltagem no NB?
 
Fiz um novo OC, passei para 3,8Ghz mas desci as mesms para 1066Mhz.



O que vos parece pelo screen? Para o dia-a-dia está bem assim ou não devia ter tanta voltagem no NB?
Hoje tive a jogar umas 2 horas e a temperatura do chipset registada no smartguardian era 51ºC. Qual a temperatura máxima "recomendável" no chipset?

nota: Tenho uma fan lateral em outake pq fazia barulho em intake, mas tenho que a mudar, será que ajuda a baixar um pouco a temp do chipset?
 
Back
Topo