1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

DHCP relay no packet tracer

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por marco75, 15 de Agosto de 2008. (Respostas: 8; Visualizações: 5522)

1. marco75

marco75 Power Member

Boas. tirei à poucas semanas o ccna1 4.0 e tenho estado a brincar um pouco com o packet tracer para praticar mais e não esquecer o aprendido, já que onde trabalho e apesar de lidarmos um pouquito com redes, as àreas de trabalho são tantas que vão desde banheiras de hidromassagem a centrais de incêndio, passando por electricidade e ventiladores hospitalares, etc, etc...

passando à frente, tenho estado a tentar configurar um router no packet tracer para fazer dhcp relay, mas não reconhece os comandos:
    service dhcp;
    int fa0/0;
    ip helper address [dhcp server ip];

dá-me sempre a resposta: % Invalid input detected at '^' marker.

AlgUém me dava uma ajuda porque isto está a acontecer e como fazer dhcp relay num router do packet tracer???

obrigado

2. Cyrus3v

Cyrus3v Power Member

As vezes os comandos não idênticos aos que aprendemos no CCNA. Experimenta usar o help para verificar se não te falta algum comando.

3. Boas,

Não sei se ainda vou a tempo, mas cá vai o meu contributo...

Eu no Packet Tracer 4.1 também detectei que faltavam alguns comandos..tentei (sem sucesso) resolver esse problema com ACL. A ideia era permitir que os broadcasts "passassem" pelo router sem que este se armasse em esquisito (se bem que apenas tentei faze-las de carola, nem investiguei muito se isso era possível de ser feito assim).

De qualquer modo, no PT 5.0 (disponível na netacad) já tens o serviço de DHCP activo por defeito para todos os routers (apesar de não teres o comando, esse problema está resolvido). Quanto ao ip helper-address tb tens o problema resolvido...esta versao ja tem esse comando (ainda que exclusivamente nos routers, pq giro giro era meter isso num switch layer 3 a ser distribuido pelo VTP.....era a loucura) e como tal podes fazer dhcp relay.

Aproveitando a deixa, e ja q estamos a falar de DHCP Relay, estou a tentar desenvolver/testar uma espécie de "intranet" no packet tracer. Tenho o seguinte esquema de rede:

• um router agregador que é simultaneamente o meu (suposto) gateway
    • um switch layer 3 que interliga este router com outros 3
      • um para encaminhamento numa rede onde tenho o servidor que tem as pool's de DHCP e um servidor de HTTP e DNS
      • outro ligado a um outro switch onde se "penduram" os clientes dos servidores
      • e um router wireless
    • todas as redes teem os dispositivos constituintes interligados por um switch (também ele, claro, de layer 3).
    Resumindo, tenho 3 redes distintas (uma de uma especie de backbone, outra para os servers, outra para os utilizadores e outra para o wireless - se bem que esta funciona às mil maravilhas, sem qualquer problema). Todos os routers teem ainda RIP a bombar (sim, fui preguiçoso para configurar um BGP ou um OSPF e andar a dividir aquilo por AS's).

Posto isto, qual é entao o meu problema? Pois bem, o meu problema prende-se no facto de o router que está a fazer o encaminhamento para a rede dos servidores não "devolve" os DHCP Offer do servidor ao cliente, ou seja, o cliente manda um DHCP Discovery, o router aonde o pedido chega faz o dhcp relay correctamente para o servidor de DHCP (com o helper-address), mas no regresso da resposta "nicles batatoides".

Penso que este esteja a fazer drop ao DHCP-Offer pois este recebe o pacote, mas como o destinatário não é ele (e estamos ainda a falar de um broadcast afinal de costas) este é simplesmente ignorado.

Não sei se me fiz entender bem neste texto tao longo (e quiça confuso), mas se alguem estiver a ver uma luz ao fundo do tunel que me diga, pois eu ja mostrei esta solução aos CCNP's da empresa onde trabalho e eles não viram (aparentemente) nada de errado nas config's.

Se quiserem também posso tentar enviar o ficheiro do PT para verem melhor o que tentei explicar.

Obrigado desde já.

CUMPS
    zuguz

4. Nyonix

Nyonix Power Member

eu experimentei o packet tracer, mas falta-lhe muitos comandos, o melhor é usares o GNS3 que emula routers, para emulares switches é só adicionares uma slot de 16 portas fast ethernet, tens é de arranjar IOS de routers da cisco.

