• Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

• ZWAME Jogos:Quatro anos depois, chega a hora de revisitar Cyberpunk 2077. Leiam a nossa análise neste link!

Multiplataforma Diablo IV (Blizzard)

Espero buffs massivos no Barb e Druid.
Barb, tirando Mighty Trow, não tem mais nada no endgame.
Druid, ainda tem Boulder, Companions e Hurricane mas Pulverize precisa de mais amor e Shred também. Tornado também era muito bem vindo.

O resto, dont care. Nem Necro. Acho a classe uma sombra do que era no D2. Deve ser a pior classe em termos de talent tree. Basicamente é uma classe que depende imenso de Aspects para ter interação com as skills.

Spiritborne devia começar a levar com o nerfhammer já neste patch, para a transição da próxima season ser menos agressiva para muita gente. Mas tenho sérias dúvidas que eles tenham coragem para isso.

De resto, espero o Armory, que foi prometida expansão e depois adiada para a mid-season. Alterações à Undercity, torná-la mais apetecível no endgame. Continuarem a desenvolver os Tributos. E um update ao Infernal Hordes com novas mecânicas, também elas prometidas.

E não me importava nada de um novo Torment Boss.

Em relação ao Gauntlet essa deve estar completamente posta de lado nesta season.

Sonhar não custa.

Midseason previsível...
Tal como referi e que é o padrão, buff a aspects; uniques e skills das outras classes. Buff a outras skills de SB por forma a tentar mudar os meta loadouts.

Vou esperar pelos patch notes mas Barb a receber 10% de buff nas Core Skills??
Druid a mesma coisa?!

Bem, vou julgar quando tiver os patch notes todos. Entretanto é continuar a farmar.

Pessoalmente, a nova class diz-me ZERO. Não gosto do gameplay nem da temática. É um Monk/Druid... Espero que adicionem o Paladin/Cruzader o quanto antes.

No D3 quando comecei com o Monk estava na mesma fase que o SB agora. E depois tinhamos dramáticos na altura, que aquilo chegou a mid e low tier.. mas fazia o conteudo sem problemas. Necro e WD era igual.

Acrescento, e quando foram as outras classes?

@TpTavares Quem é "HC Pure" joga até com um glass cannon. Não vais querer uma classe tanky porque serve apenas para um punhado de "jogadores" que além de teimosos, confundem HC com Skill.

Queres o D2? Existe o D2r. Simples.

Última edição pelo moderador:
No D3 quando comecei com o Monk estava na mesma fase que o SB agora. E depois tinhamos dramáticos na altura, que aquilo chegou a mid e low tier.. mas fazia o conteudo sem problemas. Necro e WD era igual.

Acrescento, e quando foram as outras classes?

@TpTavares Quem é "HC Pure" joga até com um glass cannon. Não vais querer uma classe tanky porque serve apenas para um punhado de "jogadores" que além de teimosos, confundem HC com Skill.

Queres o D2? Existe o D2r. Simples.
Não se trata de ser hater da classe mas sim crítico em relação à sua forma atual. As críticas são bem vindas quando se trata de melhorar... Este tipo de crítica sempre existiu e nunca houve memória curta. Quando o Barbarian era sr. e rei dominante, a crítica sempre foi que o barb usava demasiadas skills/aspects ao mesmo tempo tendo em conta o número de gear que era possível usar.
Sorcerer, quando o ball lightning estava com bug, a mesma coisa... São críticas que levam a melhorar o jogo.
Foram estas críticas que levaram ã season passada ser a melhor em termos de balance geral das classes e loot.
Esta season e tendo em conta que SB está completamente bugado e o gameplay loop ser "boring", a queda de número de jogadores é acentuada.
Continuo a dizer que divirto-me muito mais com o meu Druid do que com SB, mesmo fazendo o conteúdo mais devagar e não fazer pits acima de 120.

queda de número de jogadores é acentuada
Pelas métricas, não oficiais claro, esta season está a ter um bleeding-effect superior à season 3.

A retenção de jogadores caiu mais de 75% e ainda falta 1 mês e meio para a nova season. Eu não esperava nerfs ao SB mas pelo menos que corrigissem os tais bugs.

