Diagrama Temporal de Estados (Circuitos Sequenciais)

GTzone

Membro
Duvida semelhante, pelo menos pertence a um circuito mas Sequencial. edit by Kayvlim: tópico cortado deste tópico.

Preciso de uma ajuda de alguem da Area ou que perceba sobre Circuitos Sequencias, porque eu sou um zero a esquerda, e minha pesquisa esta muita fraca.

a minha duvida é o seguinte:

desejaria que me esclarecessem-me, explicando, o que são Diagramas Temporal de Estados.

aguardo resposta
obrigado
 
Última edição pelo moderador:
um diagrama temporal de estados é mais ou menos isto:
pinout7.jpg


Basicamente é desenhar o funcionamento do circuito à mão :P

Quando a linha está em cima significa que o FF está em High (1) se está em baixo significa que está em Low(0).

METODOLOGIA DE SINCRONIZAÇÃO TEMPORAL
A utilização de uma metodologia de sincronização temporal correcta garante o
funcionamento adequado do circuito.
Para sistemas síncronos, o funcionamento adequado significa que, para cada evento
de relógio, todos os FFs examinam as suas entradas e determinam os seus novos
estados. Isto obriga a que:
1. os valores de entrada correctos têm de ser disponibilizados, a tempo, aos FFs que
vão mudar de estado.
2. nenhum flip-flop pode mudar de estado mais do que uma vez durante o mesmo
evento de relógio.

COMPORTAMENTO TEMPORAL
As entradas dos FFs têm de estar estáveis um Tempo de Setup antes do flanco de relógio, e
um Tempo de Hold depois do flanco de relógio.
O tempo de propagação de um FF é habitualmente muito maior que o tempo de hold,
portanto a verificação da condição de hold nunca é problema.
Para garantir a condição de setup é necessário que a variação provocada pelo 1º evento de
relógio, chegue à entrada do FF um tempo de setup antes do 2º flanco de relógio.

Texto citado de apontamentos de Horácio Neto e Nuno Horta, IST
 
Obrigado,

eu já andeia procura e também já perguntei a técnicos e engenheiros relacionados com área, e uma grande percentagem indicou-me que para exlicar o funcinamento do Diagrama de estados, tem que ser feita com áuxilio da tabela de verdade do circuito correspondente.



moz-screenshot.jpg
moz-screenshot-1.jpg
 
Obrigado,

eu já andeia procura e também já perguntei a técnicos e engenheiros relacionados com área, e uma grande percentagem indicou-me que para exlicar o funcinamento do Diagrama de estados, tem que ser feita com áuxilio da tabela de verdade do circuito correspondente.



moz-screenshot.jpg
moz-screenshot-1.jpg

Viva GTzone;

É possível fazer diagrama de estados sem tabela da verdade; ou seja, fazes o diagrama de estados que pretendes e depois passas para a tabela da verdade. Segue abaixo uma imagem de um diagrama de estados de uma máquina sequencial que fiz para a cadeira de sistemas digitais, quando andava na universidade; Vê se te pode ajudar, contudo se tiveres alguma dúvida dispõe!!



Abraço
Gadelhass
 
Errr isso não é um ff T...


EDIT: se reparares bem, ves que a saída Q (azul) fica alta quando fazes Set e quando o Clk está alto, mantendo-se nesse estado até fazeres Reset enquanto o Clk está alto...

No vermelho é quase igual mas a saida Q só "olha" para o estado das entradas nos flancos ascendentes
(L->H) do Clk.


Cumps
 
Última edição:
Back
Topo