A configuração ao principio pode ser um bocado complicada, mas a mim permitiu-me montar uma rede de 3 switches e 3 routers, precisas é de ter um PC com bastante memória de RAM (minimo 2GB) e um bom processador.

BTW, este site é porreiro pra configurar o GNS3 http://subnettingmadeeasy.blogspot.com

5. Não conheço esse, mas pelo que percebi usa o dynamips que era o que usava antes do Packet Tracer. Ainda cheguei a correr um cisco call manager express no meu PC graças a esse programa, mas o consumo de memória e especialmente de processador era tanto que desisti :wow:

Isso não é problema..se não apaguei no meu PC de trabalho ainda devem andar la uns IOS de uns 2811 e de uns 7600 (que eram os usados no BCP :007: eheh) bem como as suas config's de base (e de prai 90% dos balcões do pais).

Amanha se me lembrar arranjo uns minutos para experimentar esse dito cujo.

BTW, o problema que estava a ter já o resolvi...ontem pus-me a olhar bem para a solução que estava a desenvolver e resolvi "re-estruturar" melhor a minha arquitectura e meter umas vlan's a fazer o trabalho que tava a fazer à unha nos router's....et voilá...eis que tá operacional, sem qualquer protocolo de encaminhamento e a bombar nas horas.

CUMPS
    zuguz

6. Nyonix

Nyonix Power Member

Sim, usa o Dinamips , mas tá mto melhor. Eu parei de usar o packet tracer, porque não dá para configurar uma ligação SSH e usar o SDM, em vez das linhas de comando pra configurar NAT e DHCP, faz parte do ISDN1.
    A melhor IOS que usei foi a do router C3725, porque permite configurar Vlans pelo conf t,enquanto em maior parte das imagens tens de aceder a uma base de dados diferente das configurações normais.
    Gostei tb do facto que podes ligar-te a uma rede externa, cheguei a ter 3 PCs ligados ao GNS3.

7. Este 5.0 já dá....sei que dá pq ia todo lambao tentar fazer um tunel IP SEX( cof cof cof SEC cof) e vi la os comandos para gerar as keys e tal...a dita VPN é q n é suportada!

Anyway, hoje experimentei o GNS com um IOS de 7200 e bomba nas horas...consegui sem muita dificuldade (tb ainda me lembrava +/- cm eram as config's no dynamips) meter uma cloud e usar a interface do meu PC.

Tem potencial...e parece-me que a historia q anda pra la do "idlePC" é porreira pra baixar o consumo de memoria e (principalmente) de CPU.

Voltando ao topico inicial...talvez o marco75 tenha mais sorte em configurar o DHCP Relay ou assim com o GNS do que com o Packet Tracer (se bem q, como ja tinha dito, com o PT5.0 o problema ja esta resolvido).

CUMPS
    zuguz

8. marco75

marco75 Power Member

obrigado a todos pelo vosso contributo. já saquei o PT5.0 do site da cisco e já o instalei. é só ter um pouco de tempo (talvez no fim de semana) para ver se consigo finalmente fazer o dhcp relay. obrigado a vocês todos.

9. marco75

marco75 Power Member

olá, novamente. continuando com a rede que tenho estado a fazer no packet tracer: a versão 5.0 já aceita o comando ip helper-address, o que faz com que consiga fazer dhcp relay. Só que agora fiquei curioso quanto a uma situação:

O comando ip helper permite ficar a fazer dhcp relay quando tenho um segmento da rede ligado numa porta física e o dhcp server ligado a uma outra porta física de um mesmo router.
    Mas no caso de ter o dhcp server ligado no Fa0/0 do router 1 e o segmento da rede ligado no Fa0/0 do router 2, estando os dois router ligados entre si pelas portas serial, já não se dá o dhcp relay.
    Pelo que percebi, o que o comando ip helper faz é transformar o broadcast do dhcp request em um unicast direccionado para o ip do dhcp server. Então, e como o trajecto entre as máquinas do segmento e o dhcp server possui 3 subredes diferentes, colocando na tabela de roteamento de ambos os router rotas estáticas (indicando para as subredes do dhcp server e do segmento) o dhcp relay tb devia ficar a funcionar, mas na realidade não fica.
    Alguém me ajuda PFF...

Partilhar esta Página