PC/Mac Diablo III

Na minha opinião é demasiado cliché: o bom que vira mau, as personagens são desinteressantes (belial, leah, azmodan, adria) e mal aproveitadas, o diablo ser uma menina, etc. Eu não sei também explicar os porquês todos que não sou grande coisa em literatura e afins, mas há vários posts pela internet com bons pontos a explicar isso bem.
 
Mas isto é outra conversa. Uma coisa é o motor, que é completamente descabido estarmos a falar de uma equipa super reduzida e comparar com a Blizzard, que tem todos os recursos e mais alguns.
Outra coisa é o jogo, e pode ser melhor por 1001 motivos: lore, mecânicas, implementação, sistemas, etc.

E sim, o PoE é muito melhor jogo que o D3, excepto em questões técnicas: motor, gráficos, polish (que aliás qualquer jogo da Blizzard é top neste aspecto), etc.
O D3 apenas ficou um jogo decente com o RoS e agora está mais que morto. História péssima, ost fraca, Zero end-game, zero personalização, builds só existem graças a gear, variedade reduzida, o gold não serve para literalmente nada, etc etc etc. Um jogo condenado desde o inicio pois o conceito está mal desenhado à partida. Ao inicio sair uma lendária era tipo euromilhoes, hoje em dia o "ping" irrita. Depois houve ainda a história da AH, a questão da dificuldade serem sempre torments maiores, etc...mostra que nunca houve um caminho definido no rumo que o jogo devia levar. Houve demasiados problemas dentro da Blizzard (Jay Wilson, pe) que causaram tudo isto, a indecisão no rumo, as decisões mal tomadas, etc para ter um bom desfecho.

Não sei se já leste, mas o Blood, sweat and pixels tem uma secção óptima sobre o Diablo 3 e todos os problemas que o jogo enfrentou e o porquê.

Nunca percebi qual o problema da historia. Este tipo de jogos tem sempre uma historia que se passa rapidamente em relacao ao resto do jogo. Era o mesmo no D1, no D2, PoE, ou outro qualquer RPG que se mencione onde o end game e grind por items melhores.
Builds so existem gracas a gear, ao contrario de que jogos em que nao centram a volta de builds? Ao menos no Diablo nao precisas de perder horas a ler e ver tutoriais, e ter cuidado com as tuas escolhas, para nao chegar a meio do terceiro acto e nao conseguires prosseguir mais por causa das tuas escolhas, e teres de comecar do 0.
 
Sim, mas o D2 ja tem 18 anos...eram outros tempos, outras exigências. A história do D2 não era má, era apenas simples. Aqui tentaram que fosse mais complexa mas ficou uma mixórdia. No PoE a história também não é boa, a meu ver.

Builds podem ser centradas à volta de gear, de skills, de stats, etc. No D3 como só existe a variável do gear, o que acontece é uma repetição que enjoa rapidamente, pois não existe variabilidade nenhuma. Por classe tens 1 ou 2 builds viáveis (que vão rodando por season algumas, outras nem isso), ou seja, se tiveres um Demon Hunter, vai ser igual a todos os outros Demon Hunter. Se quiseres começar outro personagem, ou fazes exactamente igual, ou não tens grande alternativa.

No PoE nunca perdi nenhuma hora a ler nem ver tutorials, tens 2 alternativas: ou tentas aprender por ti (e faz parte da diversão o testar e experimentar) ou segues uma build pré-feita por alguém e também não perdes tempo nenhum, basta ver a gear, as skills, a tree e imitar.

Por fim falas como se ter escolhas fosse uma coisa má...não entendo. Para mim ter escolhas é sempre algo positivo, um jogo é mau precisamente quando não tas oferece e jogas sempre da mesma forma.
 
O Diablo 3 só está no estado que está por culpa da falta de vontade da Blizzard.

Se a Grinding Gears consegue manter um jogo f2p como o Path of Exile interessante ao fim destes anos todos, a Blizzard, com os meios que possui, não tem desculpa.

Tenho pena do estado em que o Diablo 3 está, já não lhe pegava há meio ano ou mais, fui jogar... E está tudo exactamente igual, sem qualquer tipo de inovação. Joguei meia hora e fartei-me.

Precisava de espaço no ssd para instalar os 90+gb do Shadow of War, tive que desinstalar alguns jogos. Pela primeira vez desde que o D3 foi lançado desinstalei-o...

Honestamente não tenho grande esperança que venham aí grandes novidades na Blizzcon. Se for o MMO que tenho ouvido rumores... Meh.
 
O teu DH vai ser igual aos outros se quiseres maximizar as stats. E o mesmo nos outros RPGs. Se queres a build ideal, vai ser tudo igual.

No D2 eram os hammerdins. Era fazer Baal run atrás de Baal run com martelos a voar em todo o lado.
 