Esta campfire foi fraquissima. Mais valia terem feito um blogpost e está a andar. Não referiram praticamente nada sobre o grave problema de duping, nem sequer falaram sobre a gauntlet...

A única coisa "interessante" que falaram é que o Mother's Blessing está de volta e vão implementar depois dos mid-seasons para dar um boost de XP à malta mais casual.

Até a porra do evento de natal é igual ao do ano passado!

Eu sei que devo ser a pessoa mais negativa neste tópico a falar do jogo, mas entristecem-me muito ver a Blizz a cometer exactamente os mesmos erros. O Diablo 4 está a passos largos de se tornar mais um Diablo 3. Sai uma nova season, joga-se durante 4/5 semanas e adeus.

Depois o powercreep é péssimo e a Blizz simplesmente não o sabe corrigir. No Diablo 3 tinhamos os Sets com aumentos de 75.000% de dano (sim, não estou a brincar com o número) e neste temos dezenas de passives com %multiplicatives. É a mesma coisa, apenas disfarçado.

POE 2 está aí à porta e depois de uma das melhores seasons do POE, não vejo como é que o Diablo 4 pode ultrapassar este colosso.

Uma Expansão que trouxe ZERO world bosses, Tormented Bosses e apenas acrescentou Undercity e Dark Citadel como "mid-game" content, dificilmente consegue agarrar o casual. Até a temática da Season é boring!

Sou um sucker por este tipo de jogos. Division, Warframe, PoE, Grim Dawn, Destiny.. Diablo então é uma paixão desde miúdo. Centenas de horas passadas a jogar o 1 e o 2 deve ter sido perto das milhares...

As pessoas não conseguem entender powercreep e o impacto severo que tem no futuro de um ARPG. Só querem carregar numa tecla e fazer delete ao que aparece no ecrã. Admitirem que o Spiritborne está a fazer x% mais de dano que todas as outras classes graças a bugs e que não vão mexer nisso até à S7 é pura e simplesmente ganância. Sabem perfeitamente que é graças ao Spiritborne que estão a vender a expansão.

Um endgame que passado 1 ano é farmar mats para matar bosses...
E o Pit, por muito bom que esteja, é uma cópia dos Greater Rifts do D3.

Enfim.. vou deixar de vir aqui dar input.

Pelas métricas, não oficiais claro, esta season está a ter um bleeding-effect superior à season 3.

A retenção de jogadores caiu mais de 75% e ainda falta 1 mês e meio para a nova season. Eu não esperava nerfs ao SB mas pelo menos que corrigissem os tais bugs.

Esta campfire foi fraquissima. Mais valia terem feito um blogpost e está a andar. Não referiram praticamente nada sobre o grave problema de duping, nem sequer falaram sobre a gauntlet...

A única coisa "interessante" que falaram é que o Mother's Blessing está de volta e vão implementar depois dos mid-seasons para dar um boost de XP à malta mais casual.

Eu sei que devo ser a pessoa mais negativa neste tópico a falar do jogo, mas entristecem-me muito ver a Blizz a cometer exactamente os mesmos erros. O Diablo 4 está a passos largos de se tornar mais um Diablo 3. Sai uma nova season, joga-se durante 4/5 semanas e adeus.

Depois o powercreep é péssimo e a Blizz simplesmente não o sabe corrigir. No Diablo 3 tinhamos os Sets com aumentos de 75.000% de dano (sim, não estou a brincar com o número) e neste temos dezenas de passives com %multiplicatives. É a mesma coisa, apenas disfarçado.

POE 2 está aí à porta e depois de uma das melhores seasons do POE, não vejo como é que o Diablo 4 pode ultrapassar este colosso.

Uma Expansão que trouxe ZERO world bosses, Tormented Bosses e apenas acrescentou Undercity e Dark Citadel como "mid-game" content, dificilmente consegue agarrar o casual. Até a temática da Season é boring!

Sou um sucker por este tipo de jogos. Division, Warframe, PoE, Grim Dawn, Destiny.. Diablo então é uma paixão desde miúdo. Centenas de horas passadas a jogar o 1 e o 2 deve ter sido perto das milhares...

