1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Artigo Dicas Caseiras Que Fazem do Windows XP um pouco melhor.

Discussão em 'Análises, Artigos e Guias - Microsoft' iniciada por R.Vitorino, 8 de Abril de 2008. (Respostas: 18; Visualizações: 4596)

1. R.Vitorino

R.Vitorino [email protected] Member

Vou aqui postar algumas dicas caseiras que eu faço no XP de modo a obter um computador rápido e muito organizado.

1º Colocar um tema em condições, eu optei pelo Royal Noir Black, não traz programas e processos, é apenas um tema simples e preto. Download

2º Organizar o Menu Iniciar. Eu opto por icons pequenos, e em todos os programas tenho o seguinte: Acessórios | Arranque | Programas | Jogos. Apenas tenho estas 4 sub pastas, depois em cada uma apenas ponho os respectivos exe.

3º Organizar a unidade C. Eu opto por ter a unidade arrumada em 4 secções , Windows, Documments and Settings, Programas e Jogos. Sempre que instalo um programa apago os editores o directório deixando apenas uma pasta com o nome do programa de forma a que eu o entenda, e todos os jogos que instalo meto na pasta Jogos e simplifico o directório ao máximo.

4º Processos Dispensáveis. Existem muitos programas que trazem processos dispensáveis, que não servem para rigorosamente nada, apenas prejudicam, há que procura-los e cancelar o arranque pelo windows. Primeiro ao lado do relógio procuram se todos os programas com arranque com o windows dispensável e procura-se a opçao, Arrancar com o windows" e "Display Tray Icon" Depois vai-sea executar e escreve-se MSConfig e tira-se todos os processos que iniciem com o windows que consideremos dispensáveis. Se procurarem esse processo no google poderão saber o que ele faz.

5º Software Simples. Eu uso o CCleaner, o NeroSmart 8, o WinRar, o Media Player 11, o WinAviConverter, o ESET Smart Security, o MSN Live e o FireFox. Este ultimo tem grandes vantagens, eu utilizo-o com 2 add-ons o Google Image Re-linker e com o GooglePreview e utilizo os varios motores de busca disponíveis para o Search
    do canto superior direito que facilita e poupa tempo de navegação (Encontre aqui).

Outras Dicas
    -Após uma formatação, costumo instalar primeiro as drives e desfragmentar o disco até que ele fique com o windows e as drives e o SP2, tudo numa ponta do dico, para o ponteiro do disco ter um rápido acesso aos principais ficheiros, depois instalo todo o software e volto a desfragmentar várias vezes até ficar perto da perfeição.

2. YoZ

YoZ Power Member

Boas, gostei desse tutorial, mas nao concordo com o Nero8 para um Pc rapido, pois o Nero8 ainda é pesadote... =/ recomendava o Nero7..

3. banid0

banid0 Power Member

Eu recomendava o copy 2 dvd

desde o nero 6, nunca mais o nero entrou no meu pc

4. souto

souto To fold or to FOLD?

PowerISO aqui ;)

5. AFigueira

AFigueira Power Member

Podes acrescentar:

Partição para o swapfile.

E como eu "mexo" em ficheiros enormes, uma partição também para os temporários.

Para além de ter partições diferentes para os jogos e para as aps que utilizo (que comportam enormes bancos de sons), mas isso é uma questão de escolha.

Em suma, tenho o SO numa partição à parte de tudo o resto para prevenir a fragmentação dos ficheiros.

Para além dos muitos serviços desnecessários que arrancam automaticamente. Run --> services.msc

Existem uns quantos guias disponíveis on-line que explicam o que cada processo faz, mas se não fazem ideia do que é um serviço, não vos aconselho a modificarem nada.

Acho que vi um guia na secção dos tutoriais...

