PC Diablo IV (Blizzard Entertainment)

Mais um aqui a continuar com o Barbarian da semana passada. Cheguei ontem a nível 24, e bem, tenho que concordar que existem certos bosses que só com muita ginástica ou "toca e foge" é que consigo derrotá-los. Outros, tal como o Blood Bishop ou a luta contra a Nevash na main-quest, chego a meio ou a 1/3 da health bar e nem assim, fico sem poções.
Estou a jogar em veteran mas as críticas são gerais, pelo que não me parece estar relacionado.
E de nada adianta fazer level up, se depois os inimigos também fazem :-D

Olho para a skill tree e não vejo grandes alternativas às skills e buffs que escolhi. Desbloqueei ontem o patamar das Ultimate skills, escolhi a Call of the Ancients a ver se em combate consigo aliviar um pouco a pressão no meu character, para enquanto o stomp faz cooldown, e ter companions, que para além de servirem de bait, ainda auxiliem no dano. Não sei é que skill irei substituir, entre Stomp, Leap, Death Blow e Hammer of the Ancients. Talvez a stomp em bosses que sejam imunes à mesma... Como Core skills tenho usado a Bash e a Lunge.

Uma coisa que me arrelia, é terem associado determinadas skills a determinado tipo de armas (ou vice-versa), ao invés de serem independentes umas da outras. Acaba por ser uma limitação...
Não me lembro de no D3 ser assim, sei que no D2 não era.

E o sistema de poções também não me agrada de sobremaneira...

Estava agora a ver screenshots do D2 e do D3 para estabelecer melhor as comparações, e os escudos foram também uma coisa que eliminaram. Em detrimento do sistema multi-arma, suponho :freak3:

Apesar disto, o jogo parece-me estar bem conseguido no geral, mesmo com os elementos MMO introduzidos.
 
Última edição:
O D4 comparado com o D2 é muito mais básico pelo o menos do que viu desta beta, poderá ser diferente com o mais níveis em cima mas não me parece.
Ainda bem. As coisas evoluem. Tens outras opções no mercado para quem quer Farmar 6 meses para um determinado Item.
O segredo estará na pertinência dos passes de batalha já que Um DIABLO é para durar pelo menos 10 anos.
 
o Problema não é as consolas, são os jogadores.

Não estou em desacordo, a questão é que as consolas democratizaram e simplificaram o acesso a videojogos (ainda bem, não me intrepertem mal). A simplificação extendeu-se às mecânicas de jogo, à dificuldade, ao desafio.
Dos FPS sem recoil, visão raio x em imensos jogos, etc tem sido a tendência desde há algum tempo para cá.
Nem de propósito alguém já comentou aqui no tópico que jogando de comando é mais fácil porque faz pre-aim a inimigos fora do campo de visão...


O facto de jogar com comando também é inevitávelmente um facto limitativo.
 
Yep, fui eu que comentei acerca da utilização do controller. De facto descomplica em muito o gameplay do jogo. É bem notório quando se joga "ranged" e estamos a "snipar" inimigos que nem conseguimos ver no ecrã. Com rato não o conseguimos fazer, pois não há sítio "para lá" do ecrã onde podemos colocar o cursor.

Também tem vantagens se és melee ou se precisas de ter muito movimento, pois o cursor do rato "perde-se" no meio de tanta confusão. Ao passo que com o gamepad não precisas de ter um indicador visual para saber para onde te movimentares, se queres andar para baixo ou para os lados, usas o stick e pronto.

Além disso, na utilização com gamepad, aquando da movimentação pelo mapa, temos automaticamente uma notificação visual (contorno em torno do item) e áudio que assinalam coisas no mapa, coisas essas que podemos ativar, como por exemplo itens destrutíveis para dar gold ou objetos que fornecem pequenas janelas de informação. Com rato isso só acontece se passares o rato por cima. Se não passares o cursor por cima, facilmente falhas essas coisas.

Por outro lado, complica-me a gestão do inventário. No meu caso, quando eu chego ao fim da linha, se quero passar para o primeiro item da linha seguinte, não posso simplesmente andar com o stick para a direita. Algo que a Blizzard podia facilmente desenvolver: ao chegar ao fim da linha do inventário, ativar o stick para a direita signifca ir para o item mais à esquerda da linha seguinte. Como está, tenho que 1.º carregar no para baixo e depois andar tudo para a esquerda. Nestas ocasiões o rato/teclado é imbatível.

A consolização dos jogos tipo Diablo, igualmente, tornou o próprio número de skills utilizáveis mais pequeno devido precisamente à quantidade mais limitada de botões que o comando tem. Noutros jogos do género, por exemplo, no Grim Dawn ou no antigo Titan Quest, temos mais do que apenas 6 skills utilizáveis (as duas "cores" e as 4 outras). Basicamente os números 1-0 no teclado e as que correspondem aos 2 botões do rato.
 
Isso das skills não é propriamente uma limitação. Bastava por exemplo o trigger esquerdo e o trigger direito serem ALT, e assim os restantes 6 botões passariam a ser, na realidade, 18. Isto exagerando, claro, mas apenas para explicar que haveria maneira de acrescentar botões sem complicar.

Óbvio que um jogo vai afinando ao longo dos anos e gerações, e nem tudo é mau, porque estava um pouco preocupado depois do imortal (do qual desisti passado umas horas) de tornar este jogo muito "casual" e simplista, do ponto de vista de controlos. E apesar de achar um pouco "básico" para o que pretendia, toda a envolvência do jogo compensa.

Eu pessoalmente adorei esta beta, independentemente dos defeitos que possa colocar.

