Diário de um switcher

PedroPereiraStr

Power Member
Pois é pessoal, estou a criar este tópico com o objectivo de ajudar algum utilizador que está na dúvida para comprar um PC com MAC OS, e não tem aquela "real coragem" que é necessária para dar o passo. Acho uma boa ideia, alguma coisa em contrário, apiitem ;)

Vou então contar a minha história ( para quem não conhece). Talvez à coisa de um mês andei com o bixo para comprar um netbook, a juntar a esse "bixo" vinha sempre ao de cima a vontade de experimentar MAC OS, quer pela fama, design, funcionalidade,ESTABILIDADE e a juntar a isso a facilidade de utilização. Bom, depois comecei por ir ver macbook's e tentar mexer com eles e ver até que ponto em meia dúzia de minutos eles me "cativavam". Terei de dizer que a primeira experiência ( ia com as expectativas bem lá em cima) foi um pouco "má". Atalhos nada parecidos como existe no linux e windows, algumas funcionalidaes que pareciam básicas noutros SO's, no mac PARECIA complicado. Ficam alguns links com as minhas questões pre-switcher:

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=406204 ( dúvidas de hardware vs dinheiro que teria de dispensar nele)
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=404987 ( dúvidas minhas e de outro user sobre "de windows para mac")
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=409339&page=2 ( funcionamento do mac, vantagens desvantagens,etc)


Porém o desejo de mexer em mac os não foi embora. Depois de conversar com um utilizador aqui do fórum ( bastante prestável como seria de esperar...) lá me esclareci. Perguntava eu: "ora gaita, com o € que penso gastar ( na ordem dos 300€) consigo um 1000h novinho em folha (ou parecido) capaz de correr vista minimamente( seven também), além disso tenho uma autonomia gigante. Hum... por outro lado consigo comprar um msi wind ou um advent 40XX capaz de correr mac os( sem ser pela via mais legal, nem capaz de usar a totalidade do sistema operativo ). Bom, além disso o tal user que falou comigo fez-me ver que se encontram bons negócios de máquinas como os ibook G4, powerbook's,etc. ";

Foi ai que começou a procura, realmente os portáteis até apareciam, mas quase todos os que encontravam tinham preços bastante proibitivos comparado com aquilo que estáva disposto a dar. Mesmo em leilões nos locais habituais. Lá consegui um bom negócio ( digo mesmo muito bom, pelo menos no meu ponto de vista claro). Comprei um ibook G4 1.2Ghz, com 768mb de ram, gráfico do bufo, airport ,30gb de disco, entre outras coisas. A minha experiência com mac os começou ontem. Já agora, deixo fotos do bixo:

Vou então passar a descrever a progressão como utilizador.

29 de Março de 2009. 1º dia:

Dificuldades de adaptação:

Existe ainda muita coisa que não sei fazer, quase tudo o que um utilizador experiente faz. Não seria de esperar o contrário. Assim que o ligo em casa, tento aceder á internet. A ligação é simples de se fazer, no entanto não foi bem sucedida. Problema resolvido ao mudar o protocolo de segurança usado pelo router, rápidamente resolvido ao colocar um melhor ( no meu caso tinha wep e passei para wap com aes).

Andava, e ando sempre sempre a olhar para o canto superior direito do ecrán ora para fechar ora minimizar. Posteriormente tinha várias conversas de msn abertas e só conseguia abrir uma. Bom é ai que me lembro que a barra de menus é adaptável, ou seja tenho menu's consoante a aplicação que estou a correr. Em window fácilmente mudei para a outra conversa.

Os atalhos de teclado são algo diferentes, menos os básicos. Julgo que o único exactamente igual a outros SO's é o alt+ tab. Os outros também podem ser de fácil acesso, básicamente só muda o alt pela botão "da maçã".

Principais vantagens observadas:

-rapidez e fluidez da máquina. é impressionante como é que um hardware tão banal faz as coisas tão rápidamente. Assim que ligo o meu rato antigo, demorou talvez um segundo a estar funcional, nada de alertas tudo a funcionar como deve ser. A partir daí sempre que o ligo é instântaneo. Colocar 590mb's neste disco pequeno e reles foi tão rápido como colocar no meu pseudo desktop ( laptop compal IFL 90 com 4gb de ram, disco de 160gb de 7200rpm).

- Carregador, ou macsafe como lhe quiserem chamar bastante pequeno.
- depois de uma aplicação aberta voltar a "mexer" nele é práticamente instantaneo ( ao contrário do windows p.e. ao fazer swap in do processo que está no disco para a memória).

- feedback que fazemos ao realizar qualquer operação por via de um atalho. se fizermos copy, colocármos um acento ( ou uma operação idêntica) sabemos que isso está a ser feito pois recebemos um feedback nem que seja por colorir o menu edit. Esta diferença é abismal e muito relevante ( ao contrário do que podem pensar).

NOTA: neste primeiro dia só mexi uma hora ou duas no portátil.

