DHCP relay no packet tracer

marco75

Power Member
Boas. tirei à poucas semanas o ccna1 4.0 e tenho estado a brincar um pouco com o packet tracer para praticar mais e não esquecer o aprendido, já que onde trabalho e apesar de lidarmos um pouquito com redes, as àreas de trabalho são tantas que vão desde banheiras de hidromassagem a centrais de incêndio, passando por electricidade e ventiladores hospitalares, etc, etc...

passando à frente, tenho estado a tentar configurar um router no packet tracer para fazer dhcp relay, mas não reconhece os comandos:
service dhcp;
int fa0/0;
ip helper address [dhcp server ip];

dá-me sempre a resposta: % Invalid input detected at '^' marker.

AlgUém me dava uma ajuda porque isto está a acontecer e como fazer dhcp relay num router do packet tracer???

obrigado
 
As vezes os comandos não idênticos aos que aprendemos no CCNA. Experimenta usar o help para verificar se não te falta algum comando.
 
Boas,

Não sei se ainda vou a tempo, mas cá vai o meu contributo...

Eu no Packet Tracer 4.1 também detectei que faltavam alguns comandos..tentei (sem sucesso) resolver esse problema com ACL. A ideia era permitir que os broadcasts "passassem" pelo router sem que este se armasse em esquisito (se bem que apenas tentei faze-las de carola, nem investiguei muito se isso era possível de ser feito assim).

De qualquer modo, no PT 5.0 (disponível na netacad) já tens o serviço de DHCP activo por defeito para todos os routers (apesar de não teres o comando, esse problema está resolvido). Quanto ao ip helper-address tb tens o problema resolvido...esta versao ja tem esse comando (ainda que exclusivamente nos routers, pq giro giro era meter isso num switch layer 3 a ser distribuido pelo VTP.....era a loucura) e como tal podes fazer dhcp relay.

Aproveitando a deixa, e ja q estamos a falar de DHCP Relay, estou a tentar desenvolver/testar uma espécie de "intranet" no packet tracer. Tenho o seguinte esquema de rede:

  • um router agregador que é simultaneamente o meu (suposto) gateway
  • um switch layer 3 que interliga este router com outros 3
    • um para encaminhamento numa rede onde tenho o servidor que tem as pool's de DHCP e um servidor de HTTP e DNS
    • outro ligado a um outro switch onde se "penduram" os clientes dos servidores
    • e um router wireless
  • todas as redes teem os dispositivos constituintes interligados por um switch (também ele, claro, de layer 3).
Resumindo, tenho 3 redes distintas (uma de uma especie de backbone, outra para os servers, outra para os utilizadores e outra para o wireless - se bem que esta funciona às mil maravilhas, sem qualquer problema). Todos os routers teem ainda RIP a bombar (sim, fui preguiçoso para configurar um BGP ou um OSPF e andar a dividir aquilo por AS's).

Posto isto, qual é entao o meu problema? Pois bem, o meu problema prende-se no facto de o router que está a fazer o encaminhamento para a rede dos servidores não "devolve" os DHCP Offer do servidor ao cliente, ou seja, o cliente manda um DHCP Discovery, o router aonde o pedido chega faz o dhcp relay correctamente para o servidor de DHCP (com o helper-address), mas no regresso da resposta "nicles batatoides".

Penso que este esteja a fazer drop ao DHCP-Offer pois este recebe o pacote, mas como o destinatário não é ele (e estamos ainda a falar de um broadcast afinal de costas) este é simplesmente ignorado.

Não sei se me fiz entender bem neste texto tao longo (e quiça confuso), mas se alguem estiver a ver uma luz ao fundo do tunel que me diga, pois eu ja mostrei esta solução aos CCNP's da empresa onde trabalho e eles não viram (aparentemente) nada de errado nas config's.

Se quiserem também posso tentar enviar o ficheiro do PT para verem melhor o que tentei explicar.

Obrigado desde já.

CUMPS
zuguz
 
eu experimentei o packet tracer, mas falta-lhe muitos comandos, o melhor é usares o GNS3 que emula routers, para emulares switches é só adicionares uma slot de 16 portas fast ethernet, tens é de arranjar IOS de routers da cisco.

A configuração ao principio pode ser um bocado complicada, mas a mim permitiu-me montar uma rede de 3 switches e 3 routers, precisas é de ter um PC com bastante memória de RAM (minimo 2GB) e um bom processador.

