Artigo Dicas Caseiras Que Fazem do Windows XP um pouco melhor.

Ragahell

Deus BOINC
Vou aqui postar algumas dicas caseiras que eu faço no XP de modo a obter um computador rápido e muito organizado.

1º Colocar um tema em condições, eu optei pelo Royal Noir Black, não traz programas e processos, é apenas um tema simples e preto. Download

2º Organizar o Menu Iniciar. Eu opto por icons pequenos, e em todos os programas tenho o seguinte: Acessórios | Arranque | Programas | Jogos. Apenas tenho estas 4 sub pastas, depois em cada uma apenas ponho os respectivos exe.

3º Organizar a unidade C. Eu opto por ter a unidade arrumada em 4 secções , Windows, Documments and Settings, Programas e Jogos. Sempre que instalo um programa apago os editores o directório deixando apenas uma pasta com o nome do programa de forma a que eu o entenda, e todos os jogos que instalo meto na pasta Jogos e simplifico o directório ao máximo.

4º Processos Dispensáveis. Existem muitos programas que trazem processos dispensáveis, que não servem para rigorosamente nada, apenas prejudicam, há que procura-los e cancelar o arranque pelo windows. Primeiro ao lado do relógio procuram se todos os programas com arranque com o windows dispensável e procura-se a opçao, Arrancar com o windows" e "Display Tray Icon" Depois vai-sea executar e escreve-se MSConfig e tira-se todos os processos que iniciem com o windows que consideremos dispensáveis. Se procurarem esse processo no google poderão saber o que ele faz.

5º Software Simples. Eu uso o CCleaner, o NeroSmart 8, o WinRar, o Media Player 11, o WinAviConverter, o ESET Smart Security, o MSN Live e o FireFox. Este ultimo tem grandes vantagens, eu utilizo-o com 2 add-ons o Google Image Re-linker e com o GooglePreview e utilizo os varios motores de busca disponíveis para o Search
do canto superior direito que facilita e poupa tempo de navegação (Encontre aqui).

Outras Dicas
-Após uma formatação, costumo instalar primeiro as drives e desfragmentar o disco até que ele fique com o windows e as drives e o SP2, tudo numa ponta do dico, para o ponteiro do disco ter um rápido acesso aos principais ficheiros, depois instalo todo o software e volto a desfragmentar várias vezes até ficar perto da perfeição.
 
Boas, gostei desse tutorial, mas nao concordo com o Nero8 para um Pc rapido, pois o Nero8 ainda é pesadote... =/ recomendava o Nero7..
 
Podes acrescentar:

Partição para o swapfile.

E como eu "mexo" em ficheiros enormes, uma partição também para os temporários.

Para além de ter partições diferentes para os jogos e para as aps que utilizo (que comportam enormes bancos de sons), mas isso é uma questão de escolha.

Em suma, tenho o SO numa partição à parte de tudo o resto para prevenir a fragmentação dos ficheiros.

Para além dos muitos serviços desnecessários que arrancam automaticamente. Run --> services.msc

Existem uns quantos guias disponíveis on-line que explicam o que cada processo faz, mas se não fazem ideia do que é um serviço, não vos aconselho a modificarem nada.

Acho que vi um guia na secção dos tutoriais...
 
Eu por mim mesmo já sigo as mesmas recomendações, tanto em Vista (no laptop) como XP (no desktop).
 
Última edição:
partição para swap file?

wrong...
não utilização de swap file para quem tem >= 2Gb

e burner levezinho é o cdburnerxp Pro

Está errado, e porque razão? O swapfile tem um tamanho dinâmico, o que gera desnecessária fragmentação na partição de sistema. Nalgumas das minhas máquinas até tenho "limpeza" do swapfile em cada boot. Outra solução seria forçar o tamanho do ficheiro, e desfragmentá-lo regularmente para os primeiros blocos do disco.

Melhor que isto, colocar o swapfile num disco diferente do sistema. Ainda melhor, num controlador diferente.

Muitos utilizadores não têm sequer 1 giga de RAM, quanto mais 2. :)

Só para terminar, algumas das apps que eu utilizo facilmente ultrapassam a ram que os meus sistemas possuem, por isso a dica para desligar o swapfile em sistemas com mais de 2 gigas não faz sentido. ;)
 
Última edição:
Muitos utilizadores não têm sequer 1 giga de RAM, quanto mais 2. :)
actualmente, com o vista, e com o preco da ram super barato, muita gente ja tem 2 gigas..
(e quem compra agora ja leva 4gb.. pelo menos as "vobis e afins" mais para o showoff metem 4 gigas em qusae todas as maquinas agora :D)

mas pronto e isso.. para quem os tem e melhor desligar o swap file..
para quem nao tem convem ligar....
 
actualmente, com o vista, e com o preco da ram super barato, muita gente ja tem 2 gigas..

Dicas Caseiras Que Fazem do Windows XP um pouco melhor

;)

E não acredito que sejam assim tantas pessoas a possuir 2 gigas de RAM, não nos podemos esquecer que os utilizadores deste fórum continuam a ser (infelizmente) uma minoria.

Continuam a existir muitas máquinas com apenas 256 megas, algumas até menos, que correm o XP. Em empresas é ao pontapé... :007: até mesmo com o 95.
 
Só uma questão (vá, algumas :D)

1) Perco performance se fizer várias partições?

2) E em sistemas RAID0?

3) Quantas partições me aconselham a ter? (tenho um sistema RAID0 de 500Gb)

4) Se fizer 2 partições, uma para SO e outra para resto, quanto me aconselham para o sistema?

4b) Na partição do sistema, aconselham a ter apenas Windows + updates, ou devo também instalar os "habituais programas"? (msn, anti virus, gravação, media player, etc...)

Sim, hoje acordei cheio de duvidas :D
 
pessoal e assim eu nao percebo muito de pc's x D nessas partes de desfragmentar e isso nao percebo muito desssas coisas. ... entao qeria-vos fazer uma pergnta ao desfragmentar o disco vou perder as minhas coisas nao e ? entao ... depois tenho qe instalar as drivers da placa grafica e o XP pack ?
 
pessoal e assim eu nao percebo muito de pc's x D nessas partes de desfragmentar e isso nao percebo muito desssas coisas. ... entao qeria-vos fazer uma pergnta ao desfragmentar o disco vou perder as minhas coisas nao e ? entao ... depois tenho qe instalar as drivers da placa grafica e o XP pack ?

Desfragmentar é reorganizar os ficheiros no disco;

Formatar é apagar todos os ficheiros do disco.
 
Back
Topo