O teu DH vai ser igual aos outros se quiseres maximizar as stats

Não, se quiseres apenas uma build viável para end game, quantas soluções tens por class? Tens 1 ou 2 sets, tinhas aquela build em que não podias usar peças de set (que não era viável em todas as classes), pouco mais. Eu já nem estou a ir à melhor build, mas uma build funcional em end-game. Atenção que estou a falar de cabeça de como era o jogo há 2 mais de 2 anos, se tiver mudado algo mea culpa. No PoE tens literalmente dezenas de builds, todas elas com uma carrada de variações (item X em vez de Y, path mais por ali que por acolá, etc)

No D2...novamente estamos a falar de um jogo com 18 anos. Na altura era soberbo, hoje em dia seria bastante mau.
 
Eu acho que o Diablo 3 peca em 4 pontos na minha opinião:

- A campanha não foi nada de especial, muito genérica
- As diferentes classes não são tão diferentes uma das outras, todas têm um ataque que enche o MP/RAGE/HOLY whatever que seja e depois usar os diferentes spells. Jogar com paladin ou com demon hunter por exemplo só muda mesmo os efeitos visuais. Por exemplo no WoW, cada classe é mesmo única e sentes que estás a jogar uma coisa totalmente diferente, no Diablo não senti isso.
- O sistema de paragon deveria ser o principal na evolução da personagem e não a escolha de skills/runes. Acho que deveria ter um sistema semelhante ao PoE.
- Gold é das coisas mais inúteis que o jogo tem. Podia ser aproveitado para comprar itens super raros (tipo chaves para dungeons) e comprar skills

Tirando isto, acho que o jogo ainda tem conteúdo muito bom. O jogo teve um inicio perturbado mas endireitou-se bem.
 
O D3 quanto a mim é o patinho feio da blizzard. Foi tão mal planeado desde o início que agora tentam remediar a coisa com o lançamento para a switch, uma possível série na netflix e sabe-se lá mais o quê. Aliás, o jogo até serviu para implementar algumas coisas na última expansão do WoW , como exemplo: mythic dungeons (greater rifts) heart of azeroth amulet (paragon lvl) as keystones, o modo de talentos desbloqueado, básicamente isto.

O universo Diablo tem muito por onde pegar, mas é como se tivesse morrido com a blizzard north. Lá vão enganando os fãs com seasons, cosmetics e promessas. Ainda entrei no hype train do d4, d2 remastered, mas já desisti... A ver vamos na blizzcomedy.
 
Patch 2.6.4 - https://us.diablo3.com/en/blog/22753282/patch-264-ptr-preview-11-19-2018

- Primal tem icone próprio e indica um red beam quando cair
- Ao fazer o GR 70 solo pela primeira vez, um primal é garantido (o mais certo é ser aqueles bem ranhosos, seria mais util se dropaasse um dos itens equipados primal).
- As GR keys ficam no inventario (at last...)
- Não da para trocar paragon durante uma GR
- Para variar, mais um power creep daqueles...
- Season 16 vai ter o efeito do Ring of Grandeur sempre ativo. Usar um anel não tem mais efeito (nao stacka), pelo menos acaba o grind do gajo... Fazer GR 70 solo, mais o power creep será a brincar agora, provavelmente com 2-3h de farm apos chegar a 70 vai ser suficiente para montar uma build basica para GR 70 solo.

Por um lado com o power creep + o RRoG activo, deve finalmente surgir novas builds e não ser só runs de necromancer.
 
Mas isso vai ser só durante esta season, certo? Ainda assim, acho que fala bastante do que é o típico creep actual. Era interessante encontrar uma forma de repensar este sistema como está actualmente.
 
Típico, a única coisa interessante ai tinha sido extra stash space em vez de Armory, mas não dá para isso sendo a pequena Blizz quando o resto nem se chateia com stash space que custa virtualmente palha. Já sei, "compra o necro pack", right... E ainda devem usar o sistema de 30 dias quando roda para Standard, é pesado para o sistema manter o que já tinha em "remove only" indeterminado.

O resto é o que esperava na reacção ao Immortal, dar biscoitos em todos os IP's e deixar passar a tempestade. O power creep é realmente uma brutalidade (natural) e fala a gritos novamente do tipo de balance que a Team andou a fazer nestes anos.

O repensar aqui não existe, o D3 vai ser isto e andar com balance e seasonal extras nestes moldes, fica para um inevitável D4 uma implementação diferente até certo ponto (que a malta tem que conseguir jogar sem pensar demasiado na visão Activision de gaming).
 
No outro dia estava um gajo no reddit que jogava PoE desde o lançamento. Não sei se eram 100 e tal stashes, cheias, e nunca tinha passado do Act 3 de 10. Vai juntando gear por cores e o diabo, limpa o boss, siga new char. Why? Porque tem OCD e gosta de organizar as coisas one-by-one, porque quer as gems de todos os skills na stash apesar de estarem disponíveis sem limite no vendor, porque é sádico com o boss e não acha piada a continuar a partir dali, porque tem pouco tempo, acha piada a repetir o processo ou perturbações mentais, who knows...

