Dica para novo portátil

Hige

Power Member
Boas pessoal, mais uma vez um noob abre um tópico para perguntar a mesma coisa.
Tive a ler e fiquei com dúvidas na mesma. Primeiro, o que é santa rosa, e depois, qual a hierarquia das placas gráficas? da melhor para a pior?

Sem saber isto fui incapaz de me decidir por um portátil que falassem por aqui ou mesmo encontrar um.
O que pretendo basicamente é o melhor portátil que se pode comprar por 1300€ +50/-50 € LOL (quanto menos melhor claro).

Queria um portátil que me possibilitasse fazer tudo, especialmente jogar, que é onde as coisas são mais exigentes. Ahh, não faço edição gráfica, por isso nada de autocad nem 3d studio e afins. LOL
Queria que o portátil se aguenta-se durante algum tempo, ou seja, que tenha uma vida útil esperada não menor do que ano e meio, 2 anos. o ecrã pode ser um 14.1'' ou um 15.4'', mas n pode ser muito pesado. quero manter a portabilidade do computador. Quando estiver em casa planeio usar monitor externo (para não gastar o do portátil, lol) que é 17, por isso o 14'' n e nada mau. desde que seja mais barato e mais leve.
Por isso deve ter uma gráfica boa dedicada, um cpu da ordem dos 2GHZ, 2 gb de ram com possibilidade de expansão, saída de tv, o HD não precisa de ser gigante. tenho discos no desktop e um de 120 externo. se for rápido melhor =D. Marcas tb n pretendo nenhuma em especial. só não quero me deixe ficar mal. pode ser toshiba, lg, asus, sony compal ou sumol :-D etc , desde que seja bom. o design também conta alguma coisa, quando o resto já ta no seu lugar.
Bem, acho que me entendem certo? se não perguntem que eu respondo =)

Obrigado desde já por todas as ajudas que virão. sei que aqui na techzone nunca ficarei mal =)
(quanto as 1ª perguntas sobre santa rosa e hierarquia das gráficas de portatile essas tretas todas q e preciso saber para os portateis pode ser em outros sites q eu n tenha visto, desde que expliquem bem. mt agradecido =)

mega_neo
(hige's bro)
 
Só agora é que arranjei paciência para responder :p
o que é santa rosa
Santa Rosa é o code name da nova plataforma da Intel para portáteis (Centrino Duo/Pro), que inclui algumas novidades como estas:
- FSB a 800MHz (o anterior era 667MHz)
- Intel Turbo Memory (robson), que é uma memória onde são armazenados os ficheiros do disco mais utilizados, para que o sistema os possa aceder/ler muito mais rapidamente, tornando mais rápidas as tarefas comuns
- Wireless-n, que é uma nova norma para as placas wireless, mais rápida e atinge maiores distâncias

Claro que, para tirar partido destas características, o portátil tem que ter, respectivamente, um CPU com fsb de 800mhz, uma placa de turbo memory e uma placa wireless com norma n.

qual a hierarquia das placas gráficas? da melhor para a pior?
Mais ou menos assim:
(os "-----" são para indicar quando existem diferenças consideráveis :P)

ATI HD 2600 XT
Geforce 8600M GT
-----
Geforce 8600M GS
Geforce 7700
ATI X1700
ATI X1600 e Geforce 7600
Geforce 8400M GT
-----
Geforce 8400M GS
ATI X2300 (apesar de começar por "2", não suporta DX10)
ATI X1450
Geforce 8400M G
ATI X1400
Geforce 7400
-----
ATI X1350
ATI X1300
Geforce 7300
-----
[Gráficas integradas - ex: GMA X3100, GMA 950, Geforce 6150]


Isto sem contar com as placas gráficas fora do teu orçamento, e as profissionais. Ainda não existem muitas reviews/benchmarks das gráficas DX10, mas, pela informação que há, situam-se mais ou menos nas posições que pus.

O que pretendo basicamente é o melhor portátil que se pode comprar por 1300€ +50/-50 € LOL (quanto menos melhor claro).

Queria um portátil que me possibilitasse fazer tudo, especialmente jogar, que é onde as coisas são mais exigentes. Ahh, não faço edição gráfica, por isso nada de autocad nem 3d studio e afins. LOL
Queria que o portátil se aguenta-se durante algum tempo, ou seja, que tenha uma vida útil esperada não menor do que ano e meio, 2 anos. o ecrã pode ser um 14.1'' ou um 15.4'', mas n pode ser muito pesado. quero manter a portabilidade do computador. Quando estiver em casa planeio usar monitor externo (para não gastar o do portátil, lol) que é 17, por isso o 14'' n e nada mau. desde que seja mais barato e mais leve.
Por isso deve ter uma gráfica boa dedicada, um cpu da ordem dos 2GHZ, 2 gb de ram com possibilidade de expansão, saída de tv, o HD não precisa de ser gigante. tenho discos no desktop e um de 120 externo.
O Compal IFL90, com uma Geforce 8600M GT, será uma boa escolha, assim que ficar disponível (daqui a 20-30 dias).

Se não puderes esperar, tens neste momento o Asus S96J, o Compal HEL80 (tanto a versão VBI como a normal), o Asus F3Jp e o Compal HGL30 (14''). ;)

Se vais andar com o portátil "às costas" frequentemente, devias pensar melhor no peso. Juntamente com livros, etc, um portátil de 3kg pode tornar-se pesado...
 
