1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

DHCP, DNS; domain controller duvida

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por flaviorodrigues, 23 de Julho de 2008. (Respostas: 7; Visualizações: 1964)

1. flaviorodrigues

flaviorodrigues Power Member

Bom dia,

Tenho um dominio exemplo.pt

Tenho um servidor numa linha da sapo ligado a um router smc, com dhcp activo
    Tenho os varios pcs que usam essa linha da sapo tambem.

Assim, queria no servidor instalar um domain controller, exemplo.local

queria saber a melhor forma de dar ip estatico ao servidor e ip dinamico aos outros pcs.
    queria saber a melhor forma de ter os dns a funcionar correctamente quer a nivel local e internet.

e queria a melhor forma dos pcs ligarem se ao domain controller, ou seja em cada pc preciso de mudar algo nas opçoes de rede de cada 1 dos pcs? ou o que tenho de mudar no router ou no servidor?

Outra coisa, e possivel ter noutro servidor (num datacenter) com o centos e cpanel instalado, correr la o website (pois este servidor ja tem ip fixo), mas queria correr o microsoft eschange neste servidor la na empresa(o que tem ip da sapo), qual a melhor maneira de interligar o dominio a este servidor, para poder usar o microsoft eschange?

Obrigado a todos,
    Flavio

2. miraportuga

miraportuga Power Member

Portanto vamos lá ver, quanto ao ip fixo no servidor, se o router o permitir atribui um ip x ao servidor e deixa ser o dhcp sempre a atribuir este ip á máquina. Quanto ao dns server, configuras normalmente para o dominio "exemplo.local" e depois tens duas opções, ou usas os dns forwarder, e tudo o que não está no servidor de dns interno vai buscar aos servidores de dns duma lista que tu crias, ou então desactivas esta opção e deixas o servidor local fazer cache dos sites que vais buscar e assim nalgum caso em que o dns server da sapo falhe tens sempre o local, que pelo menos te irá resolver os sites já visitados anteriormente, no entanto se a actividade "de visita" for muito, a cache poderá ficar grande e isto vai dar mais trabalho ao servidor, portanto esta é uma opção que só tu poderás ver se compensa ou não.
    Na atribuição de dns, propunha por o router a faze-lo tambem, primary dns server seria o domain controller, e o secondary o dns server da sapo por exemplo.
    Sendo o router a dar as configurações de ip/dns não terias trabalho suplementar a configurar máquina a máquina, o que num dominio com algumas máquinas pode ser cansativo.
    Quanto ao exchange, muito sinceramente não te sei dizer, mas se conseguires estabelecer uma VPN entre o datacenter e o teu servidor, é sempre melhor que uma ligação "desprotegida".

Cumps

3. flaviorodrigues

Desculpe, mas não percebi.

Ou seja,
    1 - activo o dhcp no router e coloco o servidor com ip fixo
    2 - coloco nas propriedades da ligacao do servidor em ns1 o ip interno do server e o ns2 da sapo. ou coloco no router? se sim, em que parte do router tem isso?
    3 - nos outros pcs todos coloco atribuir tudo automaticamente.

4. miraportuga

miraportuga Power Member

Ora bem, eu esqueci-me que estavamos a falar dum SMC lol.....

O que te estava a dizer era para meteres um ip reservado no servidor de dhcp no ROUTER
    e para definires igualmente os DNS que o ROUTER ia atribuir aos pcs, no ROUTER. Claro que é preciso que o router o suporte.
    Caso não suporte o melhor julgo ainda ir para uma solução de por o DC a fazer de DHCP server tambem, e desligar o DHCP do router.

Cumps

5. flaviorodrigues

acho que ja percebi, amanha ja esperimento.

outra questão, eu tenho 2 routers ( 2 ligacoes a internet )

pensei em ligar tipo
    switch 1 (pcs que usam a ligacao a net 1 e o cabo po router 1 e um cabo ligado a placa 1 no servidor)
    switch 2 (pcs que usam a ligacao a net 2 e o cabo po router 2 e um cabo ligado a placa 2 no servidor)

a minha questão e depois se vai dar barraca, isto, pois depois os do switch 1 tem que aceder ao domain controller e a net do router 1, e os do switch 2 tem de aceder ao mesmo DC e a net do router 2...

thanks
    Flavio

6. Kain

Kain Power Member

Sinceramente se tens um servidor como dc pk é que vais usar o DNS do router?

1º Atribuis um IP fixo ao servidor com o DNS a apontar para os DNS Servers da Sapo
    2º Promoves o Servidor a DC.
    3º Deixas que ele instale e configure o DNS
    4º Instalas o DHCP no servidor e crias o Scope
    5º No DHCP dizes para atribuir como DNS o servidor DC e como Router o ip do Router( faz de default Gateway)
    6º Configuras os PCs para usar DHCP
    7º Adicionas os PCS ao dominío

Ficas com tudo configurado. O dhcp atribui os IP's aos computadores e trata de os registar no DNS. Todos os computadores fazem as querys ao servidor e o servidor faz a sapo.

Quanto a questão dos routers podes ligar assim como dizes mas convem usar uma gama de ip's diferentes para cada rede.

Quanto ao exchange, queres correr no servidor que está na tua lan?
    Se sim instalas e configuras o Exchange. Depois crias um registo MX a apontar para o teu IP da Sapo e configuras no router para fazer port forward da porta 25 para o IP do Exchange.

7. flaviorodrigues

Muito obrigado,duvida em cima, mal tenha novidades coloco aqui :)

8. Kain

Kain Power Member

Desactivas no router. Se o DHCP do Server detectar outro DHCP vai abaixo.

Partilhar esta Página