DFI nForce 4 ultra-d to SLI mod

Sway

To fold or to FOLD?
boas... mais de metade das pessoas que tem uma já conhece este mod... mas como não existe um tutorial todo bonito (e noob ready) aqui no nosso espaço, resolvi eu mesmo fazê-lo.


o mod é muito simples...

material necessário:

-> DFI LanParty UT nForce 4 ultra-D (claro...)
-> um lápis (de preferencia xB)

1º passo: remover o cooler do chipset.

2º passo: passar com o lápis unindo as duas pontes assinaladas na imagem:


Ultra-nf4.jpg



de modo a ficar algo do género:


nf4u-mod.jpg



podem aproveitar para trocar a nhanha de pasta termica que la vão encontrar por uma em condições...

se tudo correu bem, quando bootarem, no POST o chipset deve logo ser reconhecido como nForce 4 SLI, assim:

image010.jpg



depois é só desligar o PC e trocar os 3 (6) jumpers que estao entre os dois slots pci-e para os pins de baixo...

na posição inicial os jumpers dão as 16x á grafica de cima, com a alteração separa em 2x8 ou seja metade para cada!


NOTA: no meu caso tive de exprimentar varios tipos lápis até funcionar! nao desesperem! acabou por funcionar com um 2B, exprimentei graphite, 6B, HB etc...


e é só...


Enjoy!
 
Última edição:
God_Lx disse:
LOL Só o trabalhinho... Fizeste na tua ? Ganhos visiveis ? Nunca fiz na minha pq n espero usar SLI na vida :P

sim fiz na minha... ganhos visiveis nao tenho pois nao tenho 2 graficas para exprimentar... mas que ele reconece como SLI reconhece!:x2:

se quiseres combinar para fazer-mos um 3dmark com a tua e a minha, visto serem iguais, é na boa! :lol:
 
Última edição:
Nunca cheguei a fazer esse mod pela mesma razão que o God_Lx.. Mas quem sabe talvez um dia seja útil e talvez o faça.. Aproveito e mudo a pasta do ***** que o nForce 4 aquece à força toda..
 
X3non disse:
Nunca cheguei a fazer esse mod pela mesma razão que o God_Lx.. Mas quem sabe talvez um dia seja útil e talvez o faça.. Aproveito e mudo a pasta do ***** que o nForce 4 aquece à força toda..


eu tambem nao tenciono usar SLI foi só naquela do: deixa ca ver se funciona mesmo...


mudança de pasta termica comigo fez uma difrençazinha... uns 6 ou 7 grus mais ou menos...

mas pensando bem.. estes 6 ou 7 graus podem ser maravilhosos se pensar que assim posso relaxar a fan ja que ela faz um barulhão...:x2:
 
Última edição:
VoRtAn_MaDgE disse:
Tenho esse mod feito e axo k na altura até colokei uma foto algures aki no forum...


tenho a certeza que sim.. eu fiz um search e não achei nada de concreto... por isso resolvi por cá um todo bonito!

:kfold:
 
Alguem me tira uma duvida? a minha situaçao e a seguinte, recente-mente comprei uma 6800GS e antes tinha uma 6600GT, sendo esta mais pequena de PCB entao tinha um bloco no ***** da dfi nf4 ultra-d que dava com a grafica, agora como a 6800GS tem um PCB maior ja nao a consigo colocar no 1º slot, entao tenho de a ter no 2º slot provisoriamente, e surgiu-me a questao, em vez de adquirir um bloco novo ou fazer um mod neste que ja tenho, se fizesse o mod no ***** para SLI, o segundo slot da board iria trabalhar a que velocidade?? sabendo que o 1º trb a 16x, o segundo trabalha a quanto com o MOD feito??? e sem o MOD feito como tenho agora esta a trb a quantas vexes????


Se alguem me puder ajudar...... TNKS
 
Bem fix o MOD hoje na minha ultra-d com um desses lapis da STAEDTLER 2 HB e o MOD funcionou completamente, ate fikei impressionado, LOL -> Pois o Lapis de qualidade para fazer uma coisa de qualidade, lolol......

