Dicas para manutenção de baterias de portáteis

souto

To fold or to FOLD?
Penso que não há nenhum topic especifico para este assunto, e visto que muita gente daqui do forum tem portátil, achei interessante discutir o assunto.

Xutem as vossas dicas.

Cumprimentos.
 
1º - Ler as instruções do manual do fabricante no que respeita ao uso e manuseamento da bateria;
2º - A 1ª carga da bateria deve ser feita com o Portátil desligado;
3º - Tentar sempre gastar a bateria ao máximo antes de iniciar a carga;
4º - Uma vez iniciada a carga, não interromper. Deixar sempre carregar até ao fim; (Muito importante)
5º - Sempre que fôr possível trabalhar ligado à corrente eléctrica, remover a bateria. Escusa de estar em esforço e previne cargas parciais;

Assim de repente n me lembro de mais nada...
 
As baterias de iões de lítio não gostam de descargas totais. Faz cargas e descargas parciais ou seja carrega a bateria quando te apetecer porque as baterias de lítio não tem efeito de memória.
Algumas baterias de lítio que vem com indicadores de capacidade precisam no entanto de levar uma descarga e carga total ocasional para a electrónica não se desincronizar. A maioria dos portáteis tem um programa que de 6 em 6 meses se lembra disso.
As baterias de iões de lítio não gostam de calor por isso retirar a bateria do portátil quando ligado à corrente é boa ideia
De qualquer maneira deves saber que com ou sem uso as baterias de iões de lítio degradam-se sempre por isso ao fim duns poucos anos terás sempre um pisa-papéis. Mas se fores guardar a bateria durante algum tempo carrega-a a mais ou menos 40% e guarda num local fresco. Pelo que já vi o frigorífico nem era má ideia.
Isto aplica-se a baterias de iões de lítio. Outras químicas são diferentes mas hoje em dia é praticamente tudo iões de lítio
 
boas.

alguem sabe algum software para testar baterias de portateis??

ja peskisei e n encontro nada. se alguem conhecer, agradecia.

obrigado
 
timber, qual é a maneira mais eficaz de fazer essa tal descarga completa?

Já ouvi falar em utilização de resistências para ajudar a apagar o efeito de memória das baterias! Isso faz algum sentido ou é completamente descabido?
 
Se ligares uma resistência aos terminais da bateria de facto vais descarregá-la (e aquecer o ar). Mas as baterias de iões de lítio não tem efeitos de memória, não precisas preocupar-te com isso. O meu irmão por exemplo costuma descarregar umas baterias de Ni-Cd duma arma de pressão de ar dele e sim faz isso com uma resistência. Mas esta tecnologia de baterias gosta de cargas e descargas completas.
Só precisas de fazer um carga e descarga total ocasionalmente para efeitos de calibração. O teu portátil deve ter um programeco para isso.
 
Não tem... :(

Existe um programa que é o "Centrino Hardware Control" que diz que a minha bateria perdeu 40% do estado inicial :(

O facto é que de inicio conseguia 4h em poupança máxima e agora são 2h :(

Poderias explicar esse processo de descarregamento mais eficaz com a resistência?
 
_Axe___ disse:
boas.

alguem sabe algum software para testar baterias de portateis??

ja peskisei e n encontro nada. se alguem conhecer, agradecia.

obrigado

Viva por acaso já tive aqui um no portátil. Vou tentar ver se encontro o raio do ficheiro!
 
timber disse:
Se ligares uma resistência aos terminais da bateria de facto vais descarregá-la (e aquecer o ar). Mas as baterias de iões de lítio não tem efeitos de memória, não precisas preocupar-te com isso. O meu irmão por exemplo costuma descarregar umas baterias de Ni-Cd duma arma de pressão de ar dele e sim faz isso com uma resistência. Mas esta tecnologia de baterias gosta de cargas e descargas completas.
Só precisas de fazer um carga e descarga total ocasionalmente para efeitos de calibração. O teu portátil deve ter um programeco para isso.
E baterias Ni-Cd? que cuidados deve-se ter?

(aqui me refiro principalmente as AA e AAA recarregaveis)
 
O meu ASUS tem uma opção na BIOS para "purgar" a bateria.Não sei s faz algum efeito,mas pareceu-me (só fiz uma fez) que ela ficou ligeiramente melhor.
 
Uma pergunta porque é que os portateis não trazem um sistema de alimentação alternativo que possibilite que mesmo com a bateria posta no portátil esta não seja carregada? algo de um simples botão.

qto a resistência é praticamente colocar cada ponta em cada polo da bat. e arranjar uma resistência adequada fazendo contas entre a voltagem da bat e a intensidade
 
Eu tenho o portatil sempre ligado a corrente por isso nem seker tenho a bateria colocada. E uma boa maneira de a nao esgotar.
 
SwimmerBoy disse:
Aqui tenho um problema... a beteria tem de ficar semi encaixada (sem tar nos contactos) para o portatil ter 4 apoios e não 3
uma amiga minha tem um acer e tem esse mesmo problema.. que estupidez...
 
Mitch disse:
cola um apoio novo :P se tal for exequível...

Não é viável uma vez que a diferença de altura para colocar um novo apoio é astronómica..

Má concepção!! Mas já tou como um user descreveu atrás, como é que nunca fizeram um switch de on/off de carregamente de bateria aquando ligado à corrente? :(
 
Back
Topo