As pessoas não conseguem entender powercreep e o impacto severo que tem no futuro de um ARPG. Só querem carregar numa tecla e fazer delete ao que aparece no ecrã. Admitirem que o Spiritborne está a fazer x% mais de dano que todas as outras classes graças a bugs e que não vão mexer nisso até à S7 é pura e simplesmente ganância. Sabem perfeitamente que é graças ao Spiritborne que estão a vender a expansão.

Tens toda a razão. Aliás referiste aí um jogo e agora vendo bem as coisas, vejo muitas semelhanças.
Estou a referir-me ao Destiny. Joguei centenas de horas o D4 e outras milhares o destiny, e o que vejo é que eles não sabem aproveitar o momento arranjam sempre maneira de fazer porcaria e são arrogantes ao ponto de deixar as coisas neste estado uma carrada de meses.
Lançam os dlcs/seasons e por muito bons que sejam, se não acham um equilíbrio para o jogo, este vai morrendo aos poucos e depois o loop será sempre o que referiste vem uma season nova, voltamos todos para 2 semanas de nostalgia e depois siga para outra.

Isso tudo é um risco, o POE2 vem buscar muito jogador ao Diablo, e depois já vai ser difícil buscá-los novamente. E eu sou um deles.

Eles referiram que iam corrigir intererações não intencionais da classe... sabe-se lá o que isso é. Eu entendo a politíca de não fazer nerf das classes a meio das season, pois seria um tiro nos pés ainda maior perante o que disseram anteriormente (de não dar nerf a nenhuma classe durante as season).
Pessoalmente, vou olhar para o D4 como um jogo de curta duração/season e não olhar como estava a fazer até agora. Neste momento e sinceramente, não vejo mais nada que possa fazer visto que tenho 3 classes super bem equipadas; materiais para bosses que nunca mais acabam e etc. Acho que enquanto não criarem um armory ou alternativas para ter várias builds sem ter que afetar a atual, dificilmente as season duram os 3 meses...

Essa da Armory é outra.
Antes da expansão sair, tinham dito que seria implementada no lançamento. Depois que foi adiada para a mid-season e agora é Soontm

Ao menos a Armory disfarçava a falta de endgame e possibilitava podermos andar a brincar com outras builds. Artificialmente ainda dava mais longevidade ao jogo.

Este jogo está a seguir o caminho do D3. E só não vê isso quem não quer ou quem não jogou o D3. Conseguias limpar tudo numa Season da D3 em 2/3 semanas. Depois disso estávamos a falar de upgrades dentro de 0.1%-0.5%. E o loop era SEMPRE o mesmo. Greater Rifts com tempos.

Não havia mais nada para fazer no jogo lol

Eu não estou a dizer que o Diablo 4 tem de ser uma cópia do POE. Também não acho saudável quando para fazeres 25% do endgame do POE precisas de mais de 400h de jogo.

A Blizzard tem é de saber o que quer para este jogo. Quer um jogo para farmar uns quantos milhares de BattlePasses e Cosmetics de 3 em 3 meses? Parece-me que é isso que quer, pois passado 1 ano continuas a ter o mesmo loop. O problema é que passado 1 ano a malta já está a ficar um bocado cansada desse loop.

Season 7 lançam uma nova temática, que deve ser o mesmo de quase todas as outras, em que é preencher uma barra de XP de uma fação qualquer e farmar mats para matar um boss que dropa mats para matar outro.

Esta campfire foi fraquissima. Mais valia terem feito um blogpost e está a andar. Não referiram praticamente nada sobre o grave problema de duping,
Já existe desde que o primeiro Diablo. Já deve ser feature.

Eu sei que devo ser a pessoa mais negativa neste tópico a falar do jogo, mas entristecem-me muito ver a Blizz a cometer exactamente os mesmos erros.

É ser realista.
Se a opinião é válida não tens que deixar de a dar, muito pelo contrário. Fingir que é tudo bom é que é pior.
Mas vale encostar o jogo e ir-lhe pegando de tempos a tempos, sempre se evita a frustração do desperdício.
A Blizzard tem é de saber o que quer para este jogo. Quer um jogo para farmar uns quantos milhares de BattlePasses e Cosmetics de 3 em 3 meses? Parece-me que é isso que quer, pois passado 1 ano continuas a ter o mesmo loop. O problema é que passado 1 ano a malta já está a ficar um bocado cansada desse loop.

