DHCP em Modem DSL 322-T

wishe

Membro
Boas noites!

anda-me a acontecer uma coisa muito estranha (ou estou a ficar mesmo maçarico nestas coisas dos computadores):
tenho um D-Link 322-T (a trabalhar com SAPO) ligado a um switch com a função de DHCP ligada e ele nao atribui os IP's que estao definidos no IP range.
Alias, ele atribui. Mas assim que um computador pede novo IP ao DHCP, ele atribui a esse pc o IP, gateway e dns server da ligação WAN. :wow:
isto leva a que so consiga ter net num pc de cada vez. ou a ter mensagens de conflito de ip's entre maquinas.

can anyone help me??
 
O D-Link DSL-322T, não é o que se possa chamar de router. Normalmente é anunciado como Combo (supostamente modem e router). Na realidade o que ele faz é atribuir o IP de WAN (Internet) ao PC que o solicitar.

Logo, se um dos PC's tem o IP da net, os outros ficam sem acesso e se o pedirem entretanto é-lhes atribuido então o IP de net a eles (1 de cada vez) ficando o anterior e os restantes PC's, sem acesso.

Uma das maneiras possíveis de contornar isto (não testei mas podem tentar pois há boa probabilidade de sucesso) será configurar os PC's com IP manual de Rede Local, de forma a estarem todos a usar a gama de IP 192.168.10.x

D-Link - 192.168.10.1 ---> usa este IP por padrão e não vamos mudar isso

Configurar:
PC #1 - IP 192.168.10.2
PC #2 - IP 192.168.10.3
...e por aí fora.

Subnet Mask (Mascara de Subrede) sempre: 255.255.255.0

E agora a parte importante, o GATEWAY (Porta de Ligação) para todos os PC's colocar: 192.168.10.1

(que, para os menos atentos, é o IP do D-link). Assim estamos a dizer aos PC's para quando quiserem ir à net, irem atraves do D-link.

Desta forma o D-Link não atribui IP a nenhum dos PC's, fica ele proprio com o IP ligado à internet.
Depois os PC's como estão a funcionar na mesma gama de IP que o D-Link conseguem chegar até ele, e se ele está online o mais provável é acederem. Todos em simultaneo.

Se o que foi escrito antes nao funcionar, é tentar pôr 1 dos PC's com obtençao de IP automaticamente.
Mesmo que ele fique com o IP de WAN (Internet), os outros conseguem aceder com a configuração descrita em cima (testado com sucesso por mim).

Obviamente isto são soluções um pouco marteladas. Este modem deixa muito a desejar no que toca a roteamento. Definitivamente desaconselho a aquisição deste modem se o objectivo for ligar mais do que um computador à internet. Mais vale comprar um modem-router decente (com por exemplo 4 portas ethernet), do que ligar esta aberração a um switch.
 
Back
Topo