30-03- 2009, 2º dia:

- Bastante feliz com a compra, e cheio de orgulho a olhar para o bixo "mas que bom negócio".

Dificuldades:

- ainda não sei apagar uma pasta sem ser a mover para o lixo ( também não sei se é possível apagar directamente).
- não consigo fazer o equivalente a "mouse wheeldown" ou "wheelup" pelo trackpad -> tenho que ver umas quantas respostas que me deram para ver se o resolvo.
- Os menus mais específicos e "avançados" ainda demoram um timing ( embora pequeno, mas é perfeitamente normal) a serem encontrados.
- Não sei como criar um simples documento de texto, só para guardar umas notas e assim lol.

Vantagens:

- Bom, á que agradecer mais uma vez aqui ao fórum pois a escrever este enorme testamento descobri quais são os atalhos para ir para a dashboard, minimizar a página, "ve-las todas",etc.
- "Fechar e siga bazar" ou "abrir e toca a usar" é só assim ABUSIVOOOOOOO, adoro mesmo


UPDATE-------
DIA 3 31-03-09

-Desde ontem que os atalhos no teclado já começam a ser enfiados na cabeça, aliás, acho que posso dizer que os mais relevantes já estão na cabeça.
-Aprendi qual é o "botão C" ou o "botão de opções": é o tal que eu num outro tópico disse que tinha um símbolo todo psicadélico.
-A máquina contínua a deliciar, só tendo uma falha relevante na minha opinião: o ecran podia ser melhor, mas também para a altura, julgo não ser nada má.

Dia este em que fiz uma grande noobice, ora passo a explicar. Bom, o nome atribuido a àrea de administrador quando o macos foi instalado pela primeira vez, foi de "joao".Lá vou eu todo guloso mudar isso na janela do finder, e faço-o mesmo.... Assim que rebooto o pc, fico sem configurações... parece que o pc fez 1 retorno ao dia em que o comprei. todos os ficheiros foram embora, mantendo-se só os programas que eu tinha instalado. Cena misteriosa... ignorei, e posteriormente , voltei a dar o mesmo passo. "Deixa cá mudar o joao" e pimbas, acontece exactamente o mesmo.

Depois de algum desespero (a esta hora o ibook ja estava desligado), pus-me a pensar do que poderia ser. Depois de matutar aquilo na cabeça algum tempo, lá vou eu correr o apple hardware test que vem num dos cd's. Tudo ok...
Fora desses problemas que falei anteriormente não tive mais nada... ora estou a navegar no finder, e vejo a pasta usuários para ver que trapalhada andava lá para dentro...BUMMM fez-se luz. Involuntáriamente criei dois utilizadores sem querer. Posso dizer que foi um valente susto, pois já estava preocupado com algo a nível de hardware...

Coconutbattery instalado, e como esperava, a bateria está num estado mediocro. Suporta talvez umas duas horas em alto desempenho... já está uma a caminho :)



Alguma questão de um futuro switcher é só dizer algo ;). Vou dando report's, e mais tarde coloco fotos.
 
Última edição:
- ainda não sei apagar uma pasta sem ser a mover para o lixo ( também não sei se é possível apagar directamente).
- não consigo fazer o equivalente a "mouse wheeldown" ou "wheelup" pelo trackpad -> tenho que ver umas quantas respostas que me deram para ver se o resolvo.
- Não sei como criar um simples documento de texto, só para guardar umas notas e assim lol.

-CMD+Backspace
-É só dois dedos para cima ou para baixo!
-Spotlight e procuras ou por notas ou por Text Edit! Supondo que tens o Tiger
 
Durante os primeiros meses de habituação ao novo SO prescindi do rato precisamente para me forçar a aprender os atalhos do teclado. Hoje nem sequer me passa pela cabeça andar com um rato na mala. Tenta algo semelhante.

E parabéns pela aquisição ;).

Já agora, quando te familiarizares com o portátil dá uma vista de olhos ao Quicksilver.
 
Última edição:
-CMD+Backspace
-É só dois dedos para cima ou para baixo!
-Spotlight e procuras ou por notas ou por Text Edit! Supondo que tens o Tiger

- resultou
- o curso quando coloco os dois dedos simplesmente pára ( deve ter essa opção ligada)
- certíssimo, resultou ;)


A falar em rato, epa não sei fazer o equivalente ao botão direito com o touchpad, além disso há a questão do "delete".

Cumps e obrigado pela ajuda ;)
 
- resultou
- o curso quando coloco os dois dedos simplesmente pára ( deve ter essa opção ligada)
- certíssimo, resultou ;)


A falar em rato, epa não sei fazer o equivalente ao botão direito com o touchpad, além disso há a questão do "delete".

Cumps e obrigado pela ajuda ;)

O botão direito fazes ctrl+click ou pões os 2 dedos no trackpad e dás clik! O delete é fn+backspace!
 
