DHCP manual

abpnunes

Power Member
Olá!

Tenho um problema com a rede cá de casa.

Precisava de fixar os IPs internos de cada um dos 3 computadores para que não estejam sempre a mudar entre si (atribuídos pelo DHCP automaticamente).

Tenho um pc directamente ligado ao router Linksys BEFW11S4 e um outro PC e um portátil por wireless.

O que eu queria fazer era desligar o DHCP automático e atribuir a cada uma das máquinas um IP que se mantivesse. Como posso fazê-lo?

Obrigado!
 
Tens pelo menos 2 hipoteses.
- Continuar com o DHCP ligado e atribuir IP fixo pelo MAC adress. Podes fazer isso nas opções do router.
- Desligar o DHCP e configurar cada pc com ip fixo. Podes fazer em Ligações de Rede -> Propriedades da ligação que liga ao router -> Propriedades do Protocolo TCP/IP e escolhes os ips manualmente (faz uma search no forum que tens isso bem explicado.
 
Podes também manter o DHCP ligado e fixar os Ip's nos PC's ficando o DHCP ligado para outros PC que se possam ligar a rede, IP's fixos nos PC's não requer inactividade de DHCP do router
 
Partindo do principio que estás a usar o XP nesses pc's:

(em cada PC)
Iniciar > Painel de Controle > ligações de rede > carregas com o butão direito do rato na ligação de rede que está activa e escolhes propriedades

depois aparece-te uma nova janela, nessa clickas na linha 'Protocolo Internet (TCP/IP)' e depois no botão propriedades.

A seguir carregas em 'Utilizar o seguinte endereço IP' e defines manualmente os ip's sendo que:

- o gateway prédefinido é o ip do router (geralmente 192.168.1.1)
- O ip tem de pertencer à mesma rede do router, ie, 192.168.1.x onde x vai de 2 a 254, neste caso)
- cada máquina tem de ter endereços IP diferentes, mas a máscara de subrede e gateway prédefinido têm de ser iguais.
- para alguns casos especificos terás também de definir os endereços DNS do teu fornecedor de internet.
 
Back
Topo