Mas eu nao sei qual e a vossa duvida, sinceramente o diablo quando saiu para a playstation nao havia teclado nem rato era o comando tambem joguei o balders gate e era igual ao diablo e joguei com o comando agora e assim isto e a minha opiniao eu quase que aposto que quando eles lançarem para pc tambem vao pensar nas consolas porque cada vez mais os jogos vao deixar de ser exclusivos e cada ves mais tanto as editoras como as equipas querem um mercado multiplataformas.
O Diablo era mais fraquinho na Playstation, também me lembro de o ter experimentado na altura e não me deu nem de perto o mesmo gozo. O Baldur's Gate não é igual ao Diablo, são jogos bastante diferentes, ainda para mais o Baldur's Gate só apareceu nas consolas como um spin-off que era bastante diferente tanto a nível de jogabilidade como de história (Dark Alliance). Jogos como o Dark Alliance feitos a pensar nas consolas tudo bem, agora ports directos não fazem sentido.
Quanto a apostarem mais em jogos multiplataforma, isso é normal tendo em conta o aumento dos custos de desenvolvimento. Contudo, sempre irão existir imensos exclusivos em todas as plataformas, há demasiados jogos que não podem ser multiplataforma sem sacrificarem muitas das qualidades que os distinguem e sem limitarem o seu game design e jogabilidade. Não há qualquer razão para todos os jogos serem desenvolvidos para todas as plataformas, e se tal viesse a acontecer só iria levar a uma redução drástica da qualidade geral do mercado, portanto espero que nunca cheguemos a esse ponto.
e quanto ao havoc e mesmo isso o que eu te disse foi que as consolas tambem tambem tem o motor fisico havoc como diablo 3 tem para pc, por isso parece que nao mas facilita muito a conversao entre o pc e as consolas.
Não, não facilita muito. Acredita que o motor de física até é um dos problemas menores quando se trata de portar um engine.
e na minha opiniao eu tenho a playstation 3 e a consola reconhece o meu teclado e rato por isso a blizzard so tinha que fazer um reconhecimento de hardware.
ou seja quando fizessem o jogo para as consolas que puse sem o rato e o teclado.
por isso o problema deles nao esta ai quando tiverem que fazer o jogo fazem.
E quantos jogos é que existem a utilizar o teclado e rato? UT3 e mais quais? Pois...
Os jogos devem ser desenvolvidos para fazer uso dos controlos existentes nas respectivas plataformas, é claro que certos jogos podem utilizar outros periféricos - ainda assim sendo compatíveis com os controlos de origem, como acontece com o Rock Band ou Guitar Hero -, mas se pretendem que um jogo seja jogado com rato e teclado não os vão desenvolver primariamente para consolas, da mesma maneira não vão desenvolver jogos para PC utilizando o Wiimote apesar deste ser compatível. Além disso, quem tem de oferecer suporte para os periféricos são os fabricantes, enquanto a Microsoft não desenvolver um rato e teclado para a X360, permitir que uma third party o faça ou garantir suporte para periféricos não oficiais não são as produtoras que o vão fazer, neste momento só podes utilizar um teclado USB para escrever.
tem orçamento suficiente, e so preciso eles quererem e para terminar se eles manda sem o jogo para as consolas eu acho que venderia muito mais que o pc, porque cada vez mais vende se menos jogos para o pc por causa da pirataria.
enquanto que nas consolas o mercado de videojogos ate subiu face a crise que estamos.
Venderia muito mais para consolas? Tens noção de quanto os jogos da Blizzard vendem? É raro o jogo deles que não ultrapassa os 10 milhões ou anda lá perto, estás à espera que um RPG, RTS ou MMO vá vender muito mais num mercado onde a Blizzard nem sequer marca presença? É apenas uma afirmação sem sentido.
Quanto ao comentário de vender menos, ainda esta semana saiu um report sobre o ano de 2008 (como podes ver
aqui,
aqui e
aqui) a confirmar que o PC é a plataforma mais rentável (11 mil milhões), que vende mais que todas as consolas em conjunto e que na realidade as vendas têm vindo a aumentar principalmente com o crescimento dos serviços de distribuição digital. Falando apenas em software, se formos adicionar hardware então o valor é 5 vezes superior (total de 54 mil milhões). Já agora, a única razão pela qual houve uma ligeira subida dos lucros no mercado das consolas foi por causa da Nintendo, porque os prejuízos foram mais que muitos e o que não faltaram foram produtoras e editoras a irem à falência ou a apresentarem prejuízos exorbitantes.
Eu sinceramente espero que a Blizzard não se preocupe com ports e que se foque em mandar o Diablo III cá para fora o mais rapidamente possível, mantendo a qualidade que se espera obviamente. Se quiserem apostar nas consolas que o façam com um jogo diferente, pode perfeitamente ser no universo do Diablo mas que seja desenhado de raíz para consolas em vez de ser apenas um port. Se querem jogar o Diablo 3 com rato e teclado, porque não comprarem-no para PC? De certeza que o jogo será bastante escalável ao ponto de qualquer PC com menos de 6 ou 7 anos (na altura do lançamento) ser capaz de o correr; também tenho sérias dúvidas que alguém realmente interessado no jogo esteja à espera do anúncio dum port. Acho que seria bem mais interessante ver a Blizzard a desenvolver algum projecto para a Wii do que para a X360/PS3, ver o que é que eles conseguem fazer com o comando.
Sou contra a ideia de fazer todos os jogos multiplataforma, todas as plataformas devem ser
únicas e os developers devem apostar em jogos que fazem uso das vantagens de cada uma. Já pensaram o que era se a partir de agora começassem a fazer todos os jogos para PC, X360, PS3, Wii, PSP, DS, iPhone e qualquer outra plataforma que entretanto apareça? Mesmo excluindo as portáteis, iriamos apanhar com jogos criados para cativar o mínimo denominador comum, bastante limitados a nível de design por apresentarem todas as restrições de cada plataforma sem nenhuma das suas vantagens. Por mais importante que sejam os lucros não se deve sacrificar a qualidade, e a partir do momento em que os developers são obrigados a gastar tempo e recursos a adaptarem jogos que foram criados de raíz para uma plataforma para outra(s) bastante diferente(s), na minha opinião são tempo e recursos que seriam melhor investidos noutro projecto desenvolvido de raíz, mesmo que esse projecto fosse direccionado às ditas plataformas que poderiam receber o port.