Season 7 lançam uma nova temática, que deve ser o mesmo de quase todas as outras, em que é preencher uma barra de XP de uma fação qualquer e farmar mats para matar um boss que dropa mats para matar outro.
O Diablo é bom por uns meses enquanto há novidade e depois é mais do mesmo.
Agora aprendem a lançar uma classe op de vez em quando e recomeça o carrossel, é simplista mas é basicamente isto.

Seria interessante ver quanto rende a loja e os cosmetics (e faço já o mea culpa, comprei o do lich king, por causa de cenas. :berlusca: ), deve ser bastante para que se foquem principalmente nisso.

Para mim o Diablo rende pelo lore e ambiente (e saudosismo também, confesso) mas não o suficiente para andar a comprar expansões mal amanhadas que pouco sumo acrescentam à campanha inicial.

Essa da Armory é outra.
Antes da expansão sair, tinham dito que seria implementada no lançamento. Depois que foi adiada para a mid-season e agora é Soontm

Ao menos a Armory disfarçava a falta de endgame e possibilitava podermos andar a brincar com outras builds. Artificialmente ainda dava mais longevidade ao jogo.

Este jogo está a seguir o caminho do D3. E só não vê isso quem não quer ou quem não jogou o D3. Conseguias limpar tudo numa Season da D3 em 2/3 semanas. Depois disso estávamos a falar de upgrades dentro de 0.1%-0.5%. E o loop era SEMPRE o mesmo. Greater Rifts com tempos.

Não havia mais nada para fazer no jogo lol

Eu não estou a dizer que o Diablo 4 tem de ser uma cópia do POE. Também não acho saudável quando para fazeres 25% do endgame do POE precisas de mais de 400h de jogo.

É mais o menos esse o sentimento que tenho passado um ano... O loop está a tornar-se de certa forma saturante. Atenção que eu adoro o D4, com o design gráfico, som, estilo e gameplay mas isso nesta altura já não é suficiente no meu ver.
Não sendo um tópico de POE, tenho interesse em testar este por forma a perceber se tem mais sumo e está ai a porta a beta... vamos ver.

Pessoalmente fiquei saturado, só em falta fazer Citadel 100% que ai depende de ter alguém para alinhas os astros para fazer "D

do resto não tenho paciencia fazer loops de PIT para farmar paragon... 275 já te da tudo que precisa para encher a board e ter um char OP.

PoE nunca em agarrou porque apercebi que era altamente complexo para jogar e não sou hardcore nem pró player...

D4 vou é dar skip da S7 provavelmente, a falta do Armory, aliado ao elevado RNG para min é pior que tem de momento e obriga a ficar por uma build e tentar aperfeiçoar ela...

E como o Tavares disse e com razão, em vez de nerfs e ajustes, vamos novamente à um power creep useless, tal como o problema de falta de materiais, em vez de diminuir os custos, toca a dropar toneladas...

E sim o jogo no global tem coisas brutais, o lore, os gráficos, o jogo veio com uma aura mais dark do que o D3, o som e o gameplay estão no ponto.

Mas não sei se vao "reviver" o jogo, enquanto venderem season pass e skins mega caras, vão continuar assim e os streamers querem infinite farm.

Ahh basta 180 horas para P300, mas isso é no streamer time, que conseguem ser mega eficientes, provavelmente um casual como eu teria que ter 500 horas de jogo, a não ser que fique mindless fazendo P110 e isso acho boring!

Fiz o P150 solo para min é o que basta, não preciso fazer em menos de 3 min, deixo pros streamers.

Última edição:
Pessoalmente fiquei saturado, só em falta fazer Citadel 100% que ai depende de ter alguém para alinhas os astros para fazer "D

do resto não tenho paciencia fazer loops de PIT para farmar paragon... 275 já te da tudo que precisa para encher a board e ter um char OP.

PoE nunca em agarrou porque apercebi que era altamente complexo para jogar e não sou hardcore nem pró player...

