Diâmetro da lente da frente

Normalmente o diâmetro do elemento frontal está relacionado com a abertura máxima. O elemento frontal tem que ser sempre maior ou igual à distância focal a dividir pela abertura máxima.
Influências na qualidade de imagem não deverá ter. Talvez provoque mais vignetting se o elemento for mais "à justa".

Mas é uma questão de procurares melhor isto.
 
Normalmente o diâmetro do elemento frontal está relacionado com a abertura máxima. O elemento frontal tem que ser sempre maior ou igual à distância focal a dividir pela abertura máxima.
Influências na qualidade de imagem não deverá ter. Talvez provoque mais vignetting se o elemento for mais "à justa".

Mas é uma questão de procurares melhor isto.

Ah..!

Sabes onde posso encontrar informação teórica sobre conceitos fotográficos?
 
Depende dos conceitos que procuras. Muitos encontras na Wikipédia, outros podes encontrar mesmo aqui no fórum (procura "modos manuais - dicas"). Também podes passar pelo tópico em sticky "Fotografia na net" que é uma excelente compilação de sites feita pelo user Helius.
 
os números 'f' que aparecem nas objectivas (aberturas) são calculados com base em duas variáveis: a distância focal da objectiva e o diâmetro do elemento óptico frontal da objectiva - os números 'f' são na realidade um ratio entre estas duas variáveis. para uma mesma distância focal, quanto maior o elemento frontal, mais luminosa é a objectiva (maiores as aberturas, logo menores os números 'f'); para um mesmo diâmetro do elemento frontal, quanto maior a distância focal, menos luminosa é a objectiva (menores as aberturas, logo maiores os números 'f'). por outras palavras, uma 50/1.4 pode ser uma objectiva pequena e leve porque basta ter um elemento frontal com aproximadamente 35mm de diâmetro, mas uma 400/2.8 (4x menos luminosa que a 50/1.4) é um monstro que pesa mais que uma criança de 3 ou 4 meses porque, entre outras coisas, necessita de um elemento frontal de mais de 140mm de diâmetro!

no entanto, isto não conta a história toda. por esta teoria, as grandes angulares poderiam ser ultra-rápidas e ultra-pequenas (podiam ser mais curtas - por causa das distâncias focais menores - e podiam ser mais estreitas - por necessitarem de lentes frontais com menor diâmetro) - mas então porque temos zooms 17-35 ou similares com filtros de 77mm de diâmetro? há várias razões e implicações técnicas e de design para isto: para evitar a vinhetagem, porque uma ultra grande angular é um compromisso muito maior (e tem um design muito mais complexo) do que uma objectiva normal ou uma tele, etc. por exemplo, eu tenho 3 objectivas que usam filtros de 77mm e, apesar disso, o elemento frontal da 400/5.6L é muito maior que o da 24-105/4L IS que, por sua vez, é maior do que o da tokina 12-24...

voltando ao assunto que nos interessa, podemos concluir várias coisas:

1 - o que interessa verdadeiramente são as aberturas da objectiva, já que o diâmetro do filtro pode ser enganador. assim, uma objectiva de 200mm com uma abertura máxima f/5.6 e um diâmetro de filtro de 58mm não é, por esse motivo, mais fraca, que uma de 200mm com uma abertura máxima de f/6.3 e um diâmetro de filtro de 62mm - pelo contrário: é 1/3 de f-stop mais rápida e, portanto, permite a entrada de 66% mais de luz!

2 - o diâmetro do elemento frontal da objectiva (e, mais particularmente o diâmetro do filtro) em nada afecta a qualidade (em termos de definição, aberrações cromáticas, etc.) das fotos! os únicos aspectos que podem eventualmente ser afectados são a vinhetagem e a definição dos cantos/bordos da imagem, mas em princípio, quando uma objectiva é desenhada, todos estes aspectos são tidos em consideração e não me parece que alguém faça uma objectiva propositadamente mais estreita do que deveria ser e influenciar negativamente a qualidade da imagem.

retirado de outro forum que frequento
créditos ao autor
 
Back
Topo