Diafragma?

Não dude, estás errado. A abertura/fecho do diafragma em nada afecta o campo de visão, apenas a quantidade de luz transmitida para o sensor/filme (lê o post do strobe).

Sim, mas aquilo que o strobe explicou não acontece no exemplo que tu deste. Se estiveres a olhar através de um buraco, o diâmetro do mesmo influência o teu campo de visão.
 
Pois, mas a ideia era "igualar" o barril a um lente (o seu fundo seria por ex o sensor), e a sua tampa ao diafragma, acho que não me expliquei como deve ser :p
 
Eu nao percebo é como tenho o mesmo campo de visão com um buraco mais pequeno. vamos defenir 50mm. Estou dentro de um barril e vejo um buraco grande. Imaginar só.

Agora vou fechar esse mesmo buraco. Aonde, é que eu vejo o mesmo que via com o o barril aberto?

É isso que não percebo. A luz não bate nas laminas do diafragma/Barril ?

O exemplo dos olhos, se eu semicerrar os olhos vou ficar com a visão mais escura sobretudo em cima e em baixo, mas isto é devido ás pestanas. Se eu fechar ainda mais os olhos fico com área preta (palpebra).
Logo, o fechar os olhos não pode ser visto como um exemplo porque quando eu fecho o diafragma nas fotos não me aparece área escura nenhuma.


Mas pronto, muito obrigado pela vossa ajuda desde já. Era só uma curiosidade minha...
 
Eu nao percebo é como tenho o mesmo campo de visão com um buraco mais pequeno. vamos defenir 50mm. Estou dentro de um barril e vejo um buraco grande. Imaginar só.

Agora vou fechar esse mesmo buraco. Aonde, é que eu vejo o mesmo que via com o o barril aberto?

É isso que não percebo. A luz não bate nas laminas do diafragma/Barril ?

O exemplo dos olhos, se eu semicerrar os olhos vou ficar com a visão mais escura sobretudo em cima e em baixo, mas isto é devido ás pestanas. Se eu fechar ainda mais os olhos fico com área preta (palpebra).
Logo, o fechar os olhos não pode ser visto como um exemplo porque quando eu fecho o diafragma nas fotos não me aparece área escura nenhuma.


Mas pronto, muito obrigado pela vossa ajuda desde já. Era só uma curiosidade minha...

A lente não funciona exactamente como tu estás a pensar. Tu estás a focar-te no que acontece exteriormente ao teu olho e não internamente. Se colocares um cartão com um furo à frente da lente, obviamente também lhe vais cortar campo de visão.
Atenta bem no post do strobe e repara que a luz, ao inverter a imagem, torna-se convergente e cruza-se no ponto central. São esses feixes que são importantes para o campo de visão e focagem. Ao fechares o diafragma em volta, não afectas esses feixes.

Para teres um exemplo melhor, deixa-te fica no escuro absoluto durante algum tempo (15s) e depois acende uma luz e olha para os teus olhos. Devem estar quase todos pretos, com um risco fino em volta.
A seguir, vai à rua, olha para algum sítio muito brilhante e depois vê-te novamente ao espelho. Vais verificar que agora tens o olho quase todo fechado.
Em nenhuma destas situações perdes campo de visão, pois não? ;)
 
Última edição:
Isto está mesmo difícil! Mas no secundário já não se ensinam os rudimentos mais elementares de óptica?

edit - alem disso, apenas com um "bouraquito" poderia ser possível "ver tudo como se tivesse um buraco do diametro total do barril", se fosse feita a compensação com a velocidade do shutter - ficava era com profundidades de campo diferentes (diferentes áreas em foco), bem mas isto já é outra conversa..

tu com um buraco pequeno ficas restringido.

Estão a falar de coisas diferentes. Mas compreende-se que ao tentar "simplificar demasiado" acabe por se cair em erros.

A analogia do homem dentro do barril falha pois o "sensor" (= os olhos do homenzinho) seria demasiado pequeno como para representar o campo de visão da "câmara". Imaginem uma SLR com um sensor de 1mm de lado.

No entanto, a analogia é boa para explicar que quanto mais pequeno o buraco, menos luz entra. Mas para isso existem imensas outras: afinal é para isso que existem estores, persianas, etc. O problema é que em nenhum dos casos estamos a "formar uma imagem" do que está lá fora.

Para entender como é que de um buraquinho pequeno podemos obter uma imagem muito maior, há que perceber que os raios de luz, depois de passarem pelo buraquinho, passam a ser todos "divergentes", como se a abertura fosse um projector de cinema que projecta a imagem sobre um ecrã que na realidade é o sensor.

