[Dica] Drivers de som VIA

Solid Snake

What is folding?
Boas, criei este tópico para ajudar alguém que como eu andou a bater com a cabeça com as drivers de som.
Instalei o Windows 10 ontem, e tal como na altura em que tentei actualizar para o Windows 8.1, não há drivers disponíveis pela Asus para a minha motherboard, a Asus P7P55D Pro(LGA 1156). Na altura desisti de actualizar, mas com o Windows 10 quis ir em frente. Como esperado as drivers para Windows 10 não funcionam*, e o Windows 10 apenas instala pelo Update as de LAN e...audio.
(* da para instalar,no meu caso a do Chipset e LAN,caso não gostem da do Windows sem problemas até agora notados. Fica a dica para outras pessoas com hardware parecido).
De volta ao tópico, as drivers de Audio default do Windows não funcionam bem, não consigo com elas meter o meu sistema 5.1 a funcionar bem, apenas dava 2.0. Instalei as default da VIA, que recebeu um Update para windows 10: LINK.
Aparentemente tinham instalado bem, só que ao mexer no programa da VIA a GUI ficava esquisita, carregava em botões que não reagiam, parecia bloqueado, e claro ainda não tinha 5.1. Andei noite dentro a procurar solução, mesmo no reddit ou isso, havia gente com problemas com a VIA mas solução não vi nada.

Então lá consegui descobrir! Instalam as drivers do Link em cima, para Windows 10, e controlam as coisas pelo menus de opções de Sons do Windows. Que com as drivers ganham opções extra, e já dá para meter o 5.1 a funcionar nos media players.

No caso da minha placa de som aquilo tem o dTS, pelo que percebo é para digital, não tinha activo no Windows 7 pois o meus sistema é analógico, para quem usa isso, não sei se funciona desta maneira.

Fica aqui esta dica para quem tiver hardware mais antigo e encontre problemas. Não sei como são com as realtek, se há os mesmo problemas ou não ou se as drivers são melhores, mas para quem tiver hardware da primeira geração dos "i"'s pode conseguir usar sem problemas.

Não sei se há um sitio melhor para isto, acredito que possa também ser adaptado para o Windows 8/8.1 mas não testei.
 
Back
Topo