Última edição:
Bem, obrigadão. Serio. Com essas respostas resumiste e bem todos sites q li e n percebi mt bem =)
Obrigado.
Qt as opinioes de portateis obrigado e sim, posso esperar, pelo menos um ou dois meses. pq daqui a um e q xego a portugal, de momento tou em erasmus na suecia, e depois as ferias e tal, pouco se usa o pc =D
e q basicamente estou a pensar em vez de fazer upgrade ao desktop fico com um assim q ja e bem bom, como n passo a vida a jogar, e mm assim estas graficas ja dao para mt tempo.
pois, o peso queria um mm mais leve. n o tenciono tar sempre a transportar mas sempre q precisar n quero ter de o levar no carrinho de mao.

Obrigado por tudo.

Outra cena, o q é melhor na grafica? 256mb dedicada ou 512 hypermemory/TC ou la como se chama?
o q é melhor?

obrigado por tudo wizard of war

fico a espera de mais opinioes =)
 
Outra cena, o q é melhor na grafica? 256mb dedicada ou 512 hypermemory/TC ou la como se chama?
o q é melhor?
Agora com o windows vista, não há diferença, pois este reserva alguma memória da RAM para ser utilizada pela gráfica se for necessário. O que o hypermemory/turbocache faz é isso - utiliza a ram como memória de vídeo quando for necessário.

"512 HM/TC" significa 256mb dedicados (integrados na placa gráfica) e mais 256mb que pode "roubar" à ram, ou 128mb+384mb no caso das gráficas de gama baixa.

De qualquer forma, dificilmente precisarás de mais de 256MB, pois a gráfica só necessita disso quando jogas em resoluções elevadas e gráficos muito detalhados, ao ponto de diminuir bastante a velocidade dos jogos. Só é realmente útil em gráficas de gama alta, como a Geforce 8800, que aguenta bem essas resoluções e níveis de detalhe elevados.
 
http://*****.com/php/product_info.php?cPath=99&products_id=621

Estes Asmobile são alguma coisa de jeito ? É que o preço é bastante bom para as caracteristicas.
 
http://*****.com/php/product_info.php?cPath=99&products_id=621

Estes Asmobile são alguma coisa de jeito ? É que o preço é bastante bom para as caracteristicas.

Preço bastante bom? Acho que a ***** ganha um lucro para aí de 250€ por cada portátil desses :p
3GB por enquanto ainda não compensa, para um utilizador normal...

Quanto ao portátil em si, pesquisa no fórum se quiseres saber mais. É praticamente igual ao Asus S96J.
 
Os portáteis da compal são sempre de boa qualidade. Trata-se do 2º maior fabricante (e não apenas marca) de portáteis (o 1º é a Quanta), e é quem fabrica alguns dos modelos da HP, Dell, Fujitsu, entre outras marcas.
 
ummm good news then =D
se calhar vou esperar mm esse mes e meio. =)
sabes onde o posso comprar?
é q no site, *****, (q é mt bom por sinal, dá um jeito do catano) não aparece esta marca

(wizard, se n fosses tu..... thanks =)
 
pois, mas n tem os upgrades avancados deste. santa rosa e mt boa grafica 512 dedicados.

Outra coisa. em termos de assistencia, como anda a compal? em portugal vai para onde?

e ainda, é possível encontrar o IFL90 com 14'' ?? ou algo semelhante? so para ver a possibilidade. E o IFL90 sem a cena da impressao digital, para ficar mais barato. n gosto de ver aquilo ali e n lhe daria uso nenhum
 
Outra coisa. em termos de assistencia, como anda a compal? em portugal vai para onde?
Vai para a Intel, pois em princípio o IFL90 vem para portugal através do programa VBI (verified by intel). Mas a assistência é sempre dada pela loja, que é quem monta os componentes (CPU, memória, etc) nestes portáteis.
e ainda, é possível encontrar o IFL90 com 14'' ?? ou algo semelhante?
Neste momento, o portátil de 14'' com santa rosa e com a melhor gráfica é o Zepto 6224W, que tem uma 8600M GT, e ainda não há em portugal.

A Compal também vai lançar um modelo de 14'', o Compal IFT00, mas vem apenas com uma 8400M GT... Não é nada má, na verdade não existe nenhum 14'' (excepto o Zepto) com uma gráfica melhor, mas podia ser pelo menos uma 8600M GS...
 
pois, e esse zepto vem p portugal? e por q preço?

e q se for o mm preco ou mais barato e ja um encomenda p a mesa do canto. lolol. e os zeptos ate sao mais bonitos q o compal =p

mas quais sao os downsides deles, do ifl90 e do zepto? ha sempre pontos fracos
 
Preço bastante bom? Acho que a ***** ganha um lucro para aí de 250€ por cada portátil desses :p
3GB por enquanto ainda não compensa, para um utilizador normal...

Quanto ao portátil em si, pesquisa no fórum se quiseres saber mais. É praticamente igual ao Asus S96J.

Wizard, acredito.
A minha duvida é valerá mais a pena o HP DV9380EA ou este

*****
A96J - €1417
T7400 - 2Gb - 120Gb Sata 7200 - Vista Ultimate - Garantia de 2 anos

Mais ou menos o mesmo preço.

O HP tem mais disco e o A96J melhor processador. A gráfica não sei qual é melhor.
 
pois, e esse zepto vem p portugal? e por q preço?

e q se for o mm preco ou mais barato e ja um encomenda p a mesa do canto. lolol. e os zeptos ate sao mais bonitos q o compal =p

mas quais sao os downsides deles, do ifl90 e do zepto? ha sempre pontos fracos

alguém me pode ajudar?
 
Back
Topo