6. Romani48

Romani48 Power Member

partição para swap file?

wrong...
    não utilização de swap file para quem tem >= 2Gb

e burner levezinho é o cdburnerxp Pro

7. z0rg

z0rg Banido

mt bom esse "tutorial" ;)

8. petersaints

petersaints Power Member

Eu por mim mesmo já sigo as mesmas recomendações, tanto em Vista (no laptop) como XP (no desktop).

Última edição: 13 de Abril de 2008
  9. AFigueira

AFigueira Power Member

Está errado, e porque razão? O swapfile tem um tamanho dinâmico, o que gera desnecessária fragmentação na partição de sistema. Nalgumas das minhas máquinas até tenho "limpeza" do swapfile em cada boot. Outra solução seria forçar o tamanho do ficheiro, e desfragmentá-lo regularmente para os primeiros blocos do disco.

Melhor que isto, colocar o swapfile num disco diferente do sistema. Ainda melhor, num controlador diferente.

Muitos utilizadores não têm sequer 1 giga de RAM, quanto mais 2. :)

Só para terminar, algumas das apps que eu utilizo facilmente ultrapassam a ram que os meus sistemas possuem, por isso a dica para desligar o swapfile em sistemas com mais de 2 gigas não faz sentido. ;)

Última edição: 13 de Abril de 2008
  10. viskonde

viskonde I quit My Job for Folding

actualmente, com o vista, e com o preco da ram super barato, muita gente ja tem 2 gigas..
    (e quem compra agora ja leva 4gb.. pelo menos as "vobis e afins" mais para o showoff metem 4 gigas em qusae todas as maquinas agora :D)

mas pronto e isso.. para quem os tem e melhor desligar o swap file..
    para quem nao tem convem ligar....

11. jjmaia

jjmaia What is folding?

Recomendo o Ashampoo 7.

12. AFigueira

AFigueira Power Member

;)

E não acredito que sejam assim tantas pessoas a possuir 2 gigas de RAM, não nos podemos esquecer que os utilizadores deste fórum continuam a ser (infelizmente) uma minoria.

Continuam a existir muitas máquinas com apenas 256 megas, algumas até menos, que correm o XP. Em empresas é ao pontapé... :007: até mesmo com o 95.

13. zerorpm2

zerorpm2 Power Member

Obrigado pelas dicas

14. huiguita

huiguita Power Member

Bastante util.

Obrigado

Huiguita

15. jjmaia

jjmaia What is folding?

Só uma questão (vá, algumas :D)

1) Perco performance se fizer várias partições?

2) E em sistemas RAID0?

3) Quantas partições me aconselham a ter? (tenho um sistema RAID0 de 500Gb)

4) Se fizer 2 partições, uma para SO e outra para resto, quanto me aconselham para o sistema?

4b) Na partição do sistema, aconselham a ter apenas Windows + updates, ou devo também instalar os "habituais programas"? (msn, anti virus, gravação, media player, etc...)

Sim, hoje acordei cheio de duvidas :D

16. Garrison

Garrison Power Member

www.theeldergeek.com e as suas dicas maravilhosas!

Dicas para remoção de serviços dispensáveis:
    control panel > administrative tools > services > http://www.theeldergeek.com/alerter.htm > next page

e por aí adiante.
    Recomendo lerem o impacto de desligar um certo serviço, como os associados a lans, para depois no meio de uma lan de 50 pessoas não perceberem porque é que o pc não coopera!

17. jorgebighit

jorgebighit Power Member

o cd burnerxp é tão bom como o nero a nivel de gravação? ou o nero é melhor?

18. pessoal e assim eu nao percebo muito de pc's x D nessas partes de desfragmentar e isso nao percebo muito desssas coisas. ... entao qeria-vos fazer uma pergnta ao desfragmentar o disco vou perder as minhas coisas nao e ? entao ... depois tenho qe instalar as drivers da placa grafica e o XP pack ?

19. lohka_86

lohka_86 Banido

Desfragmentar é reorganizar os ficheiros no disco;

Formatar é apagar todos os ficheiros do disco.

Partilhar esta Página