Di_Chan

nao se faz upload de raws, e como os negativos das makinas de filme, sao para guardar em casa. o k fazes e ajustar o raw a tua maneira e dps exportar como jpg e distribuir pelo pessoal.
 
Ajustar o RAW no zoombrowser EX? Não tens o Digital Photo Professional?

Quanto à photo response... Agora faz lá isso com eles em movimento.. :p
 
Última edição:
os raw eu tenu aki por casa tdo direitinho caso seja preciso.... estas fotos da net tão tds com menos qualidade...
Rui quanto ao digital photo pro. n tenhu... tenho k ver s arranjo algum...
 
sim, vem com os cds rapaz.

se kiseres exprimenta o Adobe Lightroom ou o Bibble Pro, sao ambos mt bons (e superiores ao DPP).

A unica coisa k o DPP tem a mais e as correccoes das lentes, k ate funcionam mt bem.
 
epah o lightroom apanha grande parte do EXIF, tirando cenas mais proprietarias cm os ponto de focagem utilizados ou o perfil de cor utilizado, mas isso de pouco serve em PP...

eu faco a edicao em lightroom, se kiser ver esses settings posso sempre abrir o raw no DPP. So tenho pena de nao conseguir fazer os ajustes das lentes no DPP e grava-las a mesma como RAW para dps trabalhar no lightroom.
 
Sim, mas o perfil de cor dá jeito. Eu tenho perfis de cor que gosto de usar e alguns feitos por mim. Se usar o DPP é só converter, se usar o ACR tenho que ajustar as cores novamente e nem sempre gosto dos resultados.

Agora que falas nisso, tenho que instalar o Lightroom para ver como está e como me safo em workflow agora com a SLR (com a compacta era chato porque não me reconhecia os RAWs).
 
os perfis de cor nunca explorei, mas no lightroom e MT facil obter os mm resultados, podes ate clicar num sitio da imagem e altera o seu Hue, saturation, etc dinamicamente, nem precisas controlar isso cor a cor individualmente, ele detecta kais as cores base nas proporcoes correctas do sitio onde clicaste. podes dps gravar isso como configuracao e aplicar com um click a tds as imagens k kiseres.
 
Pois, eu no ACR também guardo as minhas definições, mas por vezes desaparecem não sei porquê. Por isso se não quiser fazer nada à imagem, abro com o DPP e guardo.
Tenho que experimentar o Lightroom de novo. Ao início atrofiei com uns bugs e porque aquilo só copiava os JPEGs do cartão, mas apagava tudo (jpegs e raws). As novas versões já devem ter isso corrigido. Também me lembro que aquilo não conseguia organizar as fotos da forma que eu as tenho, baralhava-se com a numeração das fotos.
 
eu importo normalmente com o software da canon. desliguei completamente o plugin do lightroom k fazia isso.

dps de ter td no disco no sitio certo, abro o lightroom e importo a pasta. trabalho o raw como kero e dps faco export.
 
se usas o adobe bridge e so dps abrires o lightroom e importar do disco, alias e o procedimento aconselhado nos livros/guias k encontras na net
 
A makina fica como uma disco virtual, podes navegar nas pastas normalmente, so nao da e para enviar para la ***** tipo de ficheros...
 
epah geralmente o windows detecta a makina e apresenta akele popup k importa fotos usando o proprio software do windows, se cancelares consegues usar o windows explorer para navegar na makina (tipo pen) e copiar os ficheiros para onde kiseres, cm disse so nao da e para fazer upload para a makina.

so vale a pena usar o software de importacao se fotografares em jpg e kiseres k as fotografias ficam automaticamente rodadas na vertical ou horizontal conforme foram tiradas. agora em raw e indiferente usar o software da marca ou seres tu a fazer copy paste :) o software tb e bom se kiseres renomear as fotos de acordo com algum padrao tipo: 450d/Ferias/YYYY.MM.DD/img_xxxx.jpg
 
Back
Topo