Agora é necessário um balance tremendo entre classes, e nem tanto por achar o Bárbaro fraco, mas sim por achar os restantes demasiado no brainer. Sorcerer e Necro são absurdamente fortes, sendo que a minha experiência com o Necro era literalmente a jogar em modo "very easy", tendo em consideração que em 6 horas já o tinha a lvl 25 com a main quest practicamente terminada e já com um Butcher feito.

A quantidade de Bosses que com o Bárbaro fui lá umas 3 ou 4x, e com o necro fiz à primeira sem gastar uma poção...

Ou as Strongholds, que duas delas não consegui solo com o Bárbaro, e com o Necro foi um completo "walk in the park".

Eu sou um pouco masoquista, e gosto de bosses que obriguem a ter que repetir até conseguir, zonas que um tipo sente que não pode mesmo lá ir que se vai aleijar. E com o Necro sinto que um puto de 10 anos passa o jogo tranquilo da vida (pelo menos na dificuldade que tínhamos disponível).

E um pouco mais de trabalho nas dungeons, para aparentar um pouco mais de variedade e não parecer, sempre que entramos numa nova, que estamos a fazer a mesma over and over again.

Independentemente de 2, 6, 10, 20 skills, não concordo com simplificação de todos os jogos para os tornar acessíveis. E o Diablo para mim, seria sempre uma coisa à la Elden Ring. A fazer um gajo suar :)
 
Estou curioso para ver como será o endgame. Quem sabe não vamos ter raids ou coisas parecidas.

Não me parece que o que vimos na beta seja o que nos espera no endgame.

Tem de existir algo mais
 
Estou curioso para ver como será o endgame. Quem sabe não vamos ter raids ou coisas parecidas.

Não me parece que o que vimos na beta seja o que nos espera no endgame.

Tem de existir algo mais
Diablo é um jogo de puro farm, mal acabe a “história”! Isto é o típico jogo pra quem, ora adora o Lore (Fã) e/ou adoro o estilo de jogo (Farm pos final do jogo)!

Pelo teu post, n deves ter jogado algum Diablo!?

A beta de um jogo como o Diablo, serve pra demonstrar um pouco do early game de cada class, pois como é obvio, o lvl 25 em nda demonstra o full potential da class ou build ou sequer do jogo…

Infelizmente n joguei a beta, pois n tenho PC, mas de tudo o que vi ate hoje, parece que irmos voltar a um D2/D3, diria um misto entre os dois, pois duvido mto que no D4 se chegue aos valores insanos de dano criado a um moob como no D3 (cheguei a estar algumas vezes no top 100 dos Greater Rifts) e tb sendo este o estilo de skill tree, a ver vamos o que será possível com o lvl 50 e pos isso, os lvls de Paragon, etc…

Como é obvio, toda a gente fala do quão broken o Mage e o Necro são! É normal, pois são classes onde em early game mal dependem de certos items ou skill. Por outro lado classes como o Bard e o Druid, já dependem imenso de items e certas builds para realmente demonstrar o quão Ops tb o são como class. O Rogue pra lem de broken, tb é o meu favorito, adoro o play style!

Sendo isto mais do mesmo, apenas quero ver como será em termos de Farm e builds (pra se chegar ao topo dos topos) e em como a Season Pass influenciará o jogo em si (já que Diablo Immortals foi uma mina em dinheiro pra Blizzard).

Cumps, Wolf
 
Coincidência ou não, ontem ia a voltar a tentar jogar novamente depois do susto inicial com a 3080, o jogo fez um update e já a gráfica já não teve o mesmo comportamento, foi de encontro a todos os outros jogos que jogo/joguei.

Posto isto, acabei por usufruir da beta, gostei imenso do jogo e vou certamente comprar day one pois já tenho saudades de jogar um Diablo :wah:

Eu sei que já tenho malta daqui adicionada na Battle.net dos tempos do Overwatch, sempre que quiserem jogar em conjunto, é só falar ;)
 
Há muito tempo que uma beta não me deixava assim com vontade de jogar depois de ter acabado... Junho deste ano sai 3/4 jogos que tenho de comprar.
 
Diablo é um jogo de puro farm, mal acabe a “história”! Isto é o típico jogo pra quem, ora adora o Lore (Fã) e/ou adoro o estilo de jogo (Farm pos final do jogo)!

Pelo teu post, n deves ter jogado algum Diablo!?

O Diablo era um jogo de puro farm, por isso os jogadores casuais passavam ao lado. A ideia de um jogo para ti proporcionar diversão, para o dev é proporcionar o máximo de monetização com o mínimo de custo possível. Tens duas rápidas formas de maximizar a monetização, uma é subir o preço do produto, a outra é vender mais unidades.

Os jogos hoje são todos mais blend porque o dev está-se marimbando se os hard core fãs vão ter o jogo da vida deles ou nem por isso, o que interessa é agradar a toda a gente, não levar backlash, se o jogo for um 8/10 em vez de um 10/10 mas vender 4x o número de cópias, óptimo!

Não sou um gajo de Diablo, não joguei o 2 na altura dele, quando saiu o 3 já não fui para o 2 e joguei o 3. Tenho quase 40 anos e 2/3H por dia para jogar, se preconizar que num mês não consigo acabar um jogo nem sequer o compro. Jogos com mais de 40H necessárias para serem terminados normalmente coíbo-me de comprar, porque fico refém de jogar apenas um jogo.

Gostei do que vi do Diablo 4, sou um PC gamer, mas provavelmente vou comprar na PS5, nada bate jogar um jogo destes sentado no sofá de comando na mão. São opiniões, entendo perfeitamente e respeito quem joga no PC, neste momento apenas jogo FPS no PC.
 
Back
Topo