Como já disse, este é o princípio de funcionamento das camaras pinhole. Como não têm lente, o campo de visão nestas máquinas depende apenas da distancia entre a abertura e o plano onde se projecta imagem. Mas como a abertura é muito pequena, entra também muito pouca luz e por isso são necessárias exposições muito longas.

Então e porque não se fazem pinholes com buracos maiores para apanhar mais luz? Porque ai então não teriamos uma imagem "focada". É ai que entram as lentes: permitem usar aberturas maiores e "focar" a imagem.

No exemplo do strobe a luz concentra-se num ponto, e é aí que está o diafragma.

Neste exemplo da wikipedia é ao contrário...

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d3/Diaphragm.svg

Não é ao contrário. E eu não "desenhei" um "ponto". O boneco da wiki está é bastante mais elaborado e o seu diafragma está maior (mais aberto). Eu só pretendi explicar a inversão da imagem. Como podes ver, no boneco da wiki a imagem também fica invertida.
 
Última edição pelo moderador:
Isto está mesmo difícil! Mas no secundário já não se ensinam os rudimentos mais elementares de óptica?





Estão a falar de coisas diferentes. Mas compreende-se que ao tentar "simplificar demasiado" acabe por se cair em erros.

A analogia do homem dentro do barril falha pois o "sensor" (= os olhos do homenzinho) seria demasiado pequeno como para representar o campo de visão da "câmara". Imaginem uma SLR com um sensor de 1mm de lado.

No entanto, a analogia é boa para explicar que quanto mais pequeno o buraco, menos luz entra. Mas para isso existem imensas outras: afinal é para isso que existem estores, persianas, etc. O problema é que em nenhum dos casos estamos a "formar uma imagem" do que está lá fora.

Para entender como é que de um buraquinho pequeno podemos obter uma imagem muito maior, há que perceber que os raios de luz, depois de passarem pelo buraquinho, passam a ser todos "divergentes", como se a abertura fosse um projector de cinema que projecta a imagem sobre um ecrã que na realidade é o sensor.

Como já disse, este é o princípio de funcionamento das camaras pinhole. Como não têm lente, o campo de visão nestas máquinas depende apenas da distancia entre a abertura e o plano onde se projecta imagem. Mas como a abertura é muito pequena, entra também muito pouca luz e por isso são necessárias exposições muito longas.

Então e porque não se fazem pinholes com buracos maiores para apanhar mais luz? Porque ai então não teriamos uma imagem "focada". É ai que entram as lentes: permitem usar aberturas maiores e "focar" a imagem.


Então mas vejamos uma coisa. Uma lente programada para "dar" uma imagem no rolo/sensor com diâmetro de 35mm. Uma lente normalíssima.

Se eu fechar o diafragma, os raios 3,2 e 1 não vão acabar mais próximos? O círculo de imagem final não será mais pequeno?


1\ |
\ | /3
\|/
2X2
/|\
/ | \1
3/ |

^ ^ ^
| | Sensor
| |
| Diafragma
|
Objecto focado
 
Se eu fechar o diafragma, os raios 3,2 e 1 não vão acabar mais próximos? O círculo de imagem final não será mais pequeno?

Ai! O Newton deve estar a estrabuchar na cova!

O círculo de imagem é do mesmo tamanho. Numa lente a imagem ficará mais escura. Numa pinhole, a imagem será mais escura mas mais nítida.

No meu boneco, por simplicidade e porque o ASCII não dá para mais, só representei os raios de luz que estão em linha recta entre um ponto no objecto e imagem projectada por esse ponto no plano focal. Esses são os únicos raios que podem ser aproveitados numa pinhole (na realidade não é só "um raio de luz" mas sim um feixe cónico cujo vértice está no ponto de origem e que "cabe" na abertura).

O que as lentes fazem é aproveitar "todos os outros" raios de luz que de outra maneira ou se perderiam ou interfeririam com a imagem de outros pontos e concentra-os na projeção desse ponto. Sem lente, os raios continuariam a divergir e assim a imagem do ponto ficaria "desfocada"

Da wiki:

550px-Lens3.svg.png


EDIT: este boneco pode dar a ideia que o "último raio" aproveitado pela lente é aquele que está mais abaixo. Na realidade, o último está abaixo desse, e ao passar pela lente será dobrado para cima de modo a "acertar" no sítio certo.
 
Última edição:
Back
Topo