BTW, este site é porreiro pra configurar o GNS3 http://subnettingmadeeasy.blogspot.com
 
eu experimentei o packet tracer, mas falta-lhe muitos comandos, o melhor é usares o GNS3 que emula routers, para emulares switches é só adicionares uma slot de 16 portas fast ethernet
Não conheço esse, mas pelo que percebi usa o dynamips que era o que usava antes do Packet Tracer. Ainda cheguei a correr um cisco call manager express no meu PC graças a esse programa, mas o consumo de memória e especialmente de processador era tanto que desisti :wow:

tens é de arranjar IOS de routers da cisco
Isso não é problema..se não apaguei no meu PC de trabalho ainda devem andar la uns IOS de uns 2811 e de uns 7600 (que eram os usados no BCP :007: eheh) bem como as suas config's de base (e de prai 90% dos balcões do pais).

Amanha se me lembrar arranjo uns minutos para experimentar esse dito cujo.

BTW, o problema que estava a ter já o resolvi...ontem pus-me a olhar bem para a solução que estava a desenvolver e resolvi "re-estruturar" melhor a minha arquitectura e meter umas vlan's a fazer o trabalho que tava a fazer à unha nos router's....et voilá...eis que tá operacional, sem qualquer protocolo de encaminhamento e a bombar nas horas.

CUMPS
zuguz
 
Sim, usa o Dinamips , mas tá mto melhor. Eu parei de usar o packet tracer, porque não dá para configurar uma ligação SSH e usar o SDM, em vez das linhas de comando pra configurar NAT e DHCP, faz parte do ISDN1.
A melhor IOS que usei foi a do router C3725, porque permite configurar Vlans pelo conf t,enquanto em maior parte das imagens tens de aceder a uma base de dados diferente das configurações normais.
Gostei tb do facto que podes ligar-te a uma rede externa, cheguei a ter 3 PCs ligados ao GNS3.


Não conheço esse, mas pelo que percebi usa o dynamips que era o que usava antes do Packet Tracer. Ainda cheguei a correr um cisco call manager express no meu PC graças a esse programa, mas o consumo de memória e especialmente de processador era tanto que desisti :wow:

Isso não é problema..se não apaguei no meu PC de trabalho ainda devem andar la uns IOS de uns 2811 e de uns 7600 (que eram os usados no BCP :007: eheh) bem como as suas config's de base (e de prai 90% dos balcões do pais).

Amanha se me lembrar arranjo uns minutos para experimentar esse dito cujo.

BTW, o problema que estava a ter já o resolvi...ontem pus-me a olhar bem para a solução que estava a desenvolver e resolvi "re-estruturar" melhor a minha arquitectura e meter umas vlan's a fazer o trabalho que tava a fazer à unha nos router's....et voilá...eis que tá operacional, sem qualquer protocolo de encaminhamento e a bombar nas horas.

CUMPS
zuguz
 
Eu parei de usar o packet tracer, porque não dá para configurar uma ligação SSH

Este 5.0 já dá....sei que dá pq ia todo lambao tentar fazer um tunel IP SEX( cof cof cof SEC cof) e vi la os comandos para gerar as keys e tal...a dita VPN é q n é suportada!

Anyway, hoje experimentei o GNS com um IOS de 7200 e bomba nas horas...consegui sem muita dificuldade (tb ainda me lembrava +/- cm eram as config's no dynamips) meter uma cloud e usar a interface do meu PC.

Tem potencial...e parece-me que a historia q anda pra la do "idlePC" é porreira pra baixar o consumo de memoria e (principalmente) de CPU.

Voltando ao topico inicial...talvez o marco75 tenha mais sorte em configurar o DHCP Relay ou assim com o GNS do que com o Packet Tracer (se bem q, como ja tinha dito, com o PT5.0 o problema ja esta resolvido).


CUMPS
zuguz
 
obrigado a todos pelo vosso contributo. já saquei o PT5.0 do site da cisco e já o instalei. é só ter um pouco de tempo (talvez no fim de semana) para ver se consigo finalmente fazer o dhcp relay. obrigado a vocês todos.
 
olá, novamente. continuando com a rede que tenho estado a fazer no packet tracer: a versão 5.0 já aceita o comando ip helper-address, o que faz com que consiga fazer dhcp relay. Só que agora fiquei curioso quanto a uma situação:

O comando ip helper permite ficar a fazer dhcp relay quando tenho um segmento da rede ligado numa porta física e o dhcp server ligado a uma outra porta física de um mesmo router.
Mas no caso de ter o dhcp server ligado no Fa0/0 do router 1 e o segmento da rede ligado no Fa0/0 do router 2, estando os dois router ligados entre si pelas portas serial, já não se dá o dhcp relay.
Pelo que percebi, o que o comando ip helper faz é transformar o broadcast do dhcp request em um unicast direccionado para o ip do dhcp server. Então, e como o trajecto entre as máquinas do segmento e o dhcp server possui 3 subredes diferentes, colocando na tabela de roteamento de ambos os router rotas estáticas (indicando para as subredes do dhcp server e do segmento) o dhcp relay tb devia ficar a funcionar, mas na realidade não fica.
Alguém me ajuda PFF...
 
Back
Topo