Também sou switcher:)
Comprei um MAC porque precisava de um portatil mais leve e com boa autonomia e pensei nisto.
Que posso dizer? Adoro, tenho o windows em bootcamp para jogar Rome Total War, de resto nem lhe toco. Vou para casa e uso o portátil ao invez do desktop. Muito bom ao utilizar. Aprendi os atalhos, alguns, ainda não sei todos, por acaso,
mas já lhe dou os toques:)
Aconselho para trabalho um MAC, mesmo muito funcional depois da adaptação, que apesar da facilidade que as pessoas possam ter nas TIC, é muito rápida.
É tudo tão simples que nem dá piada, lol...

Só para dizer que a minha experiência tem sido das melhores. No primeiro fim de semana andei uma tarde a experimentar software, o método de instalação é super simples...

Em suma, Aconselho e muito:-D
 
eu quando o comprei para além da cena de "fazer tudo o que preciso" também foi um pouco para experimentar o SO. Até agora estou a dar-me bastante bem. Já agora, cliente FTP? Cumps

-ctrl+click -> funcionou
- fn + backspace -> funcionou

Só continua sem funcionar a cena dos dois dedos...que cena :(
 
Só continua sem funcionar a cena dos dois dedos...que cena :(


Preferências do sistema -> Trackpad -> Opções do trackpad escolhe "um toque no trackpad com dois dedos equivale a um clique secundário.

E, pronto!
 
Última edição pelo moderador:
Preferências do sistema -> Trackpad -> Opções do trackpad escolhe "um toque no trackpad com dois dedos equivale a um clique secundário.

E, pronto!

bah, ou está algo desligado ou quem sabe a virar para o cego :( bahhh

ora aqui vai screenshot:
my.php
http://img10.imageshack.us/my.php?image=imagem2ibq.png

onde raio faço os parenteses rectos para o html?xD

Cumps
 
Última edição pelo moderador:
Preferências do sistema -> Trackpad -> Opções do trackpad escolhe "um toque no trackpad com dois dedos equivale a um clique secundário.

E, pronto!

bah, ou está algo desligado ou quem sabe a virar para o cego :( bahhh

ora aqui vai screenshot:
my.php
http://img10.imageshack.us/my.php?image=imagem2ibq.png

onde raio faço os parenteses rectos para o html?xD

Cumps



Alt + 8 para [

Alt + 9 para ]



cumps
 
Alt + 8 para [

Alt + 9 para ]



cumps

confirmo.


Será que o ibook na altura não possibilita essa hipótese? mas quando eu carrego com dois dedos ele simplesmente pára o rato... ou seja parece que está a espera de algo.

Outra questão, o ibook vinha com o office instalado, se eu formatar bla bla bla, como volto a instalar isso?

Cumps
pS: só tenho os dois cd's do SO
 
Pois... num windows seria exactamente a mesma coisa... :) precisas sempre do CD ou ficheiro de instalação que te será fornecido aquando da compra do software (obrigatoriamente)

Não pretendi chatear, mas tenho reparado que a maioria dos novatos de Macosx (bem vindo) acabam por esquecer alguns basicos que são universais.

- Podes sempre experimentar o Iwork09 (download disponível no site da Apple) e ver se gostas comprando a licença depois...
- Podes sempre experimentar o Oppen Office, agora totalmente desenvolvido em COCOA, o que o torna tão bom quanto o office... mas gratuito. :)
- POdes sempre experimentar o google docs, muito bom on-the-go para quem tem acesso always on (tmn)
 
Exacto, mas no windows vai-se ao sítio do costume nem que seja sacar somente o ".iso" para fazer o setup. neste caso tenho o serial ( julgo eu), mas não tenho o cd em si. seria possível ir buscar o .dmg ou algo do género?

- iwork parece-me bom, mas é pago, algo que por agora está fora de questão
- Sim o OO é porreiro, mas ainda não é tão poderoso como o office no meu ponto de vista
- Uso.

Cumps


EDIT: Tópico actualizado
 
Última edição:
Exacto, mas no windows vai-se ao sítio do costume nem que seja sacar somente o ".iso" para fazer o setup. neste caso tenho o serial ( julgo eu), mas não tenho o cd em si. seria possível ir buscar o .dmg ou algo do género?

De novo te digo :) o Macosx é apenas mais um sistema operativo... e como tal, tudo o que existe num acaba por existir no outro...mesmo os sítios do costume.

Sobre a tua atribulação com a "pasta" do users... com esse teu comportamento simples de rename viste o poder que o Macosx tem em termos de configurações e utilizadores. Usa sempre a tua pasta home, pois sempre que quizeres fazer um backup ou mesmo uma instalação por cima do sistema operativo terás a opção de apagar tudo excepto a pasta de utilizador... o que quer dizer que todas as tuas configurações (que são pessoais e ficam na tua pasta) estão guardadas... melhor...daqui a uns tempos, quando quizeres mudar de mac... é só arrastares esta pasta para o novo... e terás lá todas as tuas configurações...será só reinstalar as apps (Arrastando para a pasta applications) e as configurações são "miraculosamente" importadas :)

Have fun!
 
Back
Topo