1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

DFi nForce4 XLi - A revolta dos pequenos

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Nemesis11, 12 de Dezembro de 2004. (Respostas: 62; Visualizações: 5295)

1. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

http://www.hexus.net/

http://www.tbreak.com/reviews/printpage.php?id=340

Resumo:
    A nVidia escolheu 3 parceiros (os 3 grandes, Asus, Msi, Gigabyte) para lançar o SLi, as outras marcas para terem um produto no mercado estão a tentar contornar a situação.

No caso da DFi XLi as diferenças são:
    - Uso da nForce 4 Ultra em vez da nForce 4 SLi.
    - Não há a "bridge" entre as duas graficas. A comunicação e feita pelo PciEx.
    - Alterar entre SLi e non-SLi é feito na bios em vez de ser pelo SODIMM na motherboard.
    - As lanes nas PciEx são fixas em 16x para uma grafica e 4x para a outra em vez de 16x + 0x em non SLi e 8x + 8x em SLi na nForce4 SLi.
    - Redução de 5% (?) Dados da DFi.
    - Fica-se por saber como é que eles têm 2 PciEx 1x, quando o limite do ***** é 20 lanes.
    - Como não deve ser certificada pela nVidia (ainda se está para ver), lançam um produto à parte chamado XLi.

A board é esta:

De referir que não é novidade uma empresa escolher certas marcas para o lançamento de um *****. A AMD só trabalhou com a Tyan para o lançamento da 760 MP e as outras marcas só tiveram acesso ao 760 MPX, que era uma revisão do *****.

Boa ideia da DFi ou nem por isso?

Última edição: 12 de Dezembro de 2004
  2. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Boa ideia, na medida em que é a única maneira de terem um produto para SLi, mas por outro lado, acho que quem quiser Sli vai para uma board que suporte o "verdadeiro".

3. MJRL

MJRL To fold or to FOLD?

4. ToTTenTranz

ToTTenTranz Power Member

Vai tudo depender da queda na performance... Se não se notar, então é uma boa alternativa ao SLi original..

Mas se for mais que 5% (que já assim não me parece tão pouco.. tendo em conta que o ganho do SLi em muitas situações é de apenas 10% ou menos) acho que o ppl que está disposto a pagar pelo SLi não se importa de dar mais 20$ para ter a "real thing" como disse o sidewalker.

No entanto acho que foi um erro da nVidia ter deixado a DFI de fora, tendo em conta o sucesso da gama lanparty.

Só uma coisa: os drivers da nVidia detectam o SLi sem as placas estarem ligadas pela bridge?! Acho isso um bocado estranho..

Em relação às lanes.. se calhar a DFI adicionou algum tipo de controladora pci-express..

5. MJRL

MJRL To fold or to FOLD?

É activado na bios segundo parece.

6. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Há mais uma diferença. Nesse caso ele usa a bridgde entre as duas graficas, no "XLi" pelo menos dá a impressão que não vai ser usado a bridge e que a comunicação entre as duas graficas é feita pela PciEX.
    Isto talvez piore a performance, ou talvez não.

Quanto aos drivers, possivelmente deve apenas detectar se há duas graficas e se são do mesmo modelo.

7. Rudzer

Rudzer Power Member

Bem isto supostamente (apesar de possiveis problemas de performance) uma board com suporte SLI pelo preço de uma ULTRA....

umhhh eu pessoalmente não quero saber do SLI para nada, mas é sempre giro caso o que disse se confirme...tipo bonus pelo mesmo preço são sempre benvindos :)

Agora deixa ver quanto tempo demora isto a aparecer e a performance e potenciais problemas da board. :)

eu pessoalmente tirando o chipset gosto do layout da mobo.

8. Raptor

Raptor OC Legend

Mas esperem lá, a DFI não ia lançar também um modelo SLI mesmo?

9. troser

troser Power Member

pelo menos circulou ai na net akela foto da lanparty sli :rolleyes:

10. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

A foto que correu a net à uns tempos:

http://my.so-net.net.tw/brandon640410/NF41/008.JPG

Na altura tinha SLi escrito em todo o lado, mas onde é que está o SODIMM que as outras boards têm?
    E pelo layout parece ser a mesma board, mas sem as referencias ao SLi no pcb (na parte superior da board).
    Talvez depois lançem uma SLi ou a nVidia certifique o XLi.

11. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Se o bus PCI for de 2x para a 2ª grafica, vamos ter ai um bootleneck a maneira :(

mas é ver reviens disto...

12. OddZ

OddZ Power Member

mas então se não vai ser necessário qualquer tipo de cabo para ligação entre placas ... será que não se vai conseguir duas placas identicas a trabalhar em Xli ?
    ou as placas terão que ser SLI Ready ou ter drivers especificos para tirar partido do Xli ?

13. Dazkarieh

Dazkarieh To fold or to FOLD?

Vamos lá ver se isto não dá buraco.. :rolleyes:

14. Mephisto

Mephisto Banido

O bottleneck não é nada de significativo.
    Foi testada uma MSI Nforce 4 "non" SLI onde foi colocada uma gráfica PCI Express no slot x16 e outra no x2, depois foi activado o SLI e foi corrido 3dmark.
    Foi feita a comparação com uma Mboard MSI Nforce 4 com SLI "puro" 2 x x8 e a diferença foi de 100 marks de vantagem para esta segundo conjunto.
    As gráficas utilizadas se não me falha a memória foram 2 Albatron 6600GT.

15. AwakE

AwakE Banido

Supostamente a diferença de 5 % é em relação ao SLI Original, ou seja, se o SLI original teve um ganho de 100 marks, o SLI aldrabado tinha um ganho de 95.

1000 sem SLI
    1100 com SLI original (10 % de ganho)
    1095 com SLI aldrabado (5 % a menos do ganho do SLI).

16. Kain

Kain Power Member

Perai so uma pergunta! se este tipo de "SLI" n necessita de bridge e e feito atraves da BIOS poderia ser utilizado para colocar duas X800XT PCI-e juntas em "SLI" (com umas drivers devidamente alteradas)?

Era giro de ver :joker:

EDIT: se e baseado no sistema da Alienware ent deve dar!

17. ToTTenTranz

ToTTenTranz Power Member

Não sei.. a nVidia disse que o SLi precisava de implementação por hardware... Mas é apenas o que um PR da nVidia disse..

18. Kain

Kain Power Member

Pois mas isto n e SLI :x2:

Se este e tipo o Video Array da Alienware ent deve dar segundo a explicação q eles tem no site do ALX

O hardware q o SLI requer deve ser o Chipset SLI e o tal SODIM q permite a mudança de Single para SLI

19. Mephisto

Mephisto Banido

Necessita de bridge fisica entre as gráfica na mesma.
    O que não precisa é das PCI Express programaveis.

20. artsite

artsite Power Member

Estou a ver que qualquer dia vão colocar gráficas não sli juntas em sli, vai ser só colocar bios e drivers modificados.

Partilhar esta Página