Eu desde que tenham conteúdo e não sejam feitos só para chular dinheiro não me importo, ou removido à priori antes do jogo sair só para vender depois.
Sempre foi trabalho que o estúdio teve a desenvolver algo extra.
O problema na maior parte dos casos DLC é isto:
Muitas vezes para os jogos estarem completos e, até, correrem de forma decente, só depois de updates a corrigirem bugs com que nunca deviam ter saído e depois de DLC a complementar a coisa.
Apesar de não gostar do conceito de DLC, percebo que para jogos de sucessos e já 'completos' possam expandir o jogo, se lançarem DLC com conteúdo suficiente e interessante.
Dito isto, não gosto de jogos fortemente monetizados, mas quando sei que são jogos que até gosto, é naquela de não os podes vencer, junta-te a eles. DESDE que sejam cosméticos.
A linha vermelha para mim está no pay2win, jogos em que as transações/micro-transações dão alguma vantagem no jogo - como aconteceu com o Fallout 76, um jogo pago a full price e que mais tarde, sem os jogadores saberem que isso iria acontecer, lançaram subscrição paga e outras transações que davam vantagem dentro do jogo.
Quando o pagamento de conteúdos dá vantagens é quando o jogo é um absurdo, quem mais gasta mais facilidade tem e isso nunca deveria acontecer.
Um jogo ser bastante monetizado pode ser chato, mas se não passar a barreira de serem só conteúdos cosméticos, vive-se com isso.