So ainda nao precebi uma coisa, ganhei cerca de 3 a 4 graus no *****... e nao pus nada de fita colas nem nada para tapar o MOD, apenas fiz a ligaçao e montei as cenas, lolol, pode ser a pasta termica que ainda nao acentou bem, lol..
 
OnDaS disse:
Bem fix o MOD hoje na minha ultra-d com um desses lapis da STAEDTLER 2 HB e o MOD funcionou completamente, ate fikei impressionado, LOL -> Pois o Lapis de qualidade para fazer uma coisa de qualidade, lolol......

So ainda nao precebi uma coisa, ganhei cerca de 3 a 4 graus no *****... e nao pus nada de fita colas nem nada para tapar o MOD, apenas fiz a ligaçao e montei as cenas, lolol, pode ser a pasta termica que ainda nao acentou bem, lol..

Trocaste a pasta térmica, correcto?
Em caso afirmativo, a redução de alguma temperatura advém daí mesmo.
 
OnDaS disse:
Alguem me tira uma duvida? a minha situaçao e a seguinte, recente-mente comprei uma 6800GS e antes tinha uma 6600GT, sendo esta mais pequena de PCB entao tinha um bloco no ***** da dfi nf4 ultra-d que dava com a grafica, agora como a 6800GS tem um PCB maior ja nao a consigo colocar no 1º slot, entao tenho de a ter no 2º slot provisoriamente, e surgiu-me a questao, em vez de adquirir um bloco novo ou fazer um mod neste que ja tenho, se fizesse o mod no ***** para SLI, o segundo slot da board iria trabalhar a que velocidade?? sabendo que o 1º trb a 16x, o segundo trabalha a quanto com o MOD feito??? e sem o MOD feito como tenho agora esta a trb a quantas vexes????


Se alguem me puder ajudar...... TNKS


estas com azar... usando o segundo slot (e trocando os jumpers) ficas com 2 x 8x ou seja cada slot trabalha em 8x... a tua GS no 2º slot vai estar a 8x...
 
Sway disse:
estas com azar... usando o segundo slot (e trocando os jumpers) ficas com 2 x 8x ou seja cada slot trabalha em 8x... a tua GS no 2º slot vai estar a 8x...
O que, diga-se de passagem, não faz nenhuma diferença na performance.
A gráfica não é suficiente para overload a bandwidth.
Btw, e fica a 8x caso tenhas o SLI ligado na board senão está a 16x num dos slots, isto é, se não mudares os jumpers SLI do meio da board.
 
Última edição:
Em relaçao a temperatura que falei, eu ja sou bem expriente disso, e tambem ja tinha feito essa mudança a mt tempo mesmo, mesmo quando tinha ar, e mal a comprei, lol.... a temperatura nao desceu AUMENTOU cerca de 4/5ºC +-, mas isso tambem nao e o problema :D

Em relaçao ao segundo slot ja com o mod feito para SLI e a grafica la pelos 16x nao posso confirmar, porque no mesmo dia (ontem) aproveitei, fiz o mod na board, e fiz um adaptador para o bloco do *****, o que ja suporta a grafica no 1º Slot e na mesma o bloko la, uma vez que o bloko que tenho e compativel com nf4, mas nao com todas as grafikas, por isso, la fui eu fazer mais um ''MOD''............


tnks

--> Next MOD, tentar saber se vale a pena na 6800GS......... hehehehe
 
desculpem o desenterranço mas ao encontrar isto fiquei c/ uma dúvida:
numa board c/ chipset nforce4 (s/ sata II nem SLI) se aplicar este princípio ligando os pins referentes ao sata II, fico c/ o sata II activado? a board é uma abit KN8.
 
quanto á abit não sei
mas relativamente á dfi....
Thunda frim dfi-street disse:
DFI just came out with a new NF4 motherboard the "DFI NF4-D".. Its just like the NF4 Ultra-D but doesnt have SataII or SLI enabled in the chipset..Now since DFI uses the same pcb and chipset as their SLI motherboards this board CAN be modded to enable SLI and SataII !! ..

post completo
 
Back
Topo