Multiplataforma Diablo IV (Blizzard)

A interface podia ser mais intuitiva, sim. Mesmo no PC onde tenho jogado, onde é ligeiramente diferente (pelo que vejo as consolas têm uma interface um pouco mais simplificada). Por vezes sinto que o jogo tem janelas a mais, e nem sempre me lembro como vou para determinada janela, é preciso andar a olhar bem para as indicações e atalhos.
 
Após cerca de 24 horas no total nas duas betas e com dois bonecos a 25, se tivesse de descrever este jogo numa palavra seria "lento". Tudo demora mais tempo do que deveria. No D3 cheguei com todas as classes a nível 70 e dediquei-me bastante a quatro classes. Fazer seasons também era divertido, porque a campanha fazia-se num instante e rapidamente se chegava ao endgame para se começar o grind, mas no D4, se o jogo final se mantiver igual, apenas serei capaz de me dedicar a uma. Mas de forma resumida, aqui fica o que achei do que vi.

Positivos:
  • Estilo visual mais adulto reminiscente do D2.
  • Os gráficos poderiam ser melhores se não fosse um mundo online persistente, mas são decentes o suficiente.
  • Algumas cinemáticas de qualidade.
Incertezas:
  • Ainda não consigo dizer se acho a itemização boa ou má. Acho é que este estilo quase que reduz a utilidade dos itens laranja a fodder. O holy grail vai ser itens amarelos com bom roll para colocar as habilidades retiradas dos itens laranja.
  • Após ter feito novamente a campanha, acho que é decente, mas a qualidade ainda está demasiado próxima da do D3. Talvez melhore, talvez não.
  • Os preços das coisas/mecânicas parece que vão ser um grande entrave no jogo final, incluindo coisas tão básicas como respec.
Indiferenças:
  • Estrutura MMO. Não gosto, mas se o resto do conteúdo for bom, acaba por me ser indiferente. É uma estrutura com os seus méritos, mas não sei se é suficiente para equilibrar com os negativos.
Negativos:
  • Pouca mobilidade, combinada com as dugeons longas, tornam a jogabilidade demasiado lenta e sem sal.
  • Como disse, tudo demora mais do que desejado. Isto inclui a disposição das lojas na cidade, que estão demasiado longe uma das outras para uma utilização eficaz do tempo.
  • Ainda sobre as coisas demorarem demasiado tempo, odeio ter que acompanhar um NPC até me deixar avançar com a quest. O D3 tinha isto, mas este tem mais.
  • Level scaling dos inimigos também contribui para um menor ritmo geral de jogo e um menor sentido de progressão.
  • Tempos de loadings maiores que no D3 e D2R, mesmo para entrar numa simples cave. Suponho que seja a consequência de ser always online.
  • Dungeons repetitivas, sempre com os objetivos de carregar dois objetos ou destruir 3 construções inimigas, e que demoram imenso tempo a completar.
  • Sinto que passei demasiado tempo a andar num mapa vazio, sem grande sentimento de descoberta.
  • O mini mapa tem muito zoom in e não dá para colocar em overlay.
  • Endgame limitado a fazer dungeons, eventos públicos e world boss. Obviamente, o jogo final vai ter o resto do mapa disponível juntamente com as restantes dungeons, mas isso rapidamente se vai tornar limitado.
  • A UI é má, o que é estranho, porque no D3 é boa e funciona muito bem apesar de ser mais complexo. É pouco responsiva, oferece pouca informação e dificulta tentar discobrir sinergias entre as habilidades na skill tree e os itens no inventário.
  • Itens que não dão para fazer salvage é apenas parvo.
  • Ausência de dodge roll.
  • 4 ou 5 segundos de cooldown entre dashes é demasiado, tendo em conta o movimento e ataques AOE de alguns bosses. Se tenho de enfrentar situações vindas de um bullet hell, então, quero mobilidade para lidar com isso.
  • Receber itens abaixo do nível. Se estou a nível 25, não há grande razão para receber itens de nível 14 ou 15.
 
Última edição:
Testei Barbarian e Necromancer e as classes estão muito desniveladas. Com o Barbarian andei sempre a atacar, foge e ataca de novo, pouco barbarico imo, enquanto que o necro é praticamente um deus a passear pelo cenário, demasiado overpowered. Gosto dos cenários serem mais dark como nos primeiros dois jogos mas devo confessar que achei os cenários exteriores muito monocromáticos havendo pouca distinção do chão para por exemplo as pedras, árvores, e outras coisas que vamos encontrando pelo caminho. Além disso achei o design exterior demasiado comic like e desinteressante comparativamente ao interior. Também fico um pouco apreensivo em relação à importância, ou neste caso o impacto que menosprezar os items legendários possa ter no impacto do jogo.
 