Cada jogador é um caso. Há malta que só joga liga, outros acabam por ir pastar ou preferem directamente standard, outros é só hardcore em qualquer modo, etc. No D3, um coleccionista não consegue ter um exemplar de cada lendário na stash, e se meter versões ligeiramente diferentes conforme build/setup então esquece. E pior, nem sequer tem possibilidade de pagar por dita QoL quando é pedido desde 2012 e tem um custo praticamente cagativo mas que muitos não se importavam de cobrir exponencialmente (technology just isn't there yet), que é descurar um lado grande da playerbase de um ARPG que se baseia em gambling e collectors.

As seasons no D3 não tem grande substância, é agora RoRG, dual goblins ou whatever, joga-se duas semanas intensivas e é mesmo para lixar - farmar a mesma gear, mesmos sets para spammar os mesmos skills em GR desde 2014(?), Primal pontual que é percentagens inchadas sem mais efeito. As leaderboards para testar o bot melhor programado também não seguram ninguém, tirando um nicho muito específico, por demasiado tempo.

E depois de fazeres isso chegas ao merge e não tens espaço para guardar gear específica porque levas 12-17 seasons a juntar, fora anteriores ao sistema e expansão, com chars cheios e equipados com um par que vais apagando pras seasons, e é tudo para queimar, provavelmente acabas por perder afinidade pelo jogo porque a gear não tem nada de especial (cai aos pares como coelhos e é inevitavelmente para queimar, como scotex) e o que fica é um grind "vazio", que mais vale fazer onde se tire outros dividendos. Elevas isso para outros casos, que perdam o feeling por motivos similares ou diferentes mas por sintomas gerais (stale game) e tens um jogo em horas baixas e com uma comunidade que é uma amostra do que era, e com frustração acumulada com alegria em todas as bases (e com razão).

Infelizmente, JPgod, neste D3 já cagou muita boa gente, seasonal or not.
 
No outro dia estava um gajo no reddit que jogava PoE desde o lançamento. Não sei se eram 100 e tal stashes, cheias, e nunca tinha passado do Act 3 de 10. Vai juntando gear por cores e o diabo, limpa o boss, siga new char. Why? Porque tem OCD e gosta de organizar as coisas one-by-one, porque quer as gems de todos os skills na stash apesar de estarem disponíveis sem limite no vendor, porque é sádico com o boss e não acha piada a continuar a partir dali, porque tem pouco tempo, acha piada a repetir o processo ou perturbações mentais, who knows...

Cada jogador é um caso. Há malta que só joga liga, outros acabam por ir pastar ou preferem directamente standard, outros é só hardcore em qualquer modo, etc. No D3, um coleccionista não consegue ter um exemplar de cada lendário na stash, e se meter versões ligeiramente diferentes conforme build/setup então esquece. E pior, nem sequer tem possibilidade de pagar por dita QoL quando é pedido desde 2012 e tem um custo praticamente cagativo mas que muitos não se importavam de cobrir exponencialmente (technology just isn't there yet), que é descurar um lado grande da playerbase de um ARPG que se baseia em gambling e collectors.

As seasons no D3 não tem grande substância, é agora RoRG, dual goblins ou whatever, joga-se duas semanas intensivas e é mesmo para lixar - farmar a mesma gear, mesmos sets para spammar os mesmos skills em GR desde 2014(?), Primal pontual que é percentagens inchadas sem mais efeito. As leaderboards para testar o bot melhor programado também não seguram ninguém, tirando um nicho muito específico, por demasiado tempo.

E depois de fazeres isso chegas ao merge e não tens espaço para guardar gear específica porque levas 12-17 seasons a juntar, fora anteriores ao sistema e expansão, com chars cheios e equipados com um par que vais apagando pras seasons, e é tudo para queimar, provavelmente acabas por perder afinidade pelo jogo porque a gear não tem nada de especial (cai aos pares como coelhos e é inevitavelmente para queimar, como scotex) e o que fica é um grind "vazio", que mais vale fazer onde se tire outros dividendos. Elevas isso para outros casos, que perdam o feeling por motivos similares ou diferentes mas por sintomas gerais (stale game) e tens um jogo em horas baixas e com uma comunidade que é uma amostra do que era, e com frustração acumulada com alegria em todas as bases (e com razão).

Infelizmente, JPgod, neste D3 já cagou muita boa gente, seasonal or not.

Porra excelente!

Vim agora de umas runs no D3... Pah e sai porque estava a repetir skills a 30min....

Acho que esgotei a coisa... nao ha aquela cena de farmar aquele "lendario"... como havia no D2...

Enfim.. uma pena
 
Back
Topo