Pediste para fazer a Citadel e eu disse que sim... Apareceste? Lol ainda na segunda feira fiz antes do reset com pessoal das consolas que nunca tinha feito.
É só dizeres que fazemos isso.

Em relação ao POE, eu também não sou pro mas vejo gameplay e comentários e aquilo parece 100xx melhor que Diablo. Não custa nada experimentar...

Pediste para fazer a Citadel e eu disse que sim... Apareceste? Lol ainda na segunda feira fiz antes do reset com pessoal das consolas que nunca tinha feito.

Em relação ao POE, eu também não sou pro mas vejo gameplay e comentários e aquilo parece 100xx melhor que Diablo. Não custa nada experimentar...

Eu quero fazer convosco. Tenho de ver se largo o WoW e o CoD para ir ao Diablo mais umas vezes.

Não se trata de ser hater da classe mas sim crítico em relação à sua forma atual. As críticas são bem vindas quando se trata de melhorar... Este tipo de crítica sempre existiu e nunca houve memória curta. Quando o Barbarian era sr. e rei dominante, a crítica sempre foi que o barb usava demasiadas skills/aspects ao mesmo tempo tendo em conta o número de gear que era possível usar.
Sorcerer, quando o ball lightning estava com bug, a mesma coisa... São críticas que levam a melhorar o jogo.
Foram estas críticas que levaram ã season passada ser a melhor em termos de balance geral das classes e loot.
Esta season e tendo em conta que SB está completamente bugado e o gameplay loop ser "boring", a queda de número de jogadores é acentuada.
Continuo a dizer que divirto-me muito mais com o meu Druid do que com SB, mesmo fazendo o conteúdo mais devagar e não fazer pits acima de 120.

Em relação ao SB, não vou bater mais na tecla, Mas a build SB OP que uso, não vou alinhar com o "é bug", pois usa o node em questão sim, e usei uma calculadora e bate certo. Mesmo sem estar afinada, e sim com o facto do famoso aspect ser "multiplicativo" é overkill, mas serve para Pit 150 e é bom que haja ads no boss. Eles não sabem? Sabem, mas esta season é para o SB.

Mesmo a PG245, tem consistência aceitável: com densidade 10~30B em elites, 2-6B em genéricos. T125... tipo isso.

Agora sim, testei com o famoso aspect e fiz alguns T's, mas sai um ali e acola, porque depois mal faz 1B e chega a baixar para 100M.. E se fizerem como na Sorc LS, que tiraram o numero de spears, para depois dar 30% do outro lado..

E parece-me que tem tanta versatilidade como o Druid, e tem aspects de sobra para inventar diversas variantes.

e que agora tou numa semana "louca" de eventos da empresa, aniversario e familia :D
pra xemana a gente faz isso

e que agora tou numa semana "louca" de eventos da empresa, aniversario e familia :D
pra xemana a gente faz isso
Eu tenho feito usando o LFG e com zeros problemas. Apenas faço 1 vez por semana para o cache semanal e aproveitar os cosméticos. Ocasionalmente apanho um ou outro membro que não sabe as mecânicas mas depois de as explicar, é sempre a abrir.

Pessoalmente não gosto deste tipo de conteúdo num ARPG mas é fácil de se fazer e esquecer durante um tempo.

Seria interessante ver quanto rende a loja e os cosmetics (e faço já o mea culpa, comprei o do lich king, por causa de cenas. :berlusca: ), deve ser bastante para que se foquem principalmente nisso.
No Immortal está a decorrer um evento do Lich King lol. Até acho que é capaz de estar a gerar bem mais dinheiro que o D4.

@MD1st Toma em atenção que o Diablo tem as suas vantagens em relação ao POE. Grafismo, Som, acessibilidade e simplicidade. Na minha opinião, o POE apenas tem um melhor e mais robusto EndGame. Tudo o resto o Diablo ganha por uma larga margem.

Com o lançamento do POE2 o jogo vai ficar muito mais simplificado e acessível mas continuo a dizer que a Blizzard é mestre em pegar nas ideias dos outros e colocar um "polimento" superior em tudo.

Back