Dungeon Layouts

One of the most common pieces of feedback we received is that players felt they were doing a lot of backtracking within certain dungeons. We have optimized multiple dungeons across all zones to minimize the need for backtracking.
Classes

General

  • Effects like Stun and Freeze can be applied to Elite Monsters twice as long before they become Unstoppable.
  • Reviewed class skills to confirm that all classes have access to sufficient skills that remove control impairing effects.
  • Many Legendary Powers have had updates to their effectiveness.
UI
  • Fixed an issue where the built-in Screen Reader was not reading key prompts, game options details, and other UI text.
  • Fixed an issue where actions could not be bound to the mouse wheel.
  • Fixed an issue where Evade couldn’t be bound to the right Analog Stick on controller.
  • Chat will now display on the left side of the screen when using the centered action bar configuration.
  • A character's stats will be displayed by default when players click the Materials & Stats button within their Inventory.
  • The Move and Interact inputs can now be mapped to one button while the Primary Attack input is mapped to a secondary button.
  • The sans serif font used in-game has been replaced with a new serif font.

Mais no link: https://news.blizzard.com/en-us/dia...trospective-transforming-feedback-into-change
 
Nunca joguei um Diablo, e não sei se devo ou não fazer o pre-order.
Para um casual player, o facto de ter seasons, parece obrigar a alguma dedicação/compromisso, e tempo que me é escasso. A titulo de exemplo, para terminar o Elden Ring levei 5 meses...

Acho que vou esperar pelas primeiras reviews...
 
Diablo é um jogo de puro Grind/Farm

Jogar repetidamente à procura de melhores items.

Sempre foi a essência.

Se não te importas de andar a catar itemns depois do endgame, está ok.
Eu depois de farmar anos o D1, o D2, o D3, com 40 anos já não tenho paciencia...
Talvez compre alguma edição especial se sair, so para ficar na prateleira.
 
@amg_tech Qualquer jogo de loot requer muito tempo e dedicação e isso é igualmente verdade em Diablo. São dezenas de horas até chegar ao endgame e depois outras várias dezenas ou centenas de horas no engame à busca de melhor equipamento para aperfeiçoar a build.

Seasons também existem em Diablo 3 e Diablo 2 Resurrected, com a diferença de que Diablo 4 vai ter as seasons associadas a battle passes com tiers pagos e tiers gratuitos. Por exemplo, Diablo 3 tem seasons totalmente gratuitas que duram no mínimo 3 meses, e ao cumprires determinados objetivos recebes itens cosméticos (asas, pets, molduras). O mesmo irá acontecer em Diablo 4, mas agora associado aos battle passes (o conteúdo dos battle passes irá ser foco da próxima dev stream em Maio). Se os cosméticos não te interessarem, as seasons são irrelevantes para ti e podes dedicar-te apenas ao aperfeiçoar da build sem a pressão de atingires patamares ou evoluir o battle pass.

De qualquer forma, e salientando novamente o que disse, jogos de loot requerem bastante tempo e dedicação. Diablo 4 não será diferente.

EDIT:

Experimenta o jogo entre os dias 12 e 14 de Maio, no derradeiro teste aos servidores. Assim ficas com uma ideia do compromisso de tempo necessário para este tipo de jogos.
 
Última edição:
Mas eles vieram acrescentar que a história vai ser desenvolvida através das Seasons.

Se for como o PoE, pouco vai interessar mas pode ser uma oportunidade para adicionar classes como o Templar, Amazon, etc

Eu ainda não comprei porque ando a tentar resistir ao máximo.
Tenho o Diablo 1 e 2 nas suas versões fisicas, ainda nas caixas de cartão antigas :P

Já fartei-me completamente de PoE. Atingiram o seu pico há dois anos e desde então é só fails atrás de fails. Quase precisas de um doutoramento para jogar e comparado ao Diablo é demasiado frenético, ao ponto de teres mortes muitas vezes associado ao cluster de animações.

A nova beta vai ser de 12 a 14 de Maio. Experimentem caso tenham dúvidas. Como faço anos dia 15 de Maio, certamente que vou usar como desculpa para